Protetor solar: qual o melhor, como usar (e porque usar diariamente)

O protetor solar é um produto que bloqueia ou absorve a radiação UV, ajudando a reduzir os danos na pele causados ​​pelo sol e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce, as manchas escuras, as queimaduras solares e o câncer de pele.

O fator de proteção solar (FPS) dos protetores variam entre 15 e 100, conforme o nível de proteção. Entretanto, é recomendado sempre usar protetor solar com FPS 30 ou superior, para proteger a pele de forma eficaz.

Para garantir a proteção da pele contra os raios UV, é importante aplicar o protetor solar corretamente e reaplicá-lo quando necessário. Também é importante escolher o protetor solar de acordo com o tipo de pele, o que pode ser orientado pelo dermatologista.

Imagem ilustrativa número 1

Qual o melhor protetor solar

O melhor protetor solar varia de acordo com o FPS e o tipo de pele, conforme alguns exemplos na tabela a seguir:

Fator do protetor solar

Nível de proteção

Tipo de pele

Descrição do tipo de pele

FPS 100 Protege em média de 99% contra os raios solares UVB Peles brancas ou muito sensíveis A pele é clara, podendo ter sardas; nunca fica bronzeada; e é muito sensível ao sol

FPS 50

Protege contra cerca de 98% dos raios UVB

Adultos com pele branca

Crianças a partir de 6 meses

A pele é clara, podendo ter sardas; nunca fica bronzeada ou bronzeia pouco; e é sensível ou muito sensível ao sol

FPS 30

Protege em média 97% contra dos raios UVB

Adultos com peles brancas, morenas, morenas e negras

Crianças a partir de 6 meses

A pele é morena clara, moderada ou escura; pode queimar; sempre bronzeia e é sensível ao sol

FPS 15 Protege contra cerca de 93% a 93,3 % dos raios UVB Adultos com pele negra

A pele raramente queima, é totalmente pigmentada e minimamente sensível ao sol

Deve-se sempre observar se no rótulo do protetor solar contém a informação de proteção para os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB).

A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a UVA protege contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

É importante ressaltar que, embora o FPS 15 seja o mínimo aceitável, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Academia Americana de Dermatologia, recomendam o uso de protetor solar com FPS 30 ou superior, para proteger de forma eficaz contra o câncer de pele, o envelhecimento precoce e as queimaduras.

Melhor protetor solar para o rosto

Para escolher o melhor protetor solar para o rosto, deve-se considerar o tipo de pele, as condições de exposição solar e as necessidades específicas.

Pessoas com peles oleosas, podem optar por protetores solares em gel, sérum ou livres de óleo, que evitam o bloqueio dos poros. Já em casos de peles secas a normais, pode-se optar por versões em creme, que também hidratam a pele.

Para proteger contra a luz emitida por tablets, computadores e celulares, pode-se optar por filtros físicos e com pigmentos (maquiagem), para as mulheres, por exemplo.

Melhor protetor solar para o rosto com manchas

Para escolher o melhor protetor solar para o rosto com manchas, é fundamental consultar o dermatologista, que vai considerar as características de cada pele, a necessidade de proteção contra os tipos de radiação, a prevenção e o tratamento da mancha.

Para pessoas com melasma rosácea ou histórico de câncer de pele, pode ser recomendado usar protetor solar com FPS 30 ou maior.

Além disso, para pessoas com melasma, o dermatologista também pode indicar o uso de protetor solar com cor, que ajuda a proteger a pele contra a luz visível emitida por tablets, computadores, celulares e sol.

Leia também: Melasma: o que é, como identificar, causas e tratamento tuasaude.com/melasma

Como usar o protetor solar

Algumas dicas para usar o protetor solar são:

  • Passar o protetor solar na pele seca, de 15 a 30 minutos antes de sair ao ar livre ou da exposição solar;
  • Aplicar cerca de uma colher de chá rasa, distribuída no rosto e pescoço;
  • Passar 1 colher de chá para cada braço e antebraço;
  • Aplicar 2 colheres de chá em cada coxa e perna;
  • Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também pés, orelhas, parte de trás do pescoço e mãos;
  • Repassar o protetor solar a cada 2 horas ou imediatamente após entrar na água ou suar;
  • Usar o protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e menos quentes;
  • Usar também protetor labial com FPS 30 ou mais.

Ao usar o protetor solar em spray, deve-se pulverizar e, em seguida, esfregar na pele, para cobrir uniformemente. Deve-se evitar inalar o spray e evitar aplicá-lo diretamente no rosto ou perto da boca, e não usar contra o vento.

Outros cuidados que também são importantes durante a exposição ao sol são: usar o guarda sol, óculos de sol e chapéu com abas largas, e evitar a exposição solar prolongada e em horas de mais calor, entre as 10:00h e as 16:00h.

Quando usar

O protetor solar deve ser usado diariamente e e durante o ano todo, independente do tom de pele, da idade ou do clima.

Mesmo em dias nublados ou chuvosos, o protetor solar deve ser usado. Isso porque a radiação UV consegue atravessar as nuvens e atingir a pele em até 80% em dias nublados.

O protetor solar químico contém moléculas, como avobenzone, octisalate e octocryleneage, que agem absorvendo a radiação UV e transformando em energia como calor, liberando-a de forma inofensiva para a pele.

Já o protetor solar físico possui partículas minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que criam uma barreira física, bloqueando, refletindo e dispersando a radiação UV.

Importância do protetor solar

O uso diário do protetor solar é importante para evitar condições como:

  • Lesões pré-cancerígenas;
  • Câncer de pele;
  • Envelhecimento precoce;
  • Queimaduras solares;
  • Manchas na pele.

Embora o protetor solar possa diminuir a produção de vitamina D pela pele, ele normalmente não a impede totalmente.

Leia também: Melhor horário para tomar sol (e produzir vitamina D) tuasaude.com/vitamina-d-e-sol

Cuidados antes de usar o protetor solar

Antes de usar pela primeira vez o protetor solar, deve-se fazer um teste, para saber se a pessoa tem alergia ao produto. Veja quais são os sintomas da alergia ao protetor solar e o que fazer.

Para isso, pode-se aplicar uma pequena quantidade atrás da orelha, deixando atuar por cerca de 12 horas e observar como a pele reage ao produto. Caso não ocorra nenhuma reação, significa que pode ser aplicado em todo o corpo.

Produtos de beleza com protetor solar

Muitos produtos de beleza, como cremes, batons e pós compactos, possuem protetor solar na sua composição, auxiliando no cuidado com a pele.

No entanto, mesmo que os produtos de beleza tenham fator de proteção solar, é importante passar o protetor solar diariamente, antes da maquiagem ou do uso de cremes.

Isto porque as maquiagens geralmente não oferecem a mesma proteção confiável e não passam pelos testes rigorosos exigidos para os protetores solares.

Assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda aplicar primeiro o protetor solar na pele, aguardar secar e, em seguida, passar a maquiagem.

Vídeos relacionados

ALIMENTOS PARA UM BRONZEADO MAIS RÁPIDO

03:10 | 60.740 visualizações

Como escolher o PROTETOR SOLAR

05:19 | 74.105 visualizações

Como Aproveitar o VERÃO sem Prejudicar sua SAÚDE!

07:27 | 2.334 visualizações