Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser unhas amareladas e o que fazer

As unhas amareladas podem ser resultado do envelhecimento ou do uso de certos produtos nas unhas, porém, também pode ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou psoríase, por exemplo, que deve ser tratado.

As causas mais comuns que podem estar na origem das unhas amareladas são:

O que pode ser unhas amareladas e o que fazer

1. Deficiência em vitaminas e minerais

Assim como acontece com outras estruturas do organismo, certas deficiências nutricionais podem deixar as unhas mais frágeis, quebradiças e descoloradas. As unhas amareladas podem ser o resultado de falta de antioxidantes, como a vitamina A e a vitamina C.

O que fazer: O ideal para manter um corpo saudável e evitar deficiências nutricionais, é realizar uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Além disso, pode-se ainda tomar um suplemento vitamínico por, no mínimo, 3 meses.

2. Micose de unha

A micose de unha, também conhecida por onicomicose, é uma infecção causada por fungos, que causam alterações na cor, formato e textura da unha, deixando-a mais grossa, deformada e amarelada. A micose de unha pode ser transmitida em piscinas ou banheiros públicos, quando a pessoa anda descalça, ou quando se partilha materiais de manicure, por exemplo.

O que fazer: o tratamento da micose de unha pode ser feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista. Veja mais sobre o tratamento da micose de unha.

3. Envelhecimento

À medida que a pessoa envelhece, as unhas podem ficar mais fracas e alterar a sua cor, ficando ligeiramente amareladas. Este é um processo natural do envelhecimento e não significa que a pessoa tenha algum problema de saúde.

O que fazer: aplicar água oxigenada nas unhas é uma ótima opção para as deixar mais claras. Além disso, para que fiquem mais fortes, pode-se ainda aplicar um esmalte fortificante.

4. Uso de esmalte de unhas

O uso frequente de esmalte de unhas, principalmente de cores fortes, como vermelho ou laranja, por exemplo, pode deixar as unhas amareladas ao final de algum tempo de uso.

O que fazer: para evitar que as unhas fiquem amareladas com o uso de esmalte, a pessoa pode fazer uma pausa, estando algum tempo sem pintar as unhas, ou usar um esmalte protetor da unha, antes de aplicar a cor.

5. Psoríase ungueal

A psoríase ungueal, também conhecida por psoríase das unhas, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, deixando-as onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas. 

O que fazer: embora a psoríase não tenha cura, a aparência das unhas pode ser melhorada com o uso de esmaltes e pomadas com substâncias contendo clobetasol e vitamina D. Além disso, alguns tratamentos podem ser realizados em casa, como hidratar as unhas e manter uma alimentação rica em ômega 3, como linhaça, salmão e atum. Saiba mais sobre o tratamento.

Embora seja mais raro, as unhas amareladas também pode ser um sinal de que a pessoa sofre de diabetes ou problemas de tireoide e, nestes casos, se surgirem outros sintomas característicos destas doenças, é importante ir ao médico, para fazer um diagnóstico.

Bibliografia >

  • BARER, Michael R. et al. Medical Microbiology - A guide to microbial infections: pathogenesis, immunity, laboratory investigation and control. 19 ed. Elsevier, 2018. 579-585.
  • GUIMARÃES, Claudia Maria D. S. Tratamento da onicomicose com laser Nd­YAG: resultados em 30 pacientes. Surg Cosmet Dermatol. Vol 6. 2 ed; 155-160, 2014
  • E MEDICINE HEALTH. Nail Psoriasis. Disponível em: <https://www.emedicinehealth.com/nail_psoriasis/article_em.htm#when_should_someone_seek_medical_care_for_nail_psoriasis>. Acesso em 29 Out 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. Nail psoriasis: What to do about it?. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/314542.php#nail-psoriasis>. Acesso em 29 Out 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY. What is nail psoriasis, and how can I treat it?. 2019. Disponível em: <https://www.aad.org/diseases/psoriasis/nail-psoriasis>. Acesso em 29 Out 2019
  • DOGRA, Alka; ARORA, Amanjot Kaur. Nail Psoriasis: The Journey So Far. Indian J Dermatol. Vol.4. 59.ed; 319–333, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem