Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Sal especial para hipertensos

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2022

O sal especial para hipertensos, conhecido também por Bio Salgante, é um tipo de sal que não contém sódio, além de ser rico em potássio e que, por isso, ajuda no controle da pressão arterial e previne a retenção de líquido e o inchaço.

Esse tipo de sal é encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, em frascos ou sachês individuais, e pode ser usado para substituir o sal de cozinha para temperar ensopados, pães, sopas e saladas, por exemplo.

Embora seja uma opção saudável, o sal para hipertensos deve ser usado somente sob orientação de um médico. Isto porque situações como o uso de alguns medicamentos ou a insuficiência renal, podem aumentar os níveis de potássio no organismo. Veja outras causas do potássio alto.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar

O sal especial para hipertensos pode ser usado por adultos, crianças ou adolescentes, para substituir o sal de cozinha tradicional, para temperar saladas, ensopados ou sopas, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 4g, o equivalente a 1 colher de chá, do sal especial para hipertensos:

Componente

4g (1 colher de chá) de Bio Salgante

Energia

0

Carboidratos

0

Sódio

0

Potássio

1760 mg

Iodo

80 mcg

Este sal pode ser comprado na forma de frasco ou sachês em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Efeitos colaterais e contra-indicações

O consumo excessivo desse tipo de sal pode aumentar os níveis de potássio no organismo, provocando sintomas como batimentos do coração, fraqueza ou dor no estômago, por exemplo.

O sal especial para hipertensos não deve ser usado por pessoas com insuficiência renal, uma condição em que os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue e eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo. Conheça melhor sobre a insuficiência renal.

Além disso, pessoas com doenças cardiovasculares, diabetes ou que tomam medicamentos como espironolactona e amilorida, só devem usar esse tipo de sal sob a recomendação de um médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE. A importância do potássio na alimentação e na regulação da pressão arterial. 2018. Disponível em: <http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp/wp-content/files_mf/1525882103Aimporta%CC%82nciadopotassioedaalimentacaonaregulacaodapressaoarterial.pdf>. Acesso em 30 dez 2022
  • NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE: MEDLINEPLUS. Sodium in diet. Disponível em: <https://medlineplus.gov/ency/article/002415.htm>. Acesso em 30 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • BIO SALGANTE. Bio Salgante. Disponível em: <https://www.biosalgante.com.br/>. Acesso em 30 dez 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

    11:32 | 1257353 visualizações