Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Teste de fertilidade masculina: o que é, como funciona e como fazer

Revisão clínica: Rodolfo Favaretto
Urologista
janeiro 2023

O teste de fertilidade masculina serve para verificar se a quantidade de espermatozoides por mililitro de esperma se encontra dentro dos níveis considerados normais, permitindo determinar se o homem possui um número de espermatozoides suficientes para ser considerado fértil.

No entanto, a avaliação da quantidade de espermatozoides não é o único parâmetro que deve ser avaliado para verificar se o homem é fértil ou não, devendo o urologista ser consultado para que seja feita uma avaliação mais completa. Conheça os exames que avaliam a fertilidade.

Os testes de fertilidade têm uma aparência semelhante aos testes de gravidez e podem ser feitos em casa, estando disponíveis em farmácias, com os nomes Confirme. Este teste é fácil de utilizar, sendo apenas necessária uma amostra de sêmen, para obter o resultado.

Imagem ilustrativa número 1

Como funciona

Os testes de fertilidade masculina permitem, a partir de uma amostra de esperma, detectar se o número de espermatozoides se encontra acima de 15 milhões por mililitro, que são os níveis considerados normais. Os resultados que podem aparecer são:

  • Negativo, quando é verificada quantidade de espermatozoides menor que o normal, sendo aconselhado consultar um médico, para realizar outros exames e, caso necessário, realizar tratamentos de fertilidade. Veja quais as principais causas da infertilidade masculina e saiba o que fazer;
  • Positivo, quando é identificado mais de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma, indicando que o homem é potencialmente fértil.

É importante que o casal saiba que este não é o único indicador de fertilidade masculina e que, por isso, mesmo que o resultado obtido seja positivo, podem existir outros fatores que acabem dificultando a gravidez, sendo importante de consular um médico urologista, para serem feitos mais exames.

Como fazer o teste

Para realizar o teste, deve-se seguir os passos seguintes:

  1. Coletar o esperma num frasco coletor. Deve-se aguardar, no mínimo, 48 horas desde a última ejaculação para recolher a amostra, não se devendo ultrapassar mais de 7 dias;
  2. Deixar repousar a amostra no frasco coletor durante 20 minutos;
  3. Agitar o frasco delicadamente, em sentido circular, 10 vezes;
  4. Mergulhar a ponta da pipeta no frasco, coletando amostra até à primeira marca;
  5. Transferir a amostra para o frasco que contém o diluente;
  6. Tampar o frasco, homogeneizar delicadamente a solução e deixar repousar por 2 minutos;
  7. Pingar duas gotas da mistura anterior no dispositivo de teste (que se deve posicionar na horizontal), evitando a formação de bolhas.
  8. Aguardar 5 a 10 minutos até se obter o resultado.

Após este período de tempo, aparecerá o resultado. Se surgir apenas uma linha, significa que o resultado é negativo, se surgirem duas linhas, o resultado é positivo, o que significa que por cada mililitro de esperma, estão presentes mais de 15 milhões de espermatozoides, que é quantidade mínima de um homem considerado fértil.

Para realizar o teste de fertilidade, é necessário um período de abstinência sexual de, no mínimo, 48 horas e, no máximo, 7 dias. Além disso, o teste não deve ser reutilizado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Rodolfo Favaretto - Urologista, em novembro de 2020.

Bibliografia

  • CONFIRME. Fertilidade Masculina - Dúvidas frequentes. Disponível em: <http://confirme.com.br/duvidas-frequentes>. Acesso em 19 jun 2020
Revisão clínica:
Rodolfo Favaretto
Urologista
Médico formado pela Universidade de Ribeirão Preto com CRM-SP 133358 e especialista em Urologia desde 2016 pela Sociedade Brasileira de Urologia.