Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas da Hepatite Medicamentosa

A hepatite medicamentosa tem como principais sintomas a alteração da cor da urina e das fezes, olhos e pele amarelada, enjoos e vômitos, por exemplo.

Esse tipo de hepatite corresponde à inflamação do fígado causada pelo uso prolongado ou inadequado de medicamentos que atuam diretamente nas células do fígado. Além disso, a hepatite medicamentosa pode acontecer quando uma pessoa possui muita sensibilidade a determinado medicamento, causando uma reação, semelhante à alergia, no fígado.

Sintomas da Hepatite Medicamentosa

Principais sintomas

Os sintomas da hepatite medicamentosa normalmente surgem quando o grau de intoxicação do fígado é muito grande. É importante que os sintomas da hepatite medicamentosa sejam identificados rapidamente, pois quando o tratamento é feito nas fases iniciais da doença, é possível controlar os sintomas e diminuir a inflamação do fígado.

Caso tenha suspeita de que possa ter hepatite medicamentosa, selecione o que está sentindo no seguinte teste:

  1. 1. Dor na região superior direita da barriga
    Sim
    Não
  2. 2. Cor amarelada nos olhos ou na pele
    Sim
    Não
  3. 3. Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas
    Sim
    Não
  4. 4. Urina escura
    Sim
    Não
  5. 5. Febre baixa constante
    Sim
    Não
  6. 6. Dor nas articulações
    Sim
    Não
  7. 7. Perda de apetite
    Sim
    Não
  8. 8. Enjoos ou tonturas frequentes
    Sim
    Não
  9. 9. Cansaço fácil e sem razão aparente
    Sim
    Não
  10. 10. Barriga inchada
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

É recomendado que a pessoa com suspeita de hepatite medicamentosa vá ao clínico geral ou hepatologista para que sejam solicitados exames, o diagnóstico possa ser feito e o tratamento iniciado. Uma das principais causas da hepatite medicamentosa é o uso incorreto de medicamentos, já que podem sobrecarregar e intoxicar o fígado. Por isso, é importante que o uso de medicamentos seja feito apenas sob indicação médica. Saiba tudo sobre a hepatite medicamentosa.

Como é feito o tratamento

O tratamento para hepatite medicamentosa consiste numa desintoxicação do fígado que pode ser alcançada com a ingestão de bastante água e uma alimentação leve, isenta de bebidas alcoólicas.

Além disso, é fundamental deixar de tomar qualquer medicamento para acelerar o processo de recuperação do fígado. No entanto, quando mesmo após a suspensão do medicamento que causa a hepatite os sintomas não desaparecem, o médico pode indicar o uso de corticoides que devem ser usados por mais ou menos 2 meses ou até a normalização dos exames para o fígado.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar