5 remédios caseiros para queda de cabelo

Apostar nos ingredientes naturais, como bardana, feno-grego e urtiga, é um dos segredos do combate à alopecia porque eles ajudam a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, acalmam a sensibilidade, tonificam e melhoram a resistência dos fios.

Aconselha-se usar uma das receitas que indicamos a seguir durante aproximadamente 1 mês para depois avaliar os resultados. Caso a queda de cabelo permaneça, é aconselhada uma consulta ao dermatologista porque existem situações como a anemia por deficiência de ferro e a dermatite seborreica, por exemplo, que provocam a queda de cabelo, e que precisam de medicamentos específicos, mas em todo caso as receitas indicadas podem ser úteis para alívio dos sintomas. 

Os ingredientes naturais mais indicados contra queda de cabelo são:

1. Bardana

5 remédios caseiros para queda de cabelo

O óleo essencial de bardana acalma a sensibilidade do couro cabeludo, quando este encontra-se vermelho e irritado, sendo ótimo para contribuir contra queda de cabelo e caspa. Ele contém propriedades adstringentes e estimula a microcirculação no couro cabeludo, alivia a coceira e equilibra a produção de sebo.

Como usar: Diluir 3 gotas deste óleo essencial em 30 ml de shampoo neutro e lavar o cabelo a seguir, esfregando o couro cabeludo com movimentos circulares e desembaraçar os fios com os dedos ao aplicar um condicionador ou máscara de hidratação.  

2. Proteína de arroz

5 remédios caseiros para queda de cabelo

O óleo essencial de proteína de arroz desempenha um papel fortificante, que aumenta o volume do cabelo, além de ter um efeito hidratante e suavizante porque a proteína do arroz tem a capacidade de reter mais água nos fios, dando mais volume aos fios.

Como usar: Adicionar 1 gota do óleo essencial de proteína de arroz em 1 colher (de sopa) ao creme de pentear de sua preferência e misturar até que fique uniforme. Dividir o cabelo em pequenas mexas e aplicar uma pequena quantidade do produto de forma uniforme em todo cabelo. 

3. Feno-grego e óleo de côco

5 remédios caseiros para queda de cabelo

O óleo essencial de feno-grego combate a queda de cabelo e estimula o crescimento capilar porque nutre a fibra capilar e fortalece o cabelo da raiz as pontas, trazendo mais volume e hidratação.

Como usar: Este óleo essencial pode ser usado na preparação de banhos e óleo de massagem para o couro cabeludo. Para isso deve misturar 1 colher (de sopa) de feno-grego, com 1 colher (de sopa) de óleo de óleo de côco. Misturar até ficar uniforme e aplicar diretamente no couro cabeludo, com ajuda de uma bola de algodão. Deixar agir por 1 hora e depois lavar o cabelo normalmente. 

4. Urtiga em pó 

5 remédios caseiros para queda de cabelo

A urtiga em pó é um excelente remédio caseiro contra queda de cabelo porque contém vitaminas e minerais, como enxofre, zinco e cobre, que fortalece a raiz do cabelo, deixando-o mais forte e sedoso. Ele ajuda a combater a queda de cabelo e reduz a oleosidade do couro cabeludo, sendo também eficiente contra caspa.

Como usar: Indicado para shampoo seco, que pode ser feito misturando 1 colher (de sopa) de amido de milho, 1 colher (de sopa) de urtiga em pó e aplicando diretamente na raiz do cabelo, com ajuda de um pincel de blush, por exemplo. Essa técnica pode ser usada para retirar o excesso de oleosidade da raiz do cabelo, prolongando o tempo de lavagem. 

5.  Ginseng 

5 remédios caseiros para queda de cabelo

O ginseng é um estimulante do sistema nervoso, que ativa a circulação e melhora a disposição mental, mas que também pode ser usado contra queda de cabelo, porque promove o crescimento dos fios e tonifica o couro cabeludo.

Como usar: Adicionar 1 colher (de chá) do óleo essencial de ginseng em 2 colheres (de chá) do shampoo de sua preferência e lavar o cabelo com essa mistura, deixando atuar durante 2 a 3 minutos. Enxaguar a seguir e desembaraçar o cabelo com os dedos, enquanto aplica condicionador ou máscara de tratamento, mantendo estes produtos afastados da raiz do cabelo. 

Shampoo natural contra queda de cabelo 

Este shampoo natural para a queda de cabelo é feito com essências de alecrim, tomilho e lavanda que ajudam a estimular o crescimento do fio de cabelo.

Ingredientes

  • 250 ml de um shampoo com pH neutro para bebês
  • 30 gotas de essência de alecrim
  • 10 gotas de tomilho
  • 10 gotas de alfazema

Modo de preparo

Misture muito bem todos os ingredientes. Use o shampoo massageando bem o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e deixe atuar por 3 minutos. Enxágue e a seguir, se for necessário, hidrate os fios com uma máscara natural.

Este shampoo natural não contém parabenos e outros produtos tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde e podem ser indicados para todo tipo de cabelo.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde em Setembro de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis, Enfermeiro em Setembro de 2021.
Mais sobre este assunto: