Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Teste de fertilidade masculina: o que é, como funciona e como fazer

Junho 2020

O teste de fertilidade masculina serve para detetar se a quantidade de espermatozoides por mililitro de esperma se encontra acima de níveis considerados normais, permitindo determinar se o homem possui um número de espermatozoides considerado fértil. Porém, este não é o único parâmetro que determina a fertilidade, podendo existir outros fatores que estão a dificultar a gravidez.

Os testes de fertilidade têm uma aparência semelhante aos testes de gravidez e podem ser feitos em casa, estando disponíveis em farmácias, com os nomes Confirme. Este teste é fácil de utilizar, sendo apenas necessária uma amostra de sêmen, para obter o resultado.

Teste de fertilidade masculina: o que é, como funciona e como fazer

Como funciona

Os testes de fertilidade masculina permitem, a partir de uma amostra de esperma, detetar se o número de espermatozoides se encontra acima de 15 milhões por mililitro, que são os níveis considerados normais.

Quando o valor é superior, o teste dá positivo e significa que o homem possui uma quantidade de espermatozoides considerada fértil. Porém, é importante que o casal saiba que este não é o único indicador de fertilidade masculina e que, por isso, mesmo que o resultado obtido seja positivo, podem existir outros fatores que estão a dificultar a gravidez, daí a importância de consular um médico especialista em fertilidade ou urologista, para serem feitos mais exames.

Caso o valor seja negativo, significa que o número de espermatozoides é inferior ao normal, sendo aconselhado consultar um médico, para realizar outros exames e, caso necessário, realizar tratamentos de fertilidade. Veja quais as principais causas da infertilidade masculina e saiba o que fazer.

Como fazer o teste

Para realizar o teste, deve-se seguir os passos seguintes:

  1. Coletar o esperma num frasco coletor. Deve-se aguardar, no mínimo, 48 horas desde a última ejaculação para recolher a amostra, não se devendo ultrapassar mais de 7 dias;
  2. Deixar repousar a amostra no frasco coletor durante 20 minutos;
  3. Agitar o frasco delicadamente, em sentido circular, 10 vezes;
  4. Mergulhar a ponta da pipeta no frasco, coletando amostra até à primeira marca;
  5. Transferir a amostra para o frasco que contém o diluente;
  6. Tampar o frasco, homogeneizar delicadamente a solução e deixar repousar por 2 minutos;
  7. Pingar duas gotas da mistura anterior no dispositivo de teste (que se deve posicionar na horizontal), evitando a formação de bolhas.
  8. Aguardar 5 a 10 minutos até se obter o resultado.

Após este período de tempo, aparecerá o resultado. Se surgir apenas uma linha, significa que o resultado é negativo, se surgirem duas linhas, o resultado é positivo, o que significa que por cada mililitro de esperma, estão presentes mais de 15 milhões de espermatozoides, que é quantidade mínima de um homem considerado fértil.

Cuidados a ter

Para realizar o teste de fertilidade, é necessário um período de abstinência sexual de, no mínimo, 48 horas e, no máximo, 7 dias. Além disso, o teste não deve ser reutilizado.

Veja outros exames que permitem avaliar a fertilidade do homem.

Bibliografia >

  • CONFIRME. Fertilidade Masculina - Dúvidas frequentes. Disponível em: <http://confirme.com.br/duvidas-frequentes>. Acesso em 19 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem