Remédios para ajudar a dormir

PUBLICIDADE

Os remédios para ajudar a dormir são chamados de hipnóticos, tranquilizantes ou indutores do sono e são indicados em situações de dificuldade em adormecer, em manter algumas horas de sono ou dificuldade em dormir de forma calma e tranquila.

Estes remédios, como Zolpidem ou Valium, podem ser comprados em farmácias, porém só devem ser usados sob aconselhamento e com receita médica, e, por isso, esses remédios apresentam uma tarja vermelha ou preta na embalagem.

PUBLICIDADE

Nomes de remédios para dormir

Alguns remédios para dormir prescritos pelo médico podem ser: 

Nome da marca do medicamentoPrincipio ativo do medicamento
DalmadormFlurazepam
TranxileneClordiazepóxido
ValiumDiazepam
XanaxAlprazolam
LexotanBromazepam

Também existem suplementos como a Melatonina que melhora a qualidade do sono, promovendo um sono mais profundo e mais reparador. Leia mais em: Suplemento de Melatonina.

No entanto, o remédio mais indicado para cada pessoa deve ser sempre orientado pelo médico, pois o tipo de remédio pode variar com a idade ou devido ao uso de outros remédios. Saiba porque a automedicação é desaconselhada em: Tomar rémedio sem orientação médica pode danificar o fígado.

Vantagens dos remédios para dormir

Os medicamentos para dormir são eficazes porque:

  • Trazem a sensação de calma e tranquilidade, porque diminui o estado de alerta e atenção;
  • Ajudam a adormecer mais rápido;
  • Contribuem para manter as horas de sono.

No entanto, o seu uso apenas deve ser feito por indicação do médico, aconselhando o remédio e a dose mais indicada para o problema.

Efeitos colaterais dos remédios para dormir

Os remédios para dormir podem causar efeitos secundários como o sono prolongar-se para o dia, ficando a pessoa menos desperta e menos atenta, o que pode prejudicar a realização das tarefas, como trabalhar, cozinhar ou conduzir, por exemplo.

Além disso, se for tomado durante algumas semanas pode viciar, provocando dependência química, e a pessoa passar a só conseguir dormir após a toma do remédio.

Remédios naturais para dormir

Para dormir pode-se tomar chá de capim limão durante o dia pois possui propriedades calmantes que ajudam a relaxar com mais facilidade. Leia o seu preparo em: Solução natural para dormir.

Além disso, o suco ou o chá de maracujá, também tem propriedades calmantes que combatem a ansiedade, irritabilidade, insônia e transtornos nervosos. 

Veja algumas estratégias que podem ajudar a dormir melhor em: Como dormir melhor

PUBLICIDADE