Melhor exercício para emagrecer

publicidade

Os melhores exercícios para emagrecer são os de resistência física, como a musculação. Eles queimam gorduras acumuladas e produzem mais músculos, que serão responsáveis por queimar mais calorias, mesmo parado e até 48 horas depois. Mas, os exercícios aeróbicos também podem ajudar a emagrecer, pois gastam bastante calorias.

Melhores exercícios aeróbicos para emagrecer

Alguns exemplos dos melhores exercícios aeróbicos para emagrecer são:

  • Spinning: 600 calorias por hora;
  • Step: 500 calorias por hora;
  • Natação: 400 calorias por hora;
  • Hidroginástica: 500 calorias por hora;
  • Correr na esteira: até 700 calorias por hora;
  • Body pump: 500 calorias por hora;
  • Elíptico: até 400 calorias por hora.

Estes são alguns exemplos de exercícios que ajudam a emagrecer mais rápido, mas que devem ser realizados na academia, sob a orientação profissional, para que ele seja realizado corretamente e para não haver lesões nos músculos e nas articulações.

O ideal é dividir o tempo do treino entre exercícios aeróbicos e exercícios de musculação, de preferência 5 dias por semana, e sempre seguir as orientações do educador físico para emagrecer de forma efetiva e contínua.

Para uma ajuda extra é aconselhado comprar um pequeno aparelho digital chamado pedômetro que mostra quantos passos o indivíduo deu por dia. Este aparelho pode ser comprado em lojas de produtos desportivos, lojas de departamentos ou pela internet. Mas é importante seguir a orientação que é dar 10.000 passos por dia. 

Qual exercício fazer para emagrecer rápido?

Para emagrecer 1 kg de gordura por semana, isto é, 4 kg de pura gordura por mês, deve-se realizar algum exercício que queime, aproximadamente, 600 calorias por dia, 5 vezes por semana, além da musculação diária.

Para alcançar a queima calórica pretendida, deve-se realizar o exercício durante 1 hora e manter a frequência cardíaca dentro do ideal, que deve ser de, aproximadamente, 80% da sua capacidade máxima. Essa capacidade, no entanto, vai depender do seu condicionamento físico, idade e da intensidade do exercício. Fazer exercícios abaixo destes valores não ajudará a emagrecer.

Frequência cardíaca ideal para emagrecer

Para calcular a frequência cardíaca ideal para emagrecer, deve-se realizar a seguinte equação: 220 - ( idade). Depois, deve-se calcular os valores que representam 65% e 80% deste valor.

Por exemplo: Idade 30 anos.

  • 220 - 30 = 190 (Batimentos cardíacos por minuto)
  • 65% de 190= 124
  • 80% de 190= 152

Assim, se o indivíduo tem 30 anos de idade e deseja emagrecer, ele deverá realizar os exercícios em uma frequência cardíaca variável entre 124 e 152 batimentos cardíacos por minuto, durante 1 hora.

Como verificar a frequência cardíaca

Para verificar a frequência cardíaca manualmente, coloque os dedos indicador e médio na região anterior do pescoço (ao lado do pomo de Adão), onde percebe-se a pulsação do coração como mostra a imagem 1. Durante 10 segundos conte o número de batimentos cardíacos e multiplique por 6. O resultado será a sua frequência cardíaca por minuto.

Outra forma de verificar a frequência cardíaca é utilizar um medidor de frequência cardíaca durante o treino. Este aparelho pode ser encontrado à venda em lojas de produtos desportivos ou em lojas como Ponto Frio e Lojas Americanas.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 09/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.