Gengivite

publicidade

A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode ser causada pelo acumulo de sujeira nos dentes, cientificamente chamado de placa bacteriana.

Sintomas da gengivite

São sintomas de gengivite:

  • Gengiva vermelha, inchada e dolorida;
  • Sangramento da gengiva ao escovar os dentes ou usar o fio dental

Causas da gengivite

As causas da gengivite podem ser:

  • Placa bacteriana
  • Alterações hormonais como ocorre na gravidez e menopausa.

Tratamento para gengivite

Para tratar a gengivite recomenda-se fazer uma correta limpeza dos dentes, da gengiva e de toda a boca. Em casa recomenda-se escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de deitar. Após cada escovação deve-se passar o fio dental entre todos os dentes. Este processo é importante pois elimina os restos alimentares que acumulam-se entre os dentes após as refeições e diminui as chances da formação da placa bacteriana que dá origem a gengivite.

Mesmo que durante esta higienização haja um sangramento da gengiva deve-se continuar o processo. É importante também escovar a língua e o interior das bochechas a cada escovação para garantir a máxima limpeza local.

Na maior parte dos casos de gengivite não é preciso tomar nenhum remédio pois somente a eliminação da placa bacteriana é suficiente para curar a doença. Somente casos muito específicos de gengivite causada por bactérias é que o dentista poderá recomendar a toma de um anti inflamatório como o Ibuprofeno, por exemplo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade