Laqueadura

publicidade

A laqueadura de trompas, também chamada de ligadura de trompas, é uma cirurgia feita na mulher que impede a gravidez quase que definitivamente. No Brasil ela pode realizada quando a mulher tem mais de 25 anos ou 2 filhos, no hospital particular ou público. Na maior parte das vezes recomenda-se que ela seja feita durante a cesária, mas se a mulher optar por um parto normal, a laqueadura tubária pode ser feita 24h após o parto, pelo umbigo, por um apequena incisão periumbilical.

Como é feita a laqueadura

A cirurgia consiste em bloquear as trompas de falópio, impedindo a junção entre os óvulos e os espermatozóides. Para tal pode-se recorrer ao uso de anéis, queimar ou cortar as trompas de falópio, usar clipes de titânio ou utilizar o fio de sutura.

A laqueadura é de difícil reversão e os médicos só a aconselham quando a mulher tem absoluta certeza que não quer mais filhos ou que decida não ter mesmo nenhum filho. Apesar disso, alguns casos podem ser revertidos, principalmente se a tentativa não demorar.

Vantagens e desvantagem a laqueadura

Alguma das vantagens da laqueação é não precisar utilizar nenhum outro método anticoncepcional e não correr o risco de engravidar. As desvantagens são a possibilidade da cirurgia não ser reversível e o risco de interferir na irrigação sanguínea dos ovários, gerando uma menopausa precoce.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 10/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.