Imunidade baixa: 9 sintomas, causas (e como aumentar)

Imunidade baixa é a deficiência do sistema imunológico para combater infecções de forma eficaz, podendo ser percebida através de sintomas como infecções frequentes ou crônicas, infecções graves ou cicatrização lenta, por exemplo.

A imunidade baixa, também chamada de imunodepressão, pode ser causada pelo envelhecimento, gravidez, deficiências nutricionais ou doenças, como AIDS, lúpus ou câncer. Além disso, o uso de remédios imunossupressores, também pode baixar a imunidade, causando imunossupressão.

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células que agem com o objetivo de combater agentes invasores e, assim, evitar o desenvolvimento de doenças, e quando não funciona adequadamente, pode aumentar o risco de infecções. Entenda melhor o que é e como funciona o sistema imune.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de imunidade baixa

Os principais sintomas de imunidade baixa são:

  1. Infecções recorrentes, como amigdalite, candidíase ou herpes;
  2. Doenças simples que demoram para passar ou que agravam facilmente;
  3. Febre frequente e calafrios;
  4. Olhos frequentemente secos;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Náuseas e vômitos;
  7. Diarreia por mais de 2 semanas;
  8. Manchas vermelhas ou brancas na pele;
  9. Queda acentuada de cabelo.

Ao se perceber qualquer um desses sintomas, é importante adotar medidas que ajudem a fortalecer a imunidade e consultar o médico para avaliar a causa da imunidade baixa.

Imunidade baixa sintomas na boca

Os sintomas da imunidade baixa na boca são principalmente aftas frequentes, feridas ou úlceras na boca ou inflamação na gengiva.

Além disso a imunidade baixa pode aumentar o risco de candidíase na boca em adultos ou sapinho em bebês ou crianças, com sintomas como placas brancas na boca, dor e ardência na região. Saiba identificar os sintomas de candidíase na boca e sapinho.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da imunidade baixa é feito pelo imunologista, clínico geral, hematologista ou pediatra através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de uso de medicamentos, e exames físico e laboratoriais.

Marque uma consulta com o imunologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Exames para imunidade baixa

Os principais exames para imunidade baixa são:

  • Hemograma completo;
  • Teste de anticorpos;
  • Exame de HIV;
  • Exame de urina

Além disso, o médico pode solicitar exames, como biópsia de linfonodos ou biópsia da medula óssea, por exemplo. Saiba como é feita a biópsia de medula óssea.

O que causa imunidade baixa

As principais causas de imunidade baixa são:

1. Idade

A idade pode causar imunidade baixa, afetando a capacidade do sistema imunológico para combater infecções.

Geralmente, o sistema imunológico fica mais enfraquecido naturalmente com o envelhecimento do corpo, sendo conhecido como imunossenescência.

Além disso, recém-nascidos, bebês e crianças têm a imunidade mais baixa pois o sistema imune ainda está em desenvolvimento e amadurecimento.

2. Gravidez

Durante a gravidez, as alterações hormonais no corpo da gestante e a necessidade do corpo evitar que o sistema imunológico atue contra o bebê, como se fosse uma ameaça ao organismo.

Desta forma a grávida pode ter maior risco de infecções, como gripes ou resfriados, por exemplo.

3. Fatores genéticos

Algumas doenças genéticas, como a síndrome de imunodeficiência combinada grave ou síndrome de Wiskott-Aldrich, também podem provocar imunidade baixa, surgindo desde o nascimento.

4. Doenças crônicas

Algumas doenças crônicas, como infecção pelo HIV, AIDS, lúpus, obesidade e diabetes também podem diminuir a atividade dos sistema imune e favorecer o aparecimento de outras doenças.

Além disso, doenças no fígado ou rins, ou ter feito cirurgia para remover o baço ou o timo, também podem causar imunidade baixa.

5. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos imunossupressores, corticoides ou antibióticos também são capazes de enfraquecer o sistema imunológico e causar imunidade baixa.

Nesses casos, é importante comunicar ao médico os sintomas que apresenta para que possa ser indicada a suspensão, troca dou alteração da dose do medicamento para evitar o comprometimento do funcionamento das células de defesa do organismo.

Leia também: Imunossupressores: o que são e quando são indicados tuasaude.com/imunossupressores

6. Câncer

O câncer, como linfoma, leucemia ou mieloma múltiplo, pode afetar a produção de células do sistema imunológico, deixando a imunidade baixa.

Além disso, o tratamento do câncer com quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, também podem afetar as células sanguíneas, provocando sua diminuição, aumentando o risco de infecções.

7. Hábitos de vida

Alguns hábitos de vida, como fumar, consumir bebidas alcoólicas com frequência, não praticar exercícios físicos regularmente, também podem deixar a imunidade baixa, aumentando o risco de infecções.

Dietas restritivas, má alimentação, distúrbios do sono ou estresse ou ansiedade excessivos, também podem causar imunidade baixa.

8. Deficiências nutricionais

Algumas deficiências nutricionais, como deficiência de vitaminas C, A, E ou D, ácido fólico, zinco ou ferro, por exemplo, podem afetar o funcionamento do sistema de defesa do corpo, e causar imunidade baixa.

Imunidade baixa na gravidez

Durante a gravidez é normal ficar com o sistema imunológico enfraquecido, sendo necessário ter atenção redobrada para evitar problemas como gripes e infecções urinárias.

Por isso, para evitar complicações é importante sempre ir às consultas de pré-natal, fazer uma alimentação rica em frutas e legumes ricos em antioxidantes, como laranja, abacaxi, limão, cenoura e couve, e tomar as vacinas para gripe durante a gestação. Dessa forma, é possível proteger a mãe e o bebê.

Como aumentar a imunidade

Para aumentar a imunidade é importante:

  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Tomar as vacinas, conforme o calendário de vacinação e indicação médica;
  • Dormir pelo menos 8 horas por noite;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;
  • Tomar banho de sol, pela manhã ou no final da tarde.

Além disso, é recomendado consumir alimentos bons para o sistema imune, como castanha do pará, peixe, cenoura e espinafre, por exemplo. Veja os principais alimentos para aumentar a imunidade.

Vitaminas para imunidade baixa

Algumas vitaminas e minerais que podem ser indicados em caso de imunidade baixa são:

  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina A;
  • Ômega 3;
  • Zinco;
  • Selênio.

Esses suplementos podem ser consumidos isolados ou dentro de um multivitamínico, sendo importante que o médico seja consultado para que seja indicada a dose adequada, de acordo com as necessidades nutricionais e histórico de saúde.

Veja no vídeo a seguir mais formas de aumentar a imunidade:

O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

03:14 | 165.585 visualizações

Como é feito o tratamento

No caso dos sintomas de imunidade baixa serem frequentes ou no caso da pessoa ter doenças ou fatores de risco que enfraqueçam o sistema de defesa do organismo, é importante ir ao médico para que possa ser indicado o tratamento da causa da diminuição da atividade do sistema imunológico.

Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso de remédios caseiros, como o chá de equinácea, como forma de complementar o tratamento para imunidade baixa.

Vídeos relacionados

O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

03:14 | 165.585 visualizações