Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Água com açúcar ajuda a acalmar?

É comum que diante de situações de estresse e ansiedade seja oferecido um copo de água com açúcar na tentativa de fazer com que a pessoa se acalme e sinta-se melhor. No entanto, não há estudos científicos que comprovem esse efeito, sendo sugerido que o efeito calmante acontece devido ao efeito placebo, ou seja, a pessoa fica mais calma porque acredita que vai ficar mais calma quando tomar a água com açúcar.

Por isso, para relaxar e sentir-se mais calma é importante que a pessoa pratique atividade física, durma bem ou faça meditação, pois assim é possível aliviar os sintomas do estresse e ansiedade de forma natural e eficaz.

Água com açúcar ajuda a acalmar?

Água com açúcar acalma mesmo?

A ideia de que água com açúcar ajuda a acalmar é devido ao fato de que o açúcar estimula a produção de serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e, assim, poderia produzir um efeito calmante. Esse efeito também pode ser justificado pelo fato de que o açúcar é capaz de diminuir os níveis de cortisol circulantes que é o hormônio relacionado com o estresse.

No entanto, sabe-se também que o açúcar é uma fonte de energia para o organismo, pois quando metabolizado dá origem à glicose e frutose, que entra nas células e garante a energia necessária para que o corpo funcione corretamente. Dessa forma, o açúcar não teria ação relaxante, pelo contrário, teria ação estimulante.

Porém em situações de muito estresse, há muita produção de adrenalina e consequente aumento do gasto de energia, além de também ser verificado elevado nível de cortisol circulante. Por isso, nessas situações, o efeito estimulante do açúcar pode não ser percebido, pelo contrário, o efeito relaxante poderia ser associado à água com açúcar, já que essa substância está sendo utilizada pelo organismo na tentativa de repor a energia perdida.

Devido à falta de estudos que verifiquem os efeitos da água com açúcar, é considerado que o seu consumo tem efeito placebo, ou seja, que o efeito calmante é psicológico: a pessoa fica mais calma porque acredita que vai ficar mais calma com o consumo da água com açúcar, sendo o efeito relaxante não necessariamente relacionado com o açúcar.

Como relaxar

Como o uso da água com açúcar para relaxar não possui efeito comprovado cientificamente, é recomendado que sejam adotadas estratégias naturais que sejam capazes de diminuir os níveis de cortisol e aumentar a concentração de serotonina para garantir maior sensação de bem-estar e mais tranquilidade. Algumas opções para ajudar a relaxar são:

  • Praticar atividades físicas, pois ajuda a diminuir a quantidade de cortisol produzida durante o dia, ajudando a relaxar;
  • Dormir bem, pois dessa forma é possível descansar a mente e relaxar para o próximo dia, além de favorecer a produção de serotonina, sendo necessário para isso que o sono aconteça em um ambiente escuro e sem estímulos externos;
  • Fazer meditação, já que durante a meditação a pessoa consegue ter mais concentração e focar em situações positivas, promovendo o relaxamento;
  • Tomar chás relaxantes, como o de valeriana, o de erva-cidreira ou o de camomila, por exemplo, pelo menos 30 minutos antes de dormir, para ajudar a acalmar e a relaxar.

É importante também tirar um tempo para si próprio, evitando pensar na origem do estresse e da ansiedade, apenas focando no que é importante para o próprio bem-estar. Conheça outras opções para acalmar a mente.

Bibliografia >

  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 33.
  • ENDOCRINE SOCIETY. Sugar-sweetened Beverages Suppress the Body’s Stress Response. Disponível em: <https://www.endocrine.org/news-and-advocacy/news-room/2015/sugar-sweetened-beverages>. Acesso em 11 Dez 2019
  • GUYTON Arthur, HALL John. Tratado de fisiologia médica. 13º. Brasil: Elsevier, 2017. 972-974.
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 46-51.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem