Vista cansada: sintomas, causas e tratamento

A vista cansada é a dificuldade para manter o foco após longos períodos de esforço visual, como ler, usar telas ou dirigir, podendo causar sintomas como visão embaçada, dor de cabeça e dificuldade de concentração.

Também chamada de presbiopia, a vista cansada pode estar relacionada ao envelhecimento natural do corpo. A partir dos 40 anos, o cristalino vai perdendo elasticidade e ficando mais rígido, o que dificulta enxergar principalmente de perto.

Leia também: Presbiopia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-presbiopia

O tratamento para vista cansada é feito pelo oftalmologista, após avaliação dos sintomas e do exame de vista, podendo ser recomendado o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de vista cansada

Os principais sintomas de vista cansada são:

  • Sensação de olhos cansados, doloridos ou ardendo;
  • Olhos secos ou lacrimejando;
  • Visão embaçada ou dificuldade de foco;
  • Dificuldade para manter os olhos abertos;
  • Sensibilidade à luz ou dor nos olhos com luz forte;
  • Espasmos nas pálpebras ou nos músculos ao redor dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de concentração.

Além disso, a dificuldade para leitura e concentração pode comprometer a produtividade, afetando o desempenho em atividades como trabalho ou estudo.

Os sintomas de vista cansada tendem a se tornar mais frequentes a partir dos 40 anos e costumam se intensificar de forma gradual. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da vista cansada é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas e do exame de vista.

Durante o exame, o paciente observa letras ou números em uma escala, com o auxílio de um aparelho chamado autorrefrator, posicionado em frente ao rosto. Entenda melhor como é feito os exames de vista mais comuns.

O exame de vista é indicado sempre que houver dificuldade para enxergar de perto, de longe ou sintomas de vista cansada. Após os 40 anos, é recomendável realizá-lo a cada 2 a 4 anos.

Marque uma consulta com o oftalmologista mais próximo, através da ferramenta a seguir:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

A vista cansada costuma estar relacionada ao envelhecimento natural do corpo. A partir dos 40 anos, o cristalino vai perdendo elasticidade e ficando mais rígido, o que dificulta enxergar principalmente de perto, essa condição é conhecida como presbiopia.

Além disso, a vista cansada pode ser causada por atividades como passar muito tempo em frente a telas, dirigir por longos períodos ou realizar tarefas que exigem muita atenção visual, como costura e escrita.

A vista cansada também pode ocorrer por outras condições como anemia, diabetes, problemas oculares ou uso de alguns remédios, como antidepressivos, que podem afetar os músculos responsáveis pelo foco, dificultando a visão de perto.

Como é feito o tratamento

O tratamento para vista cansada é feito pelo oftalmologista e pode incluir:

1. Uso de colírio

O uso de colírio à base de pilocarpina pode ajudar quem sofre de vista cansada, como em caso de presbiopia leve a moderada. Seu efeito dura algumas horas e pode reduzir a necessidade de óculos de leitura durante o uso.

2. Óculos de grau

O óculos de grau é o tratamento mais simples e prático da vista cansada, e tem como objetivo ajudar o olho a focar melhor de perto.

Esses óculos podem ser com lentes de grau simples, bifocal, trifocal ou progressiva, dependendo da recomendação do oftalmologista.

3. Lentes de contato

As lentes de contato também podem ser indicadas pelo oftalmologista para melhorar o foco e aliviar os sintomas da vista cansada. E podem ser monofocais ou multifocais, dependendo da necessidade.

4. Cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é um tratamento que promove a modificação no formato da córnea, podendo ser indicado pelo oftalmologista para melhorar a visão de perto. No entanto, mesmo após a cirurgia, pode ser necessário o uso de óculos.

As principais cirurgias refrativas que podem ser indicadas pelo oftalmologista são a cirurgia LASIK, ceratoplastia condutiva ou a ceratectomia fotorrefrativa (PRK). Veja outros tipos de cirurgia refrativa que podem ser indicadas pelo oftalmologista.

5. Implante de lentes intraoculares

O implante de lentes intraoculares é uma cirurgia em que o oftalmologista remove o cristalino do olho e o substitui por uma lente artificial, ajudando a restabelecer a visão de forma definitiva, já que essas lentes permanecem no olho por toda a vida.

Vídeos relacionados

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 315.509 visualizações

GLAUCOMA: diagnóstico e tratamento

10:07 | 124.326 visualizações