Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de ovário policístico

A presença de vários pequenos cistos nos ovários ocorre devido a distúrbios hormonais que aumentam a concentração de testosterona na corrente sanguínea da mulher, causando problemas como menstruação irregular e dificuldade para engravidar.

Os primeiros sinais desse problema geralmente começa a se manifestar na adolescência, mas pode surgir ainda antes da primeira menstruação e perdurar por toda a vida se não for devidamente acompanhados e tratados pelo ginecologista.

Por isso, a presença de pelo menos 2 ou 3 dos seguintes sintomas pode indicar a presença da Síndrome dos Ovários Policísticos:

  • Menstruação irregular ou ausência de menstruação por vários meses;
  • Aumento do peso, facilidade em engordar e obesidade;
  • Aumento da quantidade de pelos no corpo incluindo tórax, rosto e seios;
  • Surgimento de acne;
  • Enfraquecimento dos fios e queda de cabelo;
  • Problemas de fertilidade e dificuldade para engravidar;
  • Aumento do clitóris (raro);
  • Atraso no desenvolvimento das mamas.
Sintomas de ovário policístico

Além disso, esse problema também causa aumento do tamanho do ovário e resistência à insulina, que é uma menor tolerância aos carboidratos, fazendo aumentar o risco de diabetes. Veja mais em: 7 Dúvidas sobre Ovário policístico.

Saiba como a alimentação pode ajudar a combater os sintomas e facilitar a gravidez com a nutricionista Tatiana Zanin:

Quando ir ao médico

Na presença de dois ou mais destes sintomas sem que esteja presente outras doenças ou problemas que possam causar essas alterações, deve-se consultar o ginecologista para fazer exames que avaliem a saúde dos ovários, como a ultrassonografia e exames de sangue.

Na maior parte dos casos, apenas é necessário manter vigilância para garantir que o cisto não aumenta. No entanto, em alguns casos a pílula anticoncepcional pode ser utilizada para regularizar a menstruação e o excesso de pelos, e outros medicamentos podem ser indicados para estimular a ovulação e aumentar as chances de engravidar.

Saiba mais sobre como é feito o tratamento dos cistos no ovário.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...