Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentação para cálculo renal

A alimentação para cálculo renal deve ser feita de acordo com o tipo de pedra formada nos rins, mas a maior parte das pedras é formada por sais e minerais, principalmente sais de cálcio e oxalato ou ácido úrico.

As principais causas de formação das pedras nos rins são dieta pobre em minerais, baixo consumo de água, uso de suplementos de cálcio, obesidade e excesso de alimentos ricos em oxalatos, como espinafre e beterraba. Assim, deve-se ter os seguintes cuidados com a dieta:

Alimentação para cálculo renal

1. Evitar alimentos ricos em Oxalatos

O excesso de oxalato é a principal causa de pedras de oxalato de cálcio, sendo então importante evitar alimentos como espinafre, morango, beterraba, chocolate, café, chá preto, cola, soja, pimenta, cacau em pó e oleaginosos como castanhas ou nozes. Veja a lista completa dos alimentos ricos em oxalatos.

2. Evitar o uso de Suplementos de vitamina C e Cálcio

O organismo transforma parte da vitamina C em oxalato, aumento as chances de produzir cálculos renais. Como a vitamina C é facilmente encontrada em legumes frescos e frutas, deve-se evitar a sua suplementação através de cápsulas ou comprimidos efervescentes.

Por outro lado, a suplementação de cálcio também pode estimular a produção de pedras, pois o excesso de cálcio é filtrado pelos rins e liberado pela urina.

3. Evitar o excesso de sal

Alimentação para cálculo renal

O excesso de sal no organismo estimula o aumento de cálcio nos rins, pois esses minerais precisam estar em equilíbrio durante a filtragem do sangue para a produção da urina.

Assim, deve-se evitar o uso de sal branco e de alimentos ricos em sal, como temperos prontos em cubos e em pó, macarrão instantâneo, sopas em pó, alimentos prontos congelados, fast food e carnes processadas, como hambúrguer, linguiça, salsicha, presunto, bacon, carne defumada, mortadela e salame.

4. Alimentos ricos em ácido úrico

Para quem tem pedras nos rins formadas por ácido úrico, deve-se evitar o excesso de alimentos como carnes em geral, frango, peixes, fígado, moela e outras vísceras, e bebidas alcoólicas.

Isso porque os alimentos ricos em proteínas, que são principalmente os de origem animal, são ricos em ácido úrico, podendo estimular a formação de mais pedras. Saiba o que comer para controlar o ácido úrico.

Assista ao vídeo a seguir e veja o que comer para evitar os cálculos renais:

Para saber identificar uma crise, veja os sintomas de cálculo renal.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar