Anticoncepcional Oral

publicidade

A pílula anticoncepcional é o método mais popular e tradicional de evitar a gravidez. Ela possui 1 ou 2 hormônios que são semelhantes àqueles produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra.

Alguns nomes de anticoncepcional são: Selene, Yasmin, Yaz, Minima, Microvlar, Cerazette e Diane 35.

A escolha do anticoncepcional ideal para cada paciente deve ser feita com o ginecologista, analisando o perfil de cada mulher.

Algumas pílulas tendem a engordar, enquanto outras podem até ajudar a emagrecer, dependendo do organismo da mulher.

Como tomar o Anticoncepcional

O uso  do anticoncepcional deve ser diário e regular. Os anticoncepcionais que possuem 21 comprimidos requerem uma pausa de 7 dias entre as cartelas. Nesse intervalo deve ocorrer um sangramento mais escuro e em menor quantidade do que em uma menstruação normal. Este sangramento ocorre pela privação hormonal.

Quem vai iniciar o uso do anticoncepcional pela 1ª vez deve tomar o 1º comprimido da cartela no 1º dia de menstruação. Deve-se tomar 1 por dia, conforme as indicações da cartela, até o último comprimido. Quando estes acabarem, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e, no oitavo dia de pausa, iniciar uma nova cartela.

Durante esta pausa a mulher deverá ficar menstruada, mas pode ter relações sexuais sem o medo de engravidar.

Como funciona o Anticoncepcional

O anticoncepcional possui hormônios semelhantes aos que são produzidos pelo corpo da mulher quando ela está grávida, gerando uma espécie de falsa gravidez que impede que a ovulação ocorra. Por isso, a mulher não pode engravidar enquanto estiver tomando a pílula anticoncepcional corretamente.

Efeitos adversos do Anticoncepcional

Durante os primeiros tempos de uso da pílula anticoncepcional poderão ocorrer os seguintes efeitos adversos: náusea, vômito, dor de cabeça e aumento da sensibilidade da mama. Estas são reações normais de adaptação do organismo a um novo ambiente hormonal e tende a diminuir com o passar dos meses.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 12/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.