Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Suchá de maracujá para pressão alta

O suchá de maracujá é um excelente remédio caseiro para quem sofre de pressão alta, pois além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá contém bastante cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, o maracujá também é conhecido por uma importante substância relaxante, conhecida como passiflora, que atua diretamente no sistema nervoso e que pode ajudar a regular a pressão arterial em pessoas que sofrem constantemente com muito estresse, nervosismo e ansiedade, por exemplo.

Por também ser fonte de vitamina A e C, esta fruta é eficaz para proteger a saúde todo o organismo, especialmente contra anemia, gripes e resfriados. Saiba mais sobre os benefícios do Maracujá

Suchá de maracujá para pressão alta

Como fazer o suchá de maracujá

Uma forma simples e deliciosa de consumir o maracujá para diminuir a pressão arterial, quando se está muito nervoso ou estressado, por exemplo, é bebendo o suchá de maracujá, que é feito utilizando a polpa da fruta e o chá feito com as folhas. Isso porque é nas folhas que é encontrada a maior concentração de passiflora, a substância responsável pelos efeitos relaxantes no sistema nervoso.

No entanto, é no fruto, que se encontram as maiores quantidades de cálcio e potássio, que também são minerais importantes para a saúde cardiovascular. Assim, juntar a polpa com o chá das folhas do maracujá é uma excelente opção, já que se garante a maior concentração de substâncias que ajudam a diminuir a pressão arterial.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas secas e trituradas de maracujá;
  • 1 maracujá grande.

Modo de preparo

Colocar as folhas secas de maracujá em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida coar e colocar o chá em um liquidificador para ser batido juntamente com a polpa do maracujá.

Depois de bater no liquidificador, beber pelo menos 2 copos por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar o suchá a gosto, devendo ser utilizados adoçantes naturais como a stevia.

Caso se prefira, é possível tomar o suco de maracujá e o chá em separado, misturando-se ao longo do dia, por exemplo.

Outras formas de usar o maracujá para a pressão

Além do suchá de maracujá, ou do uso individual do suco e do chá das folhas, também existem suplementos naturais de passiflora que, além de reduzirem a sensação de estresse e ansiedade, também podem ajudar a regular a pressão arterial.

Estes suplementos são bastante práticos, mas só devem ser usados com orientação de um fitoterapeuta, já que é importante adequar a dose ao histórico de cada pessoa. No entanto, as indicações gerais para o uso de passiflora são de 400 mg, 2 vezes por dia, durante 1 a 2 meses.


Bibliografia

  • ZERAIK, Maria Luiza; PEREIRA, Cintia A. M.; ZUIN, Vânia G.; YARIWAKE, Janete H. Maracujá: um alimento funcional?. Revista Brasileira de Farmacognosia. Vol 20. 3 ed; 459-471, 2010
  • NUNES, Marília Gabrielle S.; BERNARDINO, Amanda de O.; MARTINS, René D. Uso de plantas medicinais por pessoas com hipertensão. Rev Rene. Vol 16. 6 ed; 775-781, 2015
  • WEBMD. PASSIONFLOWER. Link: <www.webmd.com>. Acesso em 17 Abr 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem