Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

O que fazer em caso de ferimento nos olhos

O tratamento para ferimentos e pancadas nos olhos depende do tipo e gravidade da lesão, podendo ser necessário apenas um tratamento caseiro, com água ou lágrimas artificiais, para os acidentes menos graves, ou uso de antibióticos, outros medicamentos, curativos e até procedimentos cirúrgicos, nos casos mais graves.

Os acidentes nos olhos são comuns em qualquer fase da vida, sendo importante informar ao oftalmologista o que causou o acidente e há quanto tempo a ferida ou os sintomas de irritação foram identificados.

 O que fazer em caso de ferimento nos olhos

1. Arranhão na córnea (poeira ou unhas)

Também chamado de abrasão na córnea, o arranhão normalmente é causado por unhas, poeira, areia, serragem, partículas de metal da solda ou a ponta de uma folha de papel. Em geral, arranhões simples curam naturalmente em até 2 dias, mas se surgirem sintomas de dor, sensação de areia no olho, visão turva, dor de cabeça e lacrimejamento, deve-se procurar ajuda médica.

Nestes casos, é indicado lavar o olho apenas com água corrente limpa e piscar o olho várias vezes, para ajudar a eliminar o corpo estranho.

Além disso, para evitar complicações até chegar ao médico, deve-se evitar esfregar ou coçar o olho e não tentar remover o corpo estranho, principalmente utilizando objetos como as unhas, cotonete ou pinça, pois isso pode agravar a lesão ocular. Veja mais dicas sobre como cuidar de um arranhão na córnea.

2. Ferida penetrante (objetos pontiagudos ou socos)

São feridas que perfuram o olho, sendo causadas principalmente por objetos pontiagudos como lápis, pinça ou utensílios de cozinha, ou por golpes ou socos.

Esse tipo de machucado pode causar inchaço e sangramentos oculares e, se o objeto estiver sujo ou contaminado com micro-organismos, pode levar a uma infecção que pode se espalhar, inclusive, por todo o corpo.

Assim, o tratamento sempre deve ser feito o mais rápido possível com o médico, sendo indicado apenas cobrir o olho com gaze ou pano limpo até ir ao pronto socorro para iniciar o tratamento adequado.

3. Cortes nos olhos ou pálpebras

Este tipo de acidente ocular também é causado por objetos pontiagudos ou cortantes, como facas, lápis ou tesoura, sendo recomendado ir imediatamente ao pronto socorro.

Dependendo do tipo de objeto cortante e da gravidade da lesão, pode ser necessário levar pontos ou usar antibióticos para combater infecções.

4. Sangramentos

Os sangramentos podem ser decorrente de feridas e cortes nos olhos, e sempre devem ser avaliados pelo médico para identificar complicações como perfurações, ruptura do globo ocular ou descolamento da retina, que podem causar diminuição da visão ou cegueira.

Em geral, os sangramentos mais superficiais param em até 1 semana, podendo ser necessário suspender o uso de medicamentos como aspirina, pois podem aumentar a chance de que ocorra nova hemorragia.

5. Queimaduras por calor ou faíscas da solda

Em casos de queimadura por calor, como o contato com objetos quentes, deve-se apenas lavar o olho e as pálpebras com água fria corrente e colocar um pano úmido sobre o olho regularmente até chegar ao pronto socorro, para manter a região umedecida. No entanto, não deve-se fazer curativos, pois podem causar feridas e úlceras na córnea.

Já nos casos de queimadura pelo uso da solda sem a proteção dos óculos, os sintomas de que o olho foi danificado, como sensibilidade à luz, dor, vermelhidão e lacrimejamento, podem demorar até 12h para surgir. Logo que surgirem estes sintomas, o médico deve ser procurado para iniciar o tratamento adequado.

6. Queimaduras por produtos químicos

Podem ser causadas pelo uso de substâncias químicas no trabalho, por explosões da bateria do carro ou por produtos de limpeza em casa, por exemplo, e necessitam de cuidados de primeiros socorros com urgência.

É aconselhado lavar o olho com água corrente por pelo menos 15 minutos, de preferência estando deitado ou sentado com a cabeça virada para trás.

Ao chegar ao pronto socorro, o médico irá avaliar se a córnea foi afetada e poderá indicar o uso de comprimidos ou colírios antibióticos e gotas de vitamina C para colocar nos olhos.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...