Tutano: o que é, benefícios e como fazer (com receitas)

O tutano é a gordura encontrada na parte interna dos ossos, especialmente nem ossos longos de bovinos, suínos e outros animais. Além do seu uso tradicional em caldos e ensopados, o tutano também é consumido assado ou no preparo de pratos mais elaborados devido ao seu sabor intenso e textura cremosa.

Este alimento é muito rico em gordura, além de conter boas quantidades de selênio e vitamina K, oferecendo benefícios como fornecer energia, contribuir para a saúde óssea dos dentes e manter a saúde da tireoide.

Entretanto, por ser um alimento com alto teor de gordura saturada, o consumo do tutano deve ser moderado e esporádico. Isso porque, em excesso, o tutano pode aumentar o risco de problemas de saúde como colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do tutano

Os principais benefícios do tutano são:

1. Fornece energia

O tutano fornece uma grande quantidade de gordura e muito pouco teor de proteínas e carboidratos, tornando-se um alimento altamente energético.

Em pequenas porções e dentro de uma alimentação saudável e variada, o tutano pode ajudar a aumentar a ingestão calórica em pessoas que precisam manter ou ganhar peso ou que seguem dietas com alta densidade energética.

2. Contribui para a saúde dos ossos e dentes

Por conter cálcio, o tutano contribui para a saúde dos ossos e dentes.

No entanto, o tutano não deve ser a única fonte de cálcio na dieta e deve ser complementada com outros alimentos com menor teor de gordura.

Leia também: 34 alimentos ricos em cálcio tuasaude.com/alimentos-ricos-em-calcio

3. Promove a saciedade

As gorduras presentes no tutano podem aumentar a sensação de saciedade quando consumidas junto com outros alimentos ricos em fibras e proteínas.

Embora as gorduras em geral tenham um papel na saciedade, produção de hormônios e energia, as diretrizes de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam limitar a ingestão de gorduras saturadas, como a presente no tutano.

Isso acontece porque a ingestão excessiva de gordura saturada pode aumentar os níveis sanguíneos de colesterol “ruim”, LDL, favorecendo o desenvolvimento de doenças como derrame e aterosclerose.

Leia também: Gordura saturada: o que é, tipos, alimentos e por que faz mal tuasaude.com/gordura-saturada

4. Atua na coagulação sanguínea

Por ser fonte de vitamina K, o tutano atua na coagulação sanguínea, ajudando a formar proteínas essenciais para a coagulação, prevenindo sangramentos e promovendo a cicatrização de feridas.

5. Ajuda a manter a saúde da tireoide

O selênio presente no tutano é um mineral importante para manter a saúde da tireoide, pois atua nas funções desta glândula, que contém a maior concentração desse mineral.

Além disso, o selênio também é essencial para converter os hormônios tireoidianos T4 em T3, regulando a sua concentração no organismo.

Informação nutricional do tutano

A tabela a seguir traz se a informação nutricional por cada 100 g de tutano cru:

Componentes Quantidade em cada 100g
Energia 822 calorias
Proteínas 3,20 g
Gorduras totais 88,9 g
Gorduras saturadas 20,1 g
Gorduras monoinsaturadas 16,5 g
Gorduras poli-insaturadas 13,8 g
Colesterol 300 mg
Cálcio 89 mg
Vitamina K Entre 16 e 17 mcg
Selênio 21 mcg

Os valores aproximados correspondem a análise do tutano bovina cru, e podem variar dependendo do animal, do tipo de corte e do método de preparo.

Como fazer

O tutano pode ser e consumido na forma cozida, assado dentro do osso ou usado em receitas de caldos e sopas. Quando cozida, a gordura do tutano derrete e adquire uma consistência cremosa que pode ser usada como base para molhos ou para dar sabor a outras preparações.

Uma forma comum de fazer o tutano é assar os ossos no forno e usá-lo como acompanhamento para carnes, vegetais ou pães, em pequenas quantidades. Também pode ser adicionado a caldos de ossos.

Devido ao seu alto teor de gordura, recomenda-se que o tutano seja combinado com alimentos ricos em fibras, como saladas, vegetais ou leguminosas. Além disso, as porções devem ser pequenas para evitar ultrapassar a ingestão diária recomendada pela OMS de gorduras saturadas, que é de até 10% do valor calórico total da dieta.

Creme de tutano

O creme de tutano é um produto cosmético que contém tutano e outros ingredientes, que pode ser indicado para hidratar e fortalecer os cabelos.

Esse produto pode ser encontrado em farmácias, supermercados e lojas de produtos cosméticos.

Receitas com tutano

Algumas receitas saudáveis ​​com tutano são:

1. Caldo de tutano

Ingredientes:

  • Ossos com tutano;
  • Cenoura, aipo, cebola e alho;
  • Ervas frescas ou secas a gosto, como louro, tomilho e salsa;
  • Água suficiente para cobrir os ossos;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Colocar os ossos em uma panela grande com os legumes e as ervas, e cobrir com água. Cozinhar em fogo baixo por 6 a 8 horas.

Por fim, o caldo é coado e deixado esfriar, permitindo que qualquer excesso de gordura suba à superfície, se necessário.

Este caldo pode ser usado como base para sopas com legumes e leguminosas, contribuindo para uma refeição mais equilibrada.

Leia também: Caldo de ossos: 7 benefícios e como fazer (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-sopa-de-ossos

2. Molho de tutano

Ingredientes:

  • Tutano cozido (retirado dos ossos previamente  assados);
  • Alho e cebola picados em cubos bem pequenos;
  • 1 colher de sobremesa de óleo vegetal;
  • Tomate fresco picado;
  • Salsa ou coentro picado;
  • Caldo de legumes ou de ossos caseiro;
  • Pimenta e ervas a gosto.

Modo de preparo:

Refogar o alho e a cebola em uma panela no óleo vegetal. Em seguida, adicionar o tomate e cozinhar até formar um molho.

Adicionar uma pequena quantidade do tutano cozido, misturando-o ao caldo até obter uma consistência cremosa. Finalizar com salsa ou coentro picado e usar o molho para acompanhar legumes assados ou pão, evitando porções grandes.

Dúvidas comuns sobre o tutano

Algumas dúvidas comuns sobre o tutano são:

1. Tutano de boi faz mal?

O tutano de boi, assim como de outros animais, pode fazer mal se for consumido em grandes quantidades e regularmente.

Isso acontece porque esse alimento é rico em gordura saturada, um tipo de gordura que aumenta os níveis de colesterol LDL no sangue e consequentemente eleva o risco de doenças cardiovasculares.

2. Tutano de boi faz mal para o coração?

O consumo elevado e regular de tutano de boi e de outros animais, faz mal para o coração.

Isso se deve ao fato do tutano ser rico em gordura, especialmente a do tipo saturada, o que aumenta o risco de inflamações, obesidade, doenças cardíacas e derrame, por exemplo.

3. Tutano é gordura?

Sim, o tutano é uma gordura, apresentando elevada quantidade de gordura saturada e também gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas em menores quantidades.

Leia também: Gorduras: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/alimentos-ricos-em-gordura

Vídeos relacionados

A melhor RECEITA para quebrar o JEJUM INTERMITENTE

16:00 | 172.662 visualizações