Pomada Trok N: para que serve e como usar

outubro 2022

A Trok N é um medicamento em creme ou pomada, que contém substâncias cetoconazol, dipropionato de betametasona e sulfato de neomicina, com propriedades antifúngica, anti-inflamatória e antibiótica, sendo indicada para o tratamento de doenças de pele, como dermatites, micose ou intertrigo, por exemplo.

A Trok N é pode ser comprada em farmácias ou drogarias, na forma de creme ou pomada em bisnagas de 10 ou 30 g, mediante apresentação de receita médica, podendo ser usada por adultos ou crianças.

Este medicamento deve ser usado com indicação do clínico geral ou dermatologista, nas doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.

Para que serve

O Trok N é indicada para:

Além disso, a Trok N pode ser indicada para o tratamento da neurodermatite, que é uma reação alérgica que causa intensa coceira e espessamento da pele. Entenda melhor o que causa a neurodermatite e como tratar.

A Trok N deve ser usada com recomendação do clínico geral ou dermatologista após a avaliação da pele e identificação do tipo de condição a ser tratada, devendo-se evitar a auto-medicação.

A Trok N pode ser usada nas partes íntimas?

A Trok N não tem indicação para ser usada nas partes íntimas, sendo sua indicação somente para ser passada na pele, pois pode causar irritação ou atrofia quando utilizada em áreas mais sensíveis, como a região genital.

Como usar

O Trok N em creme ou pomada deve ser usada sobre a pele, aplicando uma camada fina sobre a área afetada. A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 a 2 aplicações por dia, por no máximo 2 semanas de tratamento, de acordo com a indicação médica.

Em crianças com menos de 12 anos, deve-se aplicar a menor quantidade possível da pomada ou do creme de Trok N, durante um curto período de tempo, de acordo com orientação do pediatra.

É importante não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção da pomada e causar efeitos colaterais.

Além disso, é importante lavar as mãos depois de usar a pomada Trok N, exceto nos casos em que a pomada é usada para tratar a pele das mãos.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais associados ao uso do Trok N são irritação da pele, coceira, ardência, secura da pele, infecção nos folículos pilosos, crescimento excessivo de pelo, acne, estrias, descoloramento e alterações na pigmentação da pele, dermatite de contato alérgica, formação de caroços, inchaço, lesões avermelhadas ou arroxeadas, miliária e sensibilidade a luz.

Além disso, quando aplicada em grandes áreas da pele ou em casos de pele muito lesionada, a Trok N pode causar intoxicação nos ouvidos ou nos rins, devido a neomicina na sua composição.

Quem não deve utilizar

A Trok N não deve ser usada por mulheres grávidas ou por pessoas que tenham infecções de pele como herpes simples ou herpes zoster, catapora, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

A Trok N também não deve ser usada durante a amamentação, a menos que indicado pelo médico.

Essa pomada ou creme também não deve ser aplicada em mucosas, como olhos, boca, narinas, genitais e ânus.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. Trok N (cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina). 2014. Disponível em: <https://eurofarma.com.br/produtos/bulas/healthcare/bula-trok-n-pomada.pdf>. Acesso em 12 out 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 59025 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 67295 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 489227 visualizações