3 passos para manter a hidratação dos cabelos cacheados

outubro 2021

Para hidratar os cabelos cacheados em casa, é importante seguir alguns passos como lavar corretamente os cabelos, com água morna a fria, aplicar a máscara de hidratação, retirando bem todo o produto e deixar secar os cabelos ao natural, de preferência.

Os cabelos cacheados devem ser lavados apenas 2 a 3 vezes por semana, sendo que, pelo menos 1 vez por semana se deve fazer uma hidratação, pois os cabelos cacheados tendem a ser mais secos. Veja como fazer receitas caseiras e naturais.

Desta forma, 3 passos para hidratar os cabelos cacheados em casa incluem:

1. Lavar corretamente os fios

Os cabelos devem ser corretamente e delicadamente lavados antes da hidratação, para retirar toda a oleosidade e impurezas dos fios, permitindo que a máscara atue. Para lavar os cabelos cacheados corretamente é importante:

  • Usar água morna a fria, porque a essa temperatura as cutículas não se abrem, deixando a superfície do cabelo mais brilhante;
  • Evitar usar água muito quente, que abre a cutícula e resseca o cabelo;
  • Utilizar um shampoo adequado para cabelos cacheados, de preferência sem sal;
  • Colocar mais shampoo na raiz dos fios do que nos comprimentos e pontas, pois a oleosidade concentra-se no couro cabeludo.

Além disso, também se pode utilizar um shampoo anti-resíduos antes da hidratação, para limpar profundamente os fios e retirar todas as impurezas. No entanto, ele não deve ser usado em todas as hidratações, mas sim apenas de 15 em 15 dias.

2. Hidratar os cabelos regularmente

Para hidratar os cabelos cacheados deve-se:

  1. Escolher ou preparar uma máscara hidratante adaptada para cabelos cacheados. Veja a receita de uma máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados;
  2. Espremer bem os fios para retirar o excesso de água, evitando torcer agressivamente o cabelo;
  3. Adicionar cerca de 20 mL de óleo de Argan à máscara de hidratação;
  4. Aplicar a máscara de hidratação com o óleo de Argan nos fios de cabelo, exceto na raiz, mecha por mecha;
  5. Deixar a máscara agir durante 15 a 20 minutos;
  6. Enxaguar bem os cabelos com água fria a morna, retirando todo o produto para selar as cutículas do cabelo, evitar o frizz e deixar os cabelos mais brilhantes.

​Pode-se ainda colocar uma touca laminada, touca de banho ou toalha morna no cabelo enquanto a máscara atua, para aumentar o efeito da máscara.

O condicionador deve ser colocado depois da aplicação da máscara de hidratação, porque o condicionador fecha as cutículas do cabelo e, se for utilizado antes, pode diminuir a eficácia da máscara.

3. Secar e pentear os cabelos delicadamente

Depois da aplicação da máscara hidratante, deve-se:

  1. Secar os cabelos com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão velha para não ressecar o cabelo e tirar o frizz;
  2. Aplicar um leave-in adaptado para cabelos cacheados para o cabelo ficar mais macio e sem frizz;
  3. Pentear o cabelo com um pente de dentes largos enquanto está úmido;
  4. Deixar o cabelo secar ao natural, mas se necessário usar um secador com difusor.

Para manter o cabelo cacheado e sem frizz no dia seguinte, usar uma fronha de cetim ou seda no travesseiro e voltar a aplicar o leave-in nos fios de manhã, arrumando o cabelo, mas sem o pentear.

Veja também algumas dicas e produtos para cabelos cacheados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em outubro de 2021.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.