Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Remédios naturais para combeter o Estresse

Apostar nos ingredientes certos é uma ótima forma de combater o estresse e a ansiedade, ficando calmo e sereno e tranquilo de forma natural. 

Os melhores ingredientes para conseguir acalmar incluem o maracujá, maçã e tomar um banho aromático. Saiba como usar estes ingredientes.

1. Xarope da maracujá 

5 Remédios naturais para combeter o Estresse

Um bom remédio natural para estresse é tomar o xarope de ervas preparado a partir de folhas de maracujá e de erva limeira pois estas plantas medicinais possuem propriedades calmantes e tranquilizantes.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de erva limeira
  • 3 folhas de maracujá
  • 1 xícara de mel de laranjeira

​​Modo de preparo

Amasse muito bem as folhas de erva limeira e as de maracujá e depois cubra-as com o mel. Deixe descansar por 12 horas e depois coe. Mantenha este xarope bem fechado e guardado ao abrigo da luz. Uma boa dica é colocar este xarope num vidro de maionese vazio.

Recomenda-se tomar de 3 a 4 colheres desse xarope por dia, enquanto durarem os sintomas de estresse.

Atenção: Grávidas e pessoas com pressão baixa não devem exagerar no consumo das folhas de maracujá.

2. Suco de maçã 

5 Remédios naturais para combeter o Estresse

Um excelente remédio natural para o minimizar o estresse após um dia cansativo é tomar um suco nutritivo e energizante feito com kiwi, maçã e hortelã.

Ingredientes

  • 1 maçã com casca
  • 1 kiwi descascado
  • 1 punhado de hortelã

Modo de preparo

Passar todos os ingredientes pela centrífuga e tomar o suco a seguir. Se preferir, adicione gelo e adoce a gosto.

Tomar um banho morno num dia frio ou um banho fresco num dia de muito calor também é uma boa forma de conseguir relaxar um pouco.

Veja todos os sintomas de estresse emocional e saiba o que fazer.

3. Chá preto 

5 Remédios naturais para combeter o Estresse

Um ótimo remédio natural contra o estresse é tomar diariamente o chá preto do tipo camellia sinesis, que se encontra em lojas de produtos naturais.

Ingredientes

  • 1 sachê de chá preto (Camellia sinesis)
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicione o sachê do chá preto à água fervente, tape e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Retire o sachê, adoce com uma quantidade mínima de açúcar e beba a seguir. Recomenda-se tomar 2 xícaras por dia.

O chá preto auxilia na redução da taxa de cortisol na corrente sanguínea, sendo muito útil no combate ao estresse e à ansiedade, e quando consumido de forma regular pode ainda contribuir para a prevenção da doença de Parkinson. Mas como o chá preto é estimulante, é aconselhado que a 2ª xícara do dia seja tomada até as 17 horas, para que o seu efeito estimulante não atrapalhe o sono.

4. Banho aromático

 

Um excelente tratamento caseiro para diminuir o stress é o banho de sal marinho e óleos essenciais.

Ingredientes

  • 225 g de sal marinho
  • 125 g de bicarbonato de soda
  • 30 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de sálvia-esclareia
5 Remédios naturais para combeter o Estresse

Modo de preparo

Misturar o sal marinho com o bicarbonato de soda, posteriormente adicione os óleos essenciais e guarde a mistura em um recipiente tampado por algumas horas. O próximo passo é dissolver de 4 a 8 colheres da mistura na banheira com água quente. Mergulhe na banheira e permaneça no banho de 20 a 30 minutos.

Os componentes utilizados neste tratamento caseiro além de fazerem uma mistura muito perfumada e aromática para o banho, possuem propriedades calmante e relaxante que atuam contra qualquer tensão nervosa como stress, ansiedade e fobias. Tome banho com essa mistura de sais pelo menos 2 vezes por semana e promova o seu bem -estar físico e mental.

5. Suco de alfafa 

5 Remédios naturais para combeter o Estresse

O suco de alfafa é um excelente remédio caseiro para diminuir o estresse, porque tem potente ação calmante que ajuda e evitar estados de ansiedade e relaxa os músculos.

Ingredientes

  • 1 punhado de alfafa
  • 4 folhas de alface
  • 1 cenoura ralada
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Lavar bem todos os ingredientes, ralar a cenoura e adicionar tudo no liquidificador juntamente com a água. Bater bem e beber 1 copo do suco de alfafa diariamente.

Outras ervas, que também podem ser usadas como calmante, são a camomila ou a alfazema que podem ser ingeridas em forma de chá ou usadas em aromaterapia para aliviar o estresse, o nervosismo e a ansiedade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...