Alimentação da mãe durante a amamentação

publicidade

A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser variada e rica em alimentos como frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras para aumentar a qualidade do leite e diminuir as chances de acumular gorduras.

Durante a amamentação, mesmo com o aumento de calorias na dieta, a mãe emagrece em média de 1 a 2 kg por mês, de forma gradual, devido ao gasto energético envolvido na produção do leite.

O que comer na amamentação

Algumas dicas para facilitar a alimentação da mãe que amamenta podem ser comer:

  • Pelo menos 3 frutas por dia;
  • Legumes e verduras ao almoço e jantar;
  • Peixe bem cozido em uma das refeições principais, como o jantar;
  • Arroz, massa ou batata nas refeições principais (menos de metade do prato);
  • 3 doses de lacticínios em um dia, como 1 copo de leite, 1 fatia de queijo minas e 1 iogurte, por exemplo;
  • Pequenas quantidades de alimentos com carboidratos aos lanches, como 30 g de cereais, 1 pão integral, 1 pão de centeio ou 2 torradas, por exemplo.

Além disso, é fundamental na dieta durante a amamentação a mãe ingerir também uma boa quantidade de água para ajudar na produção do leite, cerca de 3 a 4 litros. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, mas só ela não é suficiente para produzir todo o leite de que o bebê precisa, sendo necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chás, por dia.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo.

Outro alimento que também pode provocar cólica no bebê é o leite de vaca, podendo ser necessário a mãe beber leite sem lactose ou inclusive eliminar o leite de vaca da sua alimentação assim como todos alimentos confeccionados com leite como bolos, arroz doce e outros.

Veja outras dicas em: Como combater as cólicas do bebê.

O que não comer na amamentação

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas. Para saber mais sobre o que não se deve comer nesta fase veja: O que não comer na amamentação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade