Gravidez: segundo trimestre

publicidade

Durante a gravidez o corpo vai se adaptando aos poucos às sucessivas mudanças que durarão, aproximadamente, 40 semanas, até o nascimento do bebê. Para saber em que fase da gestação se encontra é importante fazer corretamente o cálculo da idade gestacional.

Durante o segundo trimestre, que engloba a 13ª até a 24º semana de gestação, os sintomas mais comuns são os citados a seguir, embora todos os sintomas relativos à gravidez possam acompanhar todo o período gestacional.

Vontade de urinar

Aumenta a vontade de urinar devido à pressão do útero sobre a bexiga. Nessa fase vá ao banheiro sempre que sentir necessidade, pois reter a urina aumenta o risco de infecção urinária.

Desconforto abdominal

À medida que o bebê cresce, os músculos da barriga distendem, podendo causar dor e sensação de peso. Para melhorar o bem-estar, repouse e use uma cinta adequada para suportar o peso da barriga.

Congestão nasal

As alterações hormonais e o aumento do volume de sangue podem causar a sensação de nariz entupido. Use para aliviar uma solução salina ou mesmo o soro fisiológico nas narinas.

Calor e transpiração

A temperatura corporal da grávida é superior ao normal. Para contornar a sensação de calor prefira roupas leves e beba líquido em abundância.

Alteração no centro da gravidade

O maior volume e peso abdominal podem causar algum desequilíbrio. Use calçados confortáveis evite esforços e repouse. Procurar manter a postura correta é uma forma de prevenir dore musculares.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade