Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como deve ser feito o tratamento para diverticulose

A diverticulose, também conhecida como doença diverticular do cólon, acontece quando pequenas pregas ou sacos são formados na parede do intestino, devido ao seu enfraquecimento, que surge com o envelhecimento e a uma dieta pobre em fibras.

A principal forma de tratar esta condição e evitar a inflamação dos divertículos, dando origem a uma diverticulite, é aumentar a quantidade de água e fibras na dieta, apostando em alimentos que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a inflamação intestinal, como:

  • Frutas laxantes, como mamão, laranja com bagaço, ameixa, acerola, banana-nanica, pêssego, abacaxi, kiwi, manga, figo e caqui;
  • Legumes e verduras, pois são ricos em fibras;
  • Fibras e sementes, dando preferência a massas integrais.

A dieta deve incluir cerca de 30 g de fibra, diariamente. Caso não seja possível, existem suplementos ricos em fibras, como Metamucil ou Citrucel, por exemplo, que podem ser úteis.

Já o uso de remédios, como o Hioscina, Dipirona e Paracetamol, por exemplo, é indicado pelo médico para casos de cólicas e dores abdominais, que podem surgir em alguns casos. O uso de laxantes, como Lactulose e Bisacodil, pode ser utilizado para casos de prisão de ventre que não melhoram com a regulação da alimentação. 

Como deve ser feito o tratamento para diverticulose

Opções de tratamento natural

O tratamento natural para a diverticulose ajuda a complementar o tratamento nutricional e envolve o consumo de alimentos ricos em probióticos ou prebióticos, orientados pelo nutricionista, presentes no iogurte natural, cebola, alho, tomate, maçã e banana, ou em cápsulas de suplementos, pois contribuem para aumentar as bactérias boas do intestino, regenerar a flora intestinal e garantir o bom funcionamento do intestino.

Além disso, esta doença parece estar aumentada nas pessoas que fumam, e que consomem carne vermelha e gordura em excesso, sendo recomendado evitar estes hábitos. 

Confira algumas dicas e receitas da nossa nutricionista para regular o intestino:

Receita iogurte com ameixa preta para diverticulose

O remédio caseiro para intestino preso com ameixa preta, costuma ser orientado pelos nutricionistas, sendo uma boa forma de tratar e evitar o surgimento da diverticulose, pois a ameixa preta tem propriedades laxativas e depurativas, que ajudam a soltar o intestino.

Ingredientes

  • 1 iogurte natural;
  • 3 ameixas pretas secas.

Modo de preparo

Picar as ameixas, misturar com o iogurte natural e comer no café da manhã ou nos lanches, diariamente.

As ameixas também podem ser substituídas por outras frutas laxantes, como mamão ou pêssego, para variar o cardápio.

Quando usar remédios para diverticulose

O uso de medicamentos para tratar a diverticulose é indicado pelo gastroenterologista, e só é necessário quando há dores no abdômen, tipo cólicas intestinais. Nestes casos, podem ser usados Hioscina ou Butilescopolamina, por exemplo, que diminuem as cólicas intestinais e aliviam os sintomas.

Além disso, em caso de prisão de ventre intensa, que não melhora com uma alimentação rica em fibras, pode ser indicado o uso de laxantes, como Lactulose, hidróxido de Magnésio e Bisacodil, por exemplo, prescrito pelo médico. 

Outros tipos de tratamentos, como uso de antibióticos ou ficar em jejum, só são necessários quando a diverticulose vira uma diverticulite, em que há inflamação e infecção do intestino, e causa sintomas como dor abdominal intensa, febre e vômitos. Entenda melhor o que é uma diverticulite e como tratar

Quando se deve fazer cirurgia

A cirurgia não costuma ser utilizada como tratamento para diverticulose, estando indicada quando há sangramentos, quando há crises de diverticulite repetidas ou graves, acompanhadas de complicações, como abscesso, fístula, obstrução ou perfuração do intestino, por exemplo.

Nestes casos, pode ser necessário retirar a parte do intestino com inflamação, refazendo o trânsito intestinal. Entenda melhor em que casos é necessário fazer a cirurgia

Mais sobre este assunto:
Carregando
...