Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Verutex pomada: para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
dezembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais

O Verutex é uma pomada indicada para infecções na pele, como furúnculos, abscessos ou feridas infeccionadas, causadas pela bactéria Staphylococcus aureus, pois contém ácido fusídico na composição, capaz de eliminar a bactéria.

Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias contendo 10 mg/g de ácido fusídico com o nome Verutex creme dermatológico e deve ser usado somente com indicação médica, após avaliação da infecção na pele, sendo vendida mediante apresentação de receita médica.

Além disso, esse remédio também pode ser encontrado com o nome Verutex B, que além de ácido fusídico, contém betametasona, que é um corticoide com ação anti-inflamatória, indicado para o tratamento de eczema atópico ou dermatites. Veja para que serve e como usar o Verutex B.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Verutex é um creme indicado para o tratamento e prevenção de infecções na pele causadas por micro-organismo sensíveis ao ácido fusídico, causadas pela bactéria Staphylococcus aureus. Desta forma, este medicamento pode ser usado em pequenas feridas ou cortes infectados, furúnculos, abscessos, impetigo ou acne, por exemplo.

Qual a diferença entre Verutex e Verutex B?

Assim como o Verutex, o Verutex B tem ácido fusídico na sua composição, com ação antibiótica e, além dessa substância, tem também betametasona, que é um corticoide que também ajuda a tratar a inflamação da pele.

Como usar

Antes de aplicar o produto na pele, deve-se lavar bem as mãos e a região que se pretende tratar.

O Verutex em creme deve ser aplicado em camada fina, diretamente sobre a pele afetada, com a ponta dos dedos, cerca de 2 a 3 vezes por dia, durante aproximadamente 7 dias ou mediante o período de tempo determinado pelo médico. É importante lavar as mãos após a aplicação.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Verutex são reações cutâneas, como coceira na região, erupção, dor e irritação da pele.

Além disso, embora seja menos comum, o ácido fusídico pode causar reações alérgicas ou angioedema, com sintomas como dificuldade para respirar, devido ao inchaço na garganta e da língua, sensação de calor na região afetada ou dor nos locais de inchaço. Nesses casos, deve-se procurar o atendimento médico imediatamente ou o pronto socorro mais próximo.

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes presentes na fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por grávidas ou mulheres em amamentação, sem recomendação do médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • BRAINFARMA INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA S.A. Ácido fusídico creme dermatológico. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/acidofusidiconeoquimica.pdf>. Acesso em 14 dez 2022
  • PRODUTOS ROCHE QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS S.A. Verutex creme (ácido fusídico). 2003. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/17417.pdf>. Acesso em 14 dez 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.