Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Salsaparrilha: para que serve e como preparar o chá

A salsaparrilha, cujo nome científico é Smilax aspera, é uma planta medicinal que se assemelha a uma trepadeira e que possui raízes grossas e folhas ovais em forma de lança. As suas flores são pequenas e esbranquiçadas e os seus frutos são como bagas avermelhadas que contêm um grande número de sementes.

Essa planta possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e depurativa, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento da gota, reumatismo e artrite, por exemplo.

A salsaparrilha é mais frequentemente encontrada no sul do Brasil, no entanto o pó da raiz, flores e folhas da salsaparrilha podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Salsaparrilha: para que serve e como preparar o chá

Para que serve

A salsaparrilha possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, afrodisíacas, depurativa, estimulante e tonificante, podendo ser usada para:

  • Auxiliar no tratamento da gota, pois promove a eliminação do excesso de ácido úrico;
  • Aliviar os sintomas e auxiliar no tratamento de artrite e reumatismo, devido às propriedades anti-inflamatórias da planta;
  • Estimula a produção e liberação de urina;
  • Auxilia no combate a infecções;
  • Ajuda na recuperação muscular, podendo ser utilizada em bebidas energéticas naturais.

Além disso, os benefícios da salsaparrilha também podem ser percebidos nas doenças de pele, como acne, herpes e psoríase.

Chá de salsaparrilha

A parte mais utilizada da salsaparrilha para consumo é a raiz, pois é rica em testosterona, potássio e flavona, que atuam no metabolismo. A raiz normalmente é encontrada em lojas de produtos naturais na forma de pó ou cápsulas, mas também pode ser encontrada na sua forma natural.

Ingredientes

  • 250 mL de água;
  • 2 colheres de sopa de raiz de salsaparrilha triturada

Modo de preparo

Para fazer o chá de salsaparrilha, é necessário ferver a água e adicionar a raiz de salsaparrilha triturada e deixar por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coar e tomar uma a duas xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Até o momento não foram relatados efeitos colaterais relacionados ao uso da salsaparrilha, no entanto, seu consumo deve ser feito sob recomendação do fitoterapeuta, pois o uso em concentrações muito elevadas podem causar irritação gastrointestinal.

O uso da salsaparrilha é contraindicado para crianças até os 10 anos, gravidas, pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal e deve ser evitado por pessoas que estejam fazendo uso de qualquer medicamento, pois a planta pode diminuir a absorção e, consequentemente, o efeito do medicamento.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar