Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Laqueadura: o que é, como é feita e recuperação

A laqueadura, também conhecida como ligadura tubária, é um método contraceptivo que consiste em cortar, amarrar ou colocar um anel nas trompas de Falópio, interrompendo assim a comunicação entre o ovário e o útero, o que impede a fecundação e o desenvolvimento de gravidez.

Normalmente a laqueadura não é reversível, no entanto, dependendo do tipo de laqueadura selecionada pela mulher, pode haver uma pequena chance de poder engravidar novamente, mesmo após a cirurgia. Assim, o tipo de laqueadura deve ser discutido com o ginecologista para encontrar a melhor solução para a mulher, bem como outras opções contraceptivas. Conheça mais sobre os métodos contraceptivos.

Laqueadura: o que é, como é feita e recuperação

Como é feita

A laqueadura é um procedimento cirúrgico simples que dura cerca de 40 minutos a 1 hora e que deve ser realizado pelo ginecologista. Esse procedimento tem como objetivo evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece nas trompas, evitando, assim, a fecundação e gravidez.

Assim, o médico realiza um corte nas trompas e depois amarra as suas extremidades, ou simplesmente coloca um anel nas trompas, para evitar que o espermatozoide vá de encontro ao óvulo. Para isso, pode ser feito um corte na região abdominal, que é mais invasivo, ou pode ser feito por laparoscopia, em que são feitos pequenos furos na região abdominal que permitem o acesso às tubas, sendo menos invasivo. Veja mais sobre a laparoscopia.

A laqueadura pode ser realizada pelo SUS, no entanto só é permitido para mulheres com mais de 25 anos ou mulheres que tenham mais de 2 filhos e que não desejem engravidar mais. Na maioria das vezes, a mulher pode fazer a laqueadura após a cesárea, evitando ter que fazer uma nova cirurgia.

A laqueadura é considerada um procedimento seguro, no entanto assim como outras cirurgias pode ter riscos, como hemorragia, infecção ou lesões em outros órgãos internos, por exemplo.

Vantagens da laqueadura

Apesar de se tratar de um procedimento cirúrgico e que requer cuidados após a cirurgia, a laqueadura é um método contraceptivo permanente, estando associado a chances quase nulas de haver gravidez. Além disso, não existem efeitos colaterais a longo prazo, não interfere na amamentação quando é realizada após o parto e não é necessário utilizar outros métodos contraceptivos.

É possível engravidar após a laqueadura?

A laqueadura tubária tem uma eficácia de cerca de 99 %, ou seja, a cada 100 mulheres que realizam o procedimento, 1 engravida, o que pode esta relacionando com o tipo de laqueadura realizada, estando principalmente relacionada com a laqueadura que envolve a colocação de anéis ou clipes na trompa.

Como é a recuperação

Após a laqueadura, é importante que a mulher tenha alguns cuidados para que sejam evitadas complicações e, para isso, é recomendado evitar ter contato íntimo, realizar tarefas pesadas, como limpar a casa, ou praticar atividade física, por exemplo.

Além disso, durante o período de recuperação, é importante que a mulher fique em repouso e tenha uma alimentação saudável que ajude na cicatrização, assim como realizar caminhadas leves, de acordo com a orientação do médico, para favorecer a circulação sanguínea e promover recuperação mais rápida.

No entanto, caso exista algum sangramento anormal ou dor excessiva, é importante comunicar o ginecologista para que seja feita uma avaliação e iniciado tratamento, caso haja necessidade.

Bibliografia >

  • DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE - LISBOA. Saúde Reprodutiva - Planeamento Familiar. 2008. . Acesso em 30 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem