Tabelinha

publicidade

A tabelinha é um cálculo que se faz baseado nos dias do ciclo menstrual para saber quando é o período fértil da mulher e, por isso, ela pode ser utilizada para programar uma gravidez ou para evitá-la, embora como método contraceptivo ela não seja muito eficaz.

Para que a tabelinha seja mais eficiente e um método mais seguro, recomenda-se que a mulher anote num calendário todos os dias em que fica menstruada, durante, pelo menos, 1 ano.

Tabelinha para engravidar

Para utilizar a tabelinha para engravidar o casal deverá ter relações durante o período fértil da mulher, que é entre o 11º e o 17º dia, a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, e o 14º dia será o dia mais fértil.

Tabelinha para evitar a gravidez

Para utilizar a tabelinha para evitar a gravidez, recomenda-se que o casal não tenha relações durante o período fértil da mulher.

Para calcular quando o contato íntimo deve ser evitado, a mulher deve subtrair 18 dias do ciclo menstrual mais curto e 11 dias do ciclo menstrual mais longo, dos últimos 12 ciclos menstruais. Dessa forma, quando os ciclos menstruais forem irregulares e variarem de 26 a 29 dias, as relações devem ser evitadas a partir do oitavo dia até o décimo-oitavo dia de cada ciclo.

 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 19/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.