Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da Acelga e como preparar

A acelga aumenta é uma verdura rica em fibras que ajudam a regular o funcionamento intestinal, sendo também útil para combater a cistite, problemas estomacais, tem ação expectorante sendo bom para eliminar o catarro, ajuda a combater as hemorroidas, a queda de cabelo e marcas roxas na pele.

Ela pode ser consumida crua em saladas, cozida ou refogada, ou em forma de suco concentrado ou misturado com frutas ou legumes crus. Além disso, a acelga pode ser usada como remédio caseiro, sendo útil para tratar diversos problemas de saúde.

Porém, a acelga contem ácido oxálico que, quando consumido em excesso, pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo, por isso, para se reduzir a quantidade deste ácido pode-se ferver a acelga antes do seu consumo. Uma excelente opção é fazer a acelga refogada que é bom para anemia, fortalecer os ossos, emagrecer, auxiliar na digestão e eliminar as toxinas do corpo.

Benefícios da Acelga e como preparar

Como fazer Acelga

A acelga tem poucas calorias e pode ser usada em saladas como opção para quem está de regime. O suco de acelga tem sido usado para o tratamento de úlceras por ajudar a neutralizar a acidez do estômago, sendo um bom tratamento caseiro contra gastrite e úlcera. Basta passar i folha de acelga pela centrífuga e beber este suco concentrado ainda em jejum. 

Salada de acelga

Para preparar uma ótima salada com acelga basta adicionar numa travessa os seguintes ingredientes:

  • 5 folhas de alface picadas
  • 2 folhas de acelga picadas
  • 8 tomates cherry ou 2 tomates comuns
  • adicionar pedacinhos de queijo branco
  • sementes de chia, bagas goji berry, linhaça e gergelim à gosto

Para temperar esta salada, pode-se adicionar o suco de meio limão em meio copo de iogurte natural sem açúcar e adicionar sal, se achar necessário.

Acelga refogada

Ingredientes:

  • 5 folhas de acelga picadas
  • 1 copo de água
  • 3 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de azeite

Como fazer:

Adicionar o alho e o azeite numa frigideira até dourar. Depois acrescentar a acelga picada e temperar com sal e pimenta preta à gosto. Para não grudar na panela, adicione pequenas quantidades de água aos pouquinhos e estará pronto quando as folhas diminuirem de tamanho e estiverem todas cozidas. 

Como usar a acelga como remédio caseiro

O suco de acelga pode ser preparado passando sua folha na centrífuga, mas também pode ser preparado no liquidificador adicionando outras frutas ou vegetais, sendo muito benéfico para saúde:

  • Contra prisão de ventre: Bater no liquidificador 1 folha de acelga com o suco concentrado de 2 laranjas e tomar a seguir em jejum.
  • Contra gastrite: Adicionar 1 colher de sopa de folhas de acelga picadas em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos e tomar coado. 
  • Para soltar o catarro: Passar 1 folha de acelga pela centríguga e tomar este suco concentrado com 1 colher de mel. Tomar 3 vezes ao dia. 
  • Para queimaduras e marcas roxas na pele: Amassar 1 folha de acelga num pilão até formar uma pasta verde. Basta aplicar essa pasta em cima da queimadura de 1º ou 2º grau e cobrir com uma gaze e retirar somente quando a pasta estiver seca para que a gaze não cole na pele.
  • Drenar furúnculo ou abscesso cutâneo: Cozinhar 1 folha de acelga inteira e quando estiver morna aplicar diretamente em cima da região que irá tratar. Deixe atuar por alguns minutos, 3  a4 vezes por dia. O calor liberado pela folha irá facilitar a saída do pus naturalmente.

Informação nutricional da Acelga

ComponentesQuantidade por 100 g de acelga
Energia19 calorias
Proteínas1,8 g
Gorduras0,2 g
Carboidratos 3,7 g
Fibras1,6 g
Vitamina C30 mg
Magnésio81 mg
Mais sobre este assunto:


Carregando
...