8 sintomas de diverticulite (e o que fazer)

A diverticulite pode causar sintomas como dor na parte inferior esquerda do abdome, náusea, vômitos, perda de apetite, inchaço na barriga, diarreia ou prisão de ventre e febre.

A diverticulite é inflamação e/ou infecção dos divertículos, que são pequenas bolsas ou sacos presentes nas paredes do intestino. Essa condição é mais comum em pessoas com prisão de ventre crônica e que possuem uma alimentação pobre em fibras.

Leia também: Diverticulite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diverticulite

Na presença de sintomas indicativos de diverticulite, deve-se procurar a emergência hospitalar para avaliação e confirmação de diagnóstico. O tratamento normalmente é feito com antibióticos e, em casos mais graves, pode ser feito no hospital.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de diverticulite

Os principais sintomas de diverticulite inflamada são:

1. Dor na parte inferior esquerda do abdome

A diverticulite normalmente causa uma dor no abdome, que afeta especialmente a parte inferior do lado esquerdo, podendo durar várias horas ou dias e ser aliviada pela passagem de fezes ou gases.

No entanto, algumas pessoas, principalmente de ascendência asiática, podem apresentar dor na parte inferior ou superior direita, pois a localização dos divertículos pode variar neste grupo.

Em alguns casos, a dor abdominal também pode se espalhar para a pelve ou irradiar para as costas, causando dor lombar.

A dor pode ser em forma de cólica aguda e penetrante ou na forma de queimação, sendo geralmente constante e, em casos agudos, pode ser repentina e forte. Essa dor também pode começar leve e piorar ao longo de vários dias.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Abdome mais sensível

Devido à inflamação causada pela diverticulite, é comum o abdome ficar mais sensível ao toque e a dor piorar, especialmente ao apertar a barriga com a mão.

3. Náusea e vômitos

Náusea e vômitos podem surgir devido à inflamação provocada pela diverticulite, que pode afetar o funcionamento do intestino, prejudicando a passagem das fezes e, algumas vezes, causando obstrução intestinal.

4. Febre

A diverticulite pode causar febre, que pode ser acompanhada de calafrios.

Esse sintoma pode surgir especialmente quando a inflamação causa o acúmulo de pus no abdome, formando um abscesso, ou quando ocorre a perfuração do divertículo inflamado.

Leia também: Febre: o que é, causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/causas-de-febre

5. Perda de apetite

A perda do apetite pode acontecer devido à náusea e alterações no funcionamento do intestino causadas pela diverticulite.

6. Barriga inchada e gases

A diverticulite pode causar barriga inchada e gases em alguns casos, principalmente quando surge prisão de ventre.

7. Alteração na frequência da evacuação

Alterações na frequência da evacuação são comuns na diverticulite devido à inflamação do intestino, podendo surgir diarreia e, especialmente em caso de bloqueio intestinal, prisão de ventre.

Em casos de diverticulite avançada ou grave, o intestino grosso pode se estreitar, levando à produção de fezes finas, estreitas ou em forma de bolinhas. Veja o que pode ser fezes finas.

8. Sangue vermelho vivo nas fezes

A presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode surgir em casos de complicações da diverticulite, provocando também palidez e sensação de fraqueza.

Leia também: Sangue vivo nas fezes: 9 causas (e como tratar) tuasaude.com/sangue-vermelho-vivo-nas-fezes

Teste de sintomas

Para saber o risco de estar com diverticulite, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Dor no lado esquerdo da barriga que não passa
  2. 2. Enjoos e vômitos
  3. 3. Barriga inchada
  4. 4. Febre acima de 38º C com calafrios
  5. 5. Perda de apetite
  6. 6. Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem devendo substituir a consulta com o gastroenterologista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da diverticulite é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral, por meio da avaliação dos sintomas e de exames como ultrassonografia do abdome e tomografia computadorizada, que ajudam a confirmar a inflamação dos divertículos.

Além disso, após o tratamento da diverticulite, o médico pode solicitar uma colonoscopia, para identificar alterações no intestino, como tumores ou doença inflamatória intestinal.

Leia também: Colonoscopia: o que é, como é feita (e preparo recomendado) tuasaude.com/colonoscopia

O que fazer

O tratamento da diverticulite, que deve ser orientado pelo gastroenterologista ou clínico geral, inclui:

  • Repousar, já que descansar pode ajudar na recuperação;
  • Beber bastante líquido, para ajudar a manter as fezes hidratadas, evitando a prisão de ventre;
  • Aplicar compressas quentes, sobre a barriga, para ajudar a aliviar a dor;
  • Fazer uma dieta com líquidos claros por 3 dias, conforme orientação do nutricionista, adicionando lentamente os alimentos sólidos. Veja como é a dieta para diverticulite;
  • Usar medicamentos, como antibióticos, por 7 a 10 dias, e analgésicos para aliviar a dor.

Nos casos mais graves, como perfuração do divertículo ou infecção generalizada, o tratamento deve ser feito no hospital e pode incluir o uso de medicamentos intravenosos e a realização de uma cirurgia.

Leia também: Tratamento para diverticulite: medicamentos, alimentação, cirurgia (e remédios caseiros) tuasaude.com/tratamento-para-diverticulite

Vídeos relacionados

Dieta e tratamento para diverticulite

04:31 | 668.676 visualizações