Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Afasia de broca: o que é, como identificar e tratar

A afasia de broca é um transtorno neurológico em que há comprometimento da região do cérebro conhecida como área de Broca, que é responsável pela linguagem e, por isso, a pessoa possui dificuldade para falar, formar frases completas e com sentido, apesar de conseguir compreender normalmente o que se é falado.

Essa situação pode acontecer com mais frequência como consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no entanto também pode ser devido à presença de tumores no cérebro ou acidentes que possam ter envolvido a cabeça. A afasia de broca pode ser permanente ou temporária dependendo da extensão do comprometimento. Independente da gravidade, é muito importante que a pessoa seja acompanhada por um fonoaudiólogo, pois dessa forma é possível estimular a região de Broca e, consequentemente, desenvolver a linguagem.

Afasia de broca: o que é, como identificar e tratar

Como identificar a Afasia de Broca

Além da dificuldade para formar frases e com sentido completo, a afasia de broca tem algumas outras características que permitem que seja identificada, como por exemplo:

  • A pessoa sente dificuldade em dizer palavras que querem, fazendo substituições que não fazem sentido no contexto;
  • Dificuldade em construir uma frase com mais de duas palavras;
  • Alteração do som da palavra devido à mistura das letras, como por exemplo no caso de "máquina de lavar" por "láquima de mavar";
  • A pessoa diz palavras que acha de existe e que acha que faz sentido, quando na verdade não existe;
  • Dificuldade em acrescentar palavras de ligação nas frases;
  • A pessoa pode sentir dificuldade em nomear objetos que já conhece;
  • Fala lenta e pausada;
  • Gramática simplificada;
  • Pode haver também comprometimento da expressão escrita.

Apesar de haver comprometimento da fala e da escrita, as pessoas com afasia de broca conseguem compreender perfeitamente o que é lhe dito. No entanto, como muitas vezes é difícil estabelecer uma comunicação efetiva, as pessoas com afasia de broca podem tornar-se mais introvertidas, frustradas e com auto-estima mais baixa. Por isso, é importante o apoio o apoio da família e dos amigos e realização de tratamento juntamente com o fonoaudiólogo para melhorar a comunicação do dia-a-dia.

Como é o tratamento

O tratamento da afasia de broca é feito juntamente com o fonoaudiólogo com o objetivo de estimular a área de broca e, consequentemente, promover o desenvolvimento da linguagem, facilitando a comunicação. Inicialmente pode ser solicitado pelo fonoaudiólogo que a pessoa tente se comunicar sem recorrer aos gestos ou aos desenhos, para que se possa saber de fato qual o grau de afasia. Nas sessões seguintes, o fonoaudiólogo normalmente realiza atividades para melhorar a linguagem da pessoa, podendo ser utilizados desenhos, gestos, cartões, entre outros.

É muito importante que os familiares e amigos apoiem a pessoa com afasia e adotem estratégias para estimular e facilitar a comunicação com pessoa. Além disso, uma ideia é que a pessoa com afasia tente escrever em um caderninho as palavras dos objetos mais utilizados no dia a dia ou simplesmente para usar o desenho como forma de comunicação. Confira outras estratégias para tornar a comunicação mais fácil.


Bibliografia

  • MANUAL MSD. Afasia. Link: <www.msdmanuals.com>. Acesso em 11 Set 2019
  • MARQUES, Vivaine. Afasias. Link: <www.fonovim.com.br>.
  • FONTANESI, Sabrina Roberta O.; SCHMIDT, Andreia. Intervenções em afasia: uma revisão integrativa. Rev. CEFAC. Vol 18. 1 ed; 252-262, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem