Alimentação da mãe durante a amamentação

publicidade

A alimentação da mãe durante a amamentação tem que ter mais 500 calorias que a dieta habitual aumentando o consumo de frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras para aumentar a qualidade do leite e diminuir as chances de acumular gorduras.

Durante a amamentação mesmo com o aumento de calorias na dieta a mãe emagrece em média de 1 a 2 kg por mês, de forma gradual devido ao gasto energético envolvido na produção do leite. 

A alimentação da mãe que amamenta deve excluir o álcool porque é uma substância que passa para o leite materno e prejudica o bom desenvolvimento do bebê.

A cafeína que está presente no café, chá preto e refrigerantes como coca cola passa para o leite materno e pode provocar falta de sono e irritabilidade no bebê. Porém o organismo da mãe consegue eliminar uma xícara de café em três horas e por isso pode-se beber uma xícara de café por dia logo após dar de mamar e caso a mamada seguinte não se realize em menos de três horas.

Devem também ser evitados os adoçantes porque ainda não existem estudos que comprovem que não faz mal para a saúde.

Na dieta durante a amamentação a mãe deve ingerir também uma boa quantidade de água para ajudar na produção do leite, cerca de 3 a 4 litros. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, mas só ela não é suficiente para produzir todo o leite de que o bebê precisa, sendo necessário beber vários copos de água por dia.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 16/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.