Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer o diário alimentar e para que serve

Abril 2020

O diário alimentar é uma estratégia bastante eficaz para identificar os hábitos alimentares e, assim, verificar o que pode ser melhorado ou que deve ser mantido para que se tenha uma vida saudável. Assim, é importante que a pessoa faça o registro de todas as refeições, incluindo a hora em que comeu, o alimento consumido e a quantidade.

Além de ser interessante para que se tenha mais controle na alimentação do dia a dia, o diário alimentar também pode ser recomendado pelo nutricionista antes de indicar um plano alimentar para ganhar peso, perder peso ou de reeducação alimentar, pois assim o nutricionista pode traçar estratégias para atingir o objetivo mas sem que existam deficiências nutricionais.

Como fazer o diário alimentar e para que serve

Como fazer um diário alimentar

O diário alimentar deve ser mantido por 5 a 7 dias, sendo importante que seja feito o registro diário de tudo o que foi consumido, incluindo o dia e a hora da refeição. Assim, é possível que ao fim do período de registro se tenha uma ideia do que foi consumido durante a semana e possa ser identificado pontos a melhorar ou a manter.

O registro pode ser feito em um papel, em uma planilha ou em um aplicativo de celular, por exemplo, sendo a única obrigação o registro das refeições. O ideal é que seja feito após cada refeição, e não ao fim do dia, pois assim é possível fazer o registro em mais detalhes e sem que exista esquecimento.

Assim, para fazer um diário alimentar é importante:

  • Anotar a data, hora e tipo da refeição, ou seja, se é café da manhã, almoço, lanche ou jantar, por exemplo;
  • Descrever o alimento consumido e a quantidade;
  • Local em que foi feita a refeição;
  • Se estava fazendo algo no momento da refeição;
  • Motivo da refeição, ou seja, se comeu devido a fome, impulso ou como forma de compensação emocional, e o nível da fome do momento;
  • Com quem a refeição foi feita;
  • Indicar a quantidade de água ingerida no dia;

Além de tornar mais fácil a identificação de hábitos alimentares, o diário alimentar também pode ser interessante para identificar o estilo de vida que possa estar influenciando nesse padrão alimentar. Por isso, pode ser interessante no registo também colocar se praticou atividade física no dia e a intensidade, quantas horas dormiu por dia e se o sono foi reparador, por exemplo.

Além disso, para tornar a análise mais fácil, pode-se também destacar o consumo de frituras, açúcar, frutas, verduras e legumes com cores diferentes. Dessa forma, no fim do período de registro é possível verificar qual cor tem maior e menor frequência e, assim, ser possível identificar mais fácil hábitos que precisam melhorar ou que devem ser mantidos.

Confira também no vídeo a seguir algumas outras dicas para ter uma boa relação com a comida e hábitos saudáveis:

Para que serve

O diário alimentar é bastante utilizado na reeducação alimentar, pois a partir do momento em que se anota o que é consumido durante o dia, ao fim de uma semana é possível identificar os hábitos alimentares e identificar o que pode ser melhorado. Assim, o diário alimentar é uma ferramenta importante para que o nutricionista sugira alterações na alimentação do dia a dia que sejam adequadas para o objetivo da pessoa.

Além de ser utilizado como forma de melhora dos hábitos alimentares, o diário também pode ser usado com o objetivo de ganho ou perda de peso, isso porque após o registro o nutricionista pode analisar o diário alimentar e traçar estratégias para que se possa alcançar o objetivo sem que haja deficiências nutricionais.

O diário alimentar também pode ser feito como forma de identificar a causa de mal estar após uma refeição, por exemplo. Isso porque ao anotar também no diário o momento em que teve a sensação de mal estar, no fim do período do registro a pessoa pode identificar um padrão e verificar após qual refeição teve a sensação e que alimento poderia estar relacionado, evitando o seu consumo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem