Vinagre de maçã no cabelo: para que serve (e como usar)

Evidência científica

O vinagre de maçã no cabelo serve para aumentar o brilho do cabelo, fechar as cutículas dos fios e reduzir o frizz, além de combater a oleosidade, a caspa e inflamações no couro cabeludo.

Esses benefícios devem-se à acidez do vinagre de maçã, além das suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, que ajudam a equilibrar o pH dos fios do cabelo e eliminar bactérias e fungos do couro cabeludo.

Leia também: Vinagre de maçã: benefícios, como usar (e como tomar) tuasaude.com/beneficios-do-vinagre-de-maca

O vinagre de maçã no cabelo deve sempre ser usado diluído em água, óleos ou máscaras de hidratação, pois pode causar irritação do couro cabeludo ou ressecamento dos fios.

Veja o vídeo a seguir e conheça melhor sobre o uso do vinagre no cabelo:

Para que serve

O vinagre de maçã no cabelo serve para:

1. Aumentar o brilho

O vinagre de maçã ajuda a aumentar o brilho do cabelo devido ao seu pH mais ácido entre 2 e 3.

Isso porque o cabelo sem brilho, opaco e sem vida possui um pH mais alcalino ou básico e o vinagre de maça ajuda a equilibrar o pH dos fios, deixando o cabelo mais brilhoso, macio e saudável.

2. Fechar as cutículas

Por ser uma substância naturalmente ácida, o vinagre de maçã no cabelo é capaz de selar as cutículas dos fios, reduzindo o frizz e a quebra do cabelo.

3. Reduzir a porosidade

O vinagre de maçã no cabelo também reduz a porosidade dos fios por fechar as cutículas do cabelo, dando um aspecto mais macio e saudável ao cabelo.

4. Aumentar a hidratação

O vinagre de maçã pode ajudar a aumentar a hidratação dos cabelo por selar os fios, o que reduz a perda de água dos cabelos.

5. Combater a caspa

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a reduzir a inflamação do couro cabeludo causada por fungos, como a Candida sp., sendo uma boa opção de remédio caseiro para combater a caspa.

Além disso, o vinagre de maçã aumenta a hidratação do couro cabeludo, reduzindo a coceira e irritação causadas pela caspa.

Leia também: 9 remédios caseiros para acabar com a caspa (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-caspa

6. Limpar o couro cabeludo

Além disso, o vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajuda a eliminar bactérias e fungos do couro cabeludo, o que contribui para deixá-lo mais limpo e saudável.

7. Combater inflamações no couro cabeludo

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação do couro cabeludo, a acalmar a pele e aliviar sintomas como coceira e irritação no couro cabeludo, causados por psoríase ou caspa.

Leia também: 9 remédios caseiros para couro cabeludo inflamado tuasaude.com/remedio-caseiro-para-irritacao-no-couro-cabeludo

8. Reduzir a oleosidade

O vinagre de maçã ajuda a remover as células de pele mortas e o excesso de oleosidade do couro cabeludo, deixando-o mais limpo, oq eu também ajuda a combater a caspa.

Leia também: Cabelo oleoso: 9 causas (e o que fazer) tuasaude.com/cabelos-oleosos

Como usar

Algumas formas de usar o vinagre de maçã no cabelo são:

1. Hidratante de vinagre de maçã

O hidratante de vinagre de maçã ajuda a fortalecer os fios, tornando-os menos quebradiços.

Ingredientes

  • 1 colher e meia (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar nos cabelos úmidos, das pontas em direção ao couro cabeludo. Deixar agir por 15 minutos e lavar os cabelos em seguida.

Se o couro cabeludo for oleoso é recomendado não aplicar a mistura no couro cabeludo, devido ao óleo de coco ou azeite, que podem aumentar sua oleosidade.

Leia também: 10 máscaras de hidratação caseira para cabelo (e como preparar) tuasaude.com/hidratacao-para-cabelos

2. Enxágue com vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser usado para enxaguar os fios, aumentando o brilho, selando os fios do cabelo e reduzindo o frizz

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 240 mL de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e reservar. Lavar os cabelos com shampoo e condicionador e em seguida aplicar a mistura de vinagre de maçã nos cabelos e couro cabeludo. Deixar agir por cerca de 20 minutos e enxaguar com água fria em seguida.

3. Spray de vinagre de maçã

O spray de vinagre de maçã pode ser usado para fechar as cutículas dos fios.

Ingredientes

  • 25 mL de vinagre de maçã;
  • 25 mL de água;
  • 1 borrifador.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em um borrifador e agitar. Em seguida, borrifar a solução de vinagre de maçã nos fios do cabelo, podendo-se também aplicar no couro cabeludo. Deixar agir por cerca de 15 minutos e lavar o cabelo a seguir.

4. Solução de vinagre de maçã

O vinagre de maçã no couro cabeludo pode ser usado para combater inflamações ou caspa.

Ingredientes

  • ½ copo de de vinagre de maçã;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo

Misturar o vinagre de maçã e a água e molhar pedacinhos de algodão na solução e aplicar em todo couro cabeludo, massageando suavemente, deixando agir por até 10 minutos e depois lavar o cabelo.

Cuidados ao usar o vinagre de maçã

Antes de usar o vinagre de maçã no cabelo, deve-se verificar se possui alergia.

Por isso, é recomendado aplicar um pouco da solução de vinagre de maçã, preparada com ½ copo de de vinagre de maçã e ½ copo de água, na parte interna do pulso.

Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na pele, deve-se lavar a pele e não usar o vinagre de maçã no cabelo e no couro cabeludo.

Outros cuidados ao usar o vinagre de maça é evitar o contato com os olhos e não usar o vinagre de maçã puro no cabelo ou couro cabeludo.

Pode usar vinagre de maçã no cabelo todos os dias?

O vinagre de maçã não deve ser usado no cabelo todos os dias.

O ideal é usar o vinagre de maçã no cabelo 1 vez por mês ou no máximo a cada 15 dias para cabelos muito danificados.

Isso porque o uso excessivo de vinagre de maçã no cabelo ou couro cabeludo pode provocar o efeito contrário, e causar ressecamento dos fios ou irritação do couro cabeludo.

Possíveis efeitos colaterais

O vinagre de maçã pode causar irritação, vermelhidão ou queimaduras no couro cabeludo, principalmente quando é usado sem diluir em água ou misturado a óleos ou máscara hidratante.

Além disso, quando usado com muita frequência, o vinagre de maçã pode ressecar o cabelo pois é uma substância ácida.

Quando não usar

O vinagre de maçã no cabelo deve ser evitado quando existem feridas no couro cabeludo ou a pessoa tem o couro cabeludo mais sensível.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que têm alergia conhecida ao vinagre de maçã ou apresentaram alergia ao fazer o teste na pele.

Vídeos relacionados

Vinagre faz o cabelo crescer mais rápido? | Isso Funciona? #1

09:34 | 7.677 visualizações