5 tratamentos para terçol (pomadas, remédios e cuidados)

O tratamento para terçol pode ser feito com aplicação de compressas mornas na pálpebra, e higiene adequada, para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas.

No entanto, quando o terçol não desaparece com esses tratamentos, o oftalmologista pode indicar o uso de pomadas ou medicamentos para terçol ou até cirurgia para drenar o pus.

Leia também: Terçol: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-tersol

O tratamento do terçol deve sempre ser orientado pelo oftalmologista, de acordo com sua gravidade, sendo também importante não usar maquiagem, evitar coçar o olho afetado e não colocar lentes de contato.

Imagem ilustrativa número 1

5 tratamentos para terçol

Os principais tratamentos para terçol são:

1. Compressas mornas

As compressas mornas para terçol é o primeiro tratamento indicado pelo oftalmologista, já que na maioria dos casos, costuma desaparecer sozinho.

Essas compressas ajudam a reduzir a inflamação na pálpebra, aliviando a dor e o desconforto. Além disso, também pode facilitar a drenagem do pus.

Para aplicar as compressas mornas, deve-se molhar uma gaze estéril ou um pano limpo em água morna, fechar o olho afetado e colocar a compressa sobre a pálpebra.

Pode-se fazer a compressa morna por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.

Deve-se usar uma gaze estéril nova e um outro pano limpo a cada aplicação da compressa morna no terçol, tendo-se também o cuidado da água não estar muito quente para evitar queimaduras.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Higiene da pálpebra

A higiene das pálpebras é fundamental no tratamento do terçol, pois remove crostas e sujeiras e reduz a carga bacteriana.

Após aplicar uma compressa morna, lavar as mãos e umedecer um algodão ou cotonete em uma solução de água morna com algumas gotas de shampoo infantil. 

Passar suavemente nas pálpebras, sem deixar a solução entrar nos olhos e depois enxaguar com água morna e secar com uma toalha limpa.

A higiene da pálpebra deve ser feita todos os dias ou conforme orientação do oftalmologista, e sempre com cuidado para não machucar a pele.

3. Pomadas para terçol

As pomadas para terçol são indicadas para terçol moderado e associado a infecções bacterianas secundárias.

Nesses casos, geralmente, são indicadas pomadas antibióticas oftálmicas, como a eritromicina, que deve ser aplicada na margem da pálpebra, 2 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.

As pomadas para terçol ajudam a eliminar qualquer infecção que esteja se desenvolvendo no local e que não permite que o organismo cicatrize naturalmente.

É importante realizar a higiene da pálpebra antes de aplicar a pomada para terçol.

4. Medicamento para terçol

Os remédios para terçol, normalmente, são indicados nos casos mais graves, em que surgem celulite bacteriana na pálpebra e na estrutura que separa a pálpebra do interior do olho.

Os principais medicamentos que podem ser indicados pelo médico são:

  • Antibióticos orais, como amoxicilina + clavulanato ou doxiciclina, para eliminar as bactérias;
  • Analgésicos orais, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor e o desconforto.

Esses medicamentos para terçol só devem ser usados com indicação do oftalmologista.

5. Cirurgia

A cirurgia para terçol pode ser feita pelo oftalmologista nos casos em que os sintomas não melhoram com os outros tratamentos em 1 ou 2 semanas ou ocorrer a formação de um abscesso na pálpebra.

Essa cirurgia consiste em drenar o pus com uma agulha, para que a infecção seja mais facilmente tratada e o desconforto diminua.

Dependendo da tolerância à dor, esta técnica pode ser feita com anestesia local.

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para terçol pode ser feito com aplicação de compressas mornas de camomila, pois possui ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir a inflamação na pálpebra.

Para fazer essa compressa, é recomendado colocar o sachê de camomila em 200 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. 

Quando o chá estiver morno, deve-se molhar uma compressa limpa no chá e aplicar sobre o terçol durante cerca de 5 minutos, repetindo o processo até 3 vezes por dia. Veja outras formas naturais de tratar o terçol em casa.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados são importantes durante o tratamento do terçol para acelerar a recuperação, sendo os principais:

  • Não tentar espremer o terçol;
  • Evitar tocar ou coçar o local do terçol;
  • Lavar as mãos antes e após fazer a higiene da pálpebra ou aplicar a compressa morna ou pomada;
  • Não usar a mesma compressa mais do que uma vez;
  • Manter as pálpebras limpas e sem remelas;
  • Evitar colocar lentes de contato nos olhos.

Além disso, deve-se evitar aplicar maquiagem no olho durante o tratamento, uma vez que pode piorar a infecção e aumentar o desconforto.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora do terçol incluem a redução do inchaço e da vermelhidão da pálpebra, assim como da dor e da dificuldade em abrir o olho.

Por outro lado, os sinais de piora são aumento da dor, inchaço, dificuldade em abrir o olho, presença de pus, persistência por mais de 8 dias ou infecção se espalhando para outras áreas do olho.