Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve e como tomar Thyrogen

Thyrogen é um medicamento que pode ser usado antes da realização da Iodoradioterapia, antes de exames como a cintilografia de corpo inteiro, e também serve para ajudar na dosagem da tireoglobulina no sangue, procedimentos necessários em caso de câncer de tireoide.

A principal vantagem do uso desse medicamento antes do tratamento com Iodo radioativo e da realização da Cintilografia é que o paciente poder continuar tomando os hormônios substitutos da tireoide normalmente, melhorando sua qualidade de vida em relação ao desempenho físico, vitalidade, vida social e saúde mental. 

Tyrogen é um medicamento do laboratório Genzyme – A Sanofi Company, que contém 0,9 mg de Tirotropina alfa em pó para solução injetável. 

Para que serve e como tomar Thyrogen

Para que serve

Tyrogen é indicado para ser usado de 3 formas:

  • Antes de realizar o tratamento com Iodo Radioativo;
  • Antes de realizar a Cintilografia de corpo inteiro;
  • Antes de fazer o exame de sangue da Tireoglobulina.

Estes três procedimentos são comuns em caso de câncer de tireoide.

O que esse medicamento faz é aumentar a dosagem de TSH no sangue, que é importante para detecção de metástases. Além disso, esse medicamento também estimula a produção de tiroglobulina, que é um marcador tumoral que deve ser pesquisado regularmente no exame de sangue.

Apesar da tireoglobulina poder sem pesquisada sem a toma deste medicamento, os resultados são mais credíveis quando se usa este medicamento, havendo menos resultados falso negativos. A detecção ou aumento da tireoglobulina no sangue, indica que existe tecido residual, indicando possivelmente metástases do câncer de tireoide, e tomar este medicamento antes do exame de sangue, pode tornar seu resultado mais fidedgno, mas em todo caso seu uso não é imprescindível em nenhuma das 3 situações acima citadas. 

Modo de uso

O medicamento Tyrogen consiste em 2 injeções intramusculares que devem ser aplicadas com intervalo de 24 horas. O tratamento com Iodo Radioativo, exame da Cintilografia de corpo inteiro ou dosagem da Tireoglobulina devem ser feito no 3º dia após a primeira toma. 

Preço

O preço de Thyrogen é de cerca de 4 à 5 mil reais, sendo necessário apresentar receita médica para comprar. No entanto, é possível conseguir este medicamento pelo plano de saúde, de acordo com o pedido do médico. 

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais de Thyrogen são muito bem tolerados, e mais fáceis de suportar do que o período em que o paciente teria que ficar sem os hormônios tireoidianos, sendo que o efeito colateral mais comum são as náuseas, embora também possam surgir outros como diarreia, vômitos, tontura, fadiga, fraqueza, dor de cabeça ou sensação formigueiro no rosto e nos braços. 

Contraindicações

Thyrogen está contraindicado para mulheres grávidas, durante a amamentação, e para pacientes com alergia ao hormônio estimulador da tiroide humana ou bovina - TSH ou a algum outro componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...