Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Trombose hemorroidária: o que é, sintomas e causas

​A trombose hemorroidária acontece principalmente quando se tem uma hemorroida interna ou externa que se rompe ou fica comprimida pelo ânus, fazendo com que o sangue fique acumulado no ânus formando um coágulo, o que causa inchaço e intensa dor na região anal.

Geralmente, a trombose hemorroidária é mais frequente em pessoas que têm prisão de ventre e durante a gravidez, mas também pode surgir devido a outras situações que aumentem a pressão abdominal, como esforços exagerados na academia, por exemplo.

O tratamento da trombose hemorroidária é feito de acordo com a sua causa e gravidade, podendo ser indicada cirurgia ou uso de remédios de acordo com a orientação do proctologista.

Trombose hemorroidária: o que é, sintomas e causas

Principais sintomas

Os sintomas da trombose hemorroidária são semelhantes aos da hemorroida, podendo ser percebido:

  • Dor intensa na região anal;
  • Sangramento, especialmente ao evacuar ou fazer força;
  • Inchaço ou nódulo no local.

No entanto, nesses casos é possível verificar que a nodulação tornou-se arroxeada ou preta, sendo indicativo de trombose, devendo a pessoa consultar um proctologista o mais rápido possível.

O diagnóstico da trombose hemorroidária é feito por meio da observação dos sintomas pelo médico proctologista, sendo avaliadas as características das hemorroidas externas e sinais de trombose.

Causas da trombose hemorroidária

A trombose hemorroidária acontece como consequência de uma hemorroida externa, que pode surgir devido a prisão de ventre, esforço para evacuar, má higiene anal e gravidez, por exemplo, que também são fatores de risco para desenvolver a trombose.

Como é feito o tratamento

O tratamento para trombose hemorroidária deve ser feito de acordo com a recomendação do proctologista e normalmente é recomendado o uso de remédios para dor, pomadas anestésicas, além de banhos de assento e mudanças na alimentação, como aumento de ingestão de fibras, por exemplo, para manter o hábito intestinal regular.

No entanto, pode ser recomendado a realização de procedimento cirúrgico para remoção dos trombos grandes e dolorosos. Conheça sobre o tratamento para a trombose hemorroidária.

Bibliografia >

  • PHILLIPS, R.K.S; CLARK, S. Cirurgia Colorretal. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 231-236.
  • UFRGS. Telecondutas: Hemorróidas. 2018. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_hemorroidas.pdf>. Acesso em 15 Abr 2020
  • V. FERNANDES; A. GOMES CAMACHO. Doença hemorroidária. REVISTA PORTUGUESA DE COLOPROCTOLOGIA. pp. 36-43, Agosto 2009. Disponível em: https://www.spcoloprocto.org/uploads/rpcol_maio_agosto_2009__pags_36_a_43.pdf
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem