Afta

publicidade

A afta, cientificamente chamada de estomatite aftosa, é uma pequena lesão que pode surgir na boca, língua, lábios ou garganta, que causa dor e que pode ou não estar relacionada com a alimentação. 

Tratamento para afta

Para o tratamento da afta na língua ou em outra parte da boca recomenda-se uma boa higiene bucal e o uso de analgésicos de uso tópico para diminuir a dor e o desconforto, porém outras opções de tratamento para aftas são a cauterização com nitrato de prata ou o laser.

Elas geralmente desaparecem espontaneamente em dez dias, não deixando cicatrizes, mas se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, podem demorar mais tempo para cicatrizar.

Um bom remédio caseiro para a afta é fazer bochechos de água morna com sal, mas a água oxigenada (10 volumes) também é útil para combater os germes e diminuir a inflamação.

Sintomas da afta

São sintomas de afta:

  • Lesão esbranquiçada, arredondada, que é circundada por um "anel" avermelhado, que provoca dor e incômodo;
  • Pode haver: febre, aumento das glândulas do pescoço e uma sensação de mal-estar generalizado, embora na maior parte das vezes o sintoma principal seja a dor.

Embora a causa específica da afta ainda seja desconhecida pode-se afirmar que tem relação com o estresse. Outras possíveis causas para as aftas são:

  • Predisposição genética;
  • Deficiência de vitaminas do complexo B, ferro ou de ácido fólico;
  • Sistema imune comprometido;
  • Consumo de alimentos ácidos e
  • Toma de medicamentos.

Contudo as aftas também podem surgir após uma mordida na língua ou na parte interna da bochecha, ou devido ao uso de aparelhos ortodônticos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 31/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.