Agar-agar: o que é, para que serve e como tomar

Agosto 2021

O agar-agar é uma microalga que possui propriedade espessante, gelificante e estabilizante que pode ser utilizado em receitas para dar maior consistência às sobremesas ou na preparação de gelatinas vegetais, por exemplo. Assim, devido às suas propriedades e ao fato de ser rico em fibras e minerais, como fósforo, potássio, ferro, cloro e iodo, celulose e proteínas, o agar-agar pode ajudar no processo de perda de peso e regulação do funcionamento do intestino.

O agar-agar pode ser encontrado em farmácias, supermercados, internet ou em lojas de produtos naturais em forma de tiras de algas secas, pó ou cápsulas, devendo ser usado conforme a indicação do médico ou do nutricionista.

Agar-agar em pó
Agar-agar em pó

Para que serve agar-agar

O agar-agar é rico em fibras e minerais, além de ter propriedade espessante, gelificante e estabilizante, o que torna o agar-agar um ótimo ingrediente para ser usado no preparo de gelatina caseira e para aumentar a consistência de sobremesa frias, por exemplo. No entanto, além de servir no preparo de receitas, o agar-agar pode também ter benefícios para a saúde, podendo servir para:

  • Ajudar a emagrecer, já que quando consumido com água forma um gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade, além de não conter calorias;
  • Melhorar o funcionamento do intestino, já que é capaz de promover a hidratação e o aumento do volume do bolo fecal e dos movimentos intestinais;
  • Controlar a glicemia, já que retarda os picos de açúcar, podendo ser usado por pessoas com diabetes;
  • Melhorar a saúde dos ossos, já que é rico em cálcio e magnésio, que são minerais essenciais para os ossos;
  • Controlar os níveis de colesterol e diminuir a absorção de gorduras, já que é rico em fibras.

Apesar das indicações, ainda são necessários mais estudos que comprovem todos os efeitos do agar-agar para a saúde. Além disso, para garantir os benefícios do agar-agar é importante que essa microalga faça parte de uma alimentação saudável e balanceada e que seja praticada atividade física de forma regular.

Como tomar agar-agar

O uso do agar-agar pode variar de acordo com a forma na qual a microalga se encontra e com o objetivo do uso. O agar-agar é totalmente de origem vegetal e tem um poder gelificante até 20 vezes maior que a gelatina sem sabor, comum, por isso deve ser usado em menor quantidade nas receitas. Assim, o uso do agar-agar pode ser da seguinte forma:

  • Nas receitas, como gelificante: Pode-se adicionar 1 colher de chá ou de sopa de agar-agar no preparo do mingau ou no creme das sobremesas. Agar não dissolve na temperatura fria, por isso deve ser usado quando o creme estiver ao fogo, numa temperatura acima de 90 graus, sendo necessário misturar com uma colher, mexendo sempre até dissolver completamente.  
  • Para fazer gelatina vegetal: Adicionar 2 colheres de sopa de agar-agar em 1 copo de suco de laranja puro, acabado de espremer, ou suco integral de uva. Levar ao fogo para que possa dissolver completamente, se necessário pode adoçar à gosto. Colocar em formas e levar à geladeira por cerca de 1 hora, até solidificar. 
  • Em cápsulas, como laxante ou emagrecedor: Tomar 1 cápsula de agar-agar (0,5 à 1 g) 30 minutos antes do almoço, e outra antes do jantar, juntamente com 2 copos de água. 

É importante que o uso do agar-agar com o objetivo de ter benefícios para a saúde seja orientado pelo médico ou pelo nutricionista, isso porque quantidades excessivas de agar-agar pode provocar diarreia. 

Contraindicações de agar-agar

Este produto não é indicado para gestantes, mulheres que amamentam e crianças com idade inferior a 3 anos. Além disso, portadores de doenças crônicas, incluindo obstrução intestinal, devem sempre consultar o médico ou nutricionista antes de usar este suplemento nutricional.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FOOD INGREDIENTS BRASIL. Agar - Gelificante natural com múltiplas aplicações. 2017. Disponível em: <http://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201707/2017070270220001500897511.pdf>. Acesso em 26 Set 2021
  • VITAFARMA. Agar agar. Disponível em: <http://vitafarmamanipulacao.com.br/wp-content/uploads/2017/05/AGAR-AGAR.pdf>. Acesso em 04 Ago 2021
  • ESTEVAM, Adriana C. T. Avaliação de extratos de algas do filo Rhodophyta no desenvolvimento de produtos lácteos probióticos. Tese de doutorado, 2016. Universidade Federal de Pernambuco.
Mais sobre este assunto: