Tabelinha menstrual: o que é, como funciona e como fazer

Atualizado em julho 2023

A tabelinha é um método contraceptivo baseado na análise da duração do ciclo menstrual para identificar os dias mais férteis da mulher. Nesses dias, a mulher deve evitar ter relações sexuais ou, então, usar outros métodos contraceptivos, se não quiser engravidar. 

No entanto, a tabelinha não é um método totalmente eficaz para evitar a gravidez, isso porque algumas mulheres podem ter o ciclo menstrual irregular ou ter o período fértil influenciado por situações emocionais, por exemplo.

Em caso de dúvidas sobre o método da tabelinha é importante consultar o ginecologista, que pode orientar sobre os melhores métodos contraceptivos para evitar a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. Conheça os principais métodos contraceptivos.

Imagem ilustrativa número 1

Como funciona

O método da tabelinha é baseado na análise da duração do ciclo menstrual da mulher para identificar o período mais fértil do ciclo. É durante esse período que, se existir uma relação sexual desprotegida, existe maior chance de uma gravidez.

Tabelinha online

Para calcular a tabelinha e descobrir os dias em que se deve evitar ter relações sexuais desprotegidas, preencha a calculadora com as características do seu ciclo menstrual:

Erro
Erro
Erro

Ao saber quando a chance de engravidar é maior, a mulher deve evitar ter relações sexuais desprotegidas durante esse período de forma a evitar uma gravidez indesejada.

Como fazer a tabelinha manualmente

Para fazer a tabelinha para não engravidar deve-se:

  1. Contar o tamanho do ciclo menstrual, sempre considerando o 1º dia aquele em que a menstruação começa, porque a tabelinha não é indicada para mulheres com ciclos de duração menor que 26 ou maior que 32 dias e ciclos muito irregulares; 
  2. Iniciar a contagem no primeiro dia da menstruação, que é considerado o 1º dia do ciclo;
  3. Do 1º ao 7º dia não é considerado período fértil e a chance de engravidar ao ter relações sexuais desprotegidas tende a ser menor. No entanto, é possível que o sangramento da menstruação ainda esteja acontecendo neste período;
  4. Do 8º ao 19º dia considera-se que a mulher esteja no período fértil, sendo indicado evitar ter relações sexuais ou fazer uso de outros métodos contraceptivos nestes dias, como a camisinha ou diafragma.
  5. Do 20º dia até o fim do ciclo já não é mais considerado período fértil, sendo possível ter relações sexuais desprotegidas novamente, porque o risco engravidar é menor.
  6. Reiniciar a contagem no primeiro dia da menstruação, que é quando começa um novo ciclo. 

Além disso, como a tabelinha não é um método tão eficaz para evitar gravidez como a camisinha ou a pílula, por exemplo, é recomendado também fazer uso de outros métodos contraceptivos.

Posso usar a tabelinha para engravidar?

Embora a tabelinha tenha sido criada para evitar a gravidez, o método também pode ser usado por mulheres que desejam engravidar, por que ajuda a identificar o período mais fértil do ciclo menstrual, que é quando existe maior chance da ovulação acontecer. Saiba como utilizar a tabelinha para engravidar.

O método da tabelinha funciona mesmo?

A tabelinha não é um método totalmente eficaz para evitar a gravidez, especialmente em mulheres com ciclos menstruais fora da faixa de 26 a 32 dias. Cerca de 5 mulheres em cada 100 engravidam no primeiro ano, mesmo quando a tabelinha é utilizada corretamente.

Vídeos relacionados