8 remédios para bronquite (o que tomar e opções caseiras)

Os remédios para bronquite, como anti-inflamatórios, broncodilatadores e antitussígenos, ajudam a reduzir os sintomas pois diminuem a inflamação dos brônquios, facilitam a eliminação do catarro ou ajudam a abrir os brônquios e facilitar a respiração.

A bronquite é a inflamação dos brônquios, que são responsáveis por transportar o oxigênio de e para os pulmões, fazendo com que fiquem irritados e inflamados e causando sintomas como tosse seca ou com catarro, chiado no peito ou falta de ar.

Leia também: 12 principais sintomas de bronquite (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-bronquite

Na maior parte dos casos de bronquite aguda leve, o tratamento pode ser feito em casa, com repouso e ingestão adequada de líquidos, ou uso de remédios se necessário. Em casos de bronquite crônica, o tratamento normalmente é realizado com remédios indicados pelo pneumologista.

Imagem ilustrativa número 1

Medicamentos para bronquite

Os medicamentos que podem ser indicados pelo médico para a bronquite são:

1. Analgésicos

Os analgésicos, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo, são utilizados para aliviar os sintomas de febre, mal estar geral ou dor no corpo.

Esses medicamentos podem ser usados para a bronquite aguda ou crônica, sempre com indicação médica. 

2. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, são usados ​​principalmente para aliviar sintomas como dor de cabeça, dores no corpo ou febre em pessoas com bronquite aguda.

Entretanto, o uso dos anti-inflamatórios não é um tratamento específico para reduzir a inflamação dos brônquios ou acelerar a recuperação, mas pode ajudar a reduzir o desconforto e a febre.

O tratamento da bronquite aguda é de suporte, e o ibuprofeno é recomendado apenas para desconforto significativo, sempre sob prescrição médica.

Pessoas com asma, alergia a AINEs ou doenças respiratórias crônicas não devem tomar ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides (como aspirina, naproxeno ou nimesulida), pois podem aumentar o risco de agravamento dos sintomas ou provocar reações adversas.

Leia também: Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar tuasaude.com/anti-inflamatorios

3. Mucolíticos

Os mucolíticos, como acetilcisteína ou bromexina, podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar a tosse, pois agem deixando o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação.

Estes medicamentos podem ser utilizados quando o catarro está mais grosso ou espesso em casos de bronquite bronquite crônica ou exacerbações da bronquite. Em alguns casos específicos, também podem ser indicados para bronquite aguda.

Os mucolíticos devem ser usados com cautela em crianças menores de 6 anos, e apenas com acompanhamento médico.

Além disso, é recomendado beber muita água para tornar o medicamento mais eficaz e diluir e eliminar o muco mais facilmente.

4. Expectorantes

Os expectorantes, como guaifenesina ou ambroxol, ajudam a facilitar a eliminação do catarro, quando há produção excessiva de secreção. 

Esses medicamentos podem ser indicados pelo médico para o tratamento da bronquite, especialmente da bronquite crônica. 

5. Antitussígenos

Os antitussígenos, como o dextrometorfano ou clobutinol, ajudam a diminuir a tosse seca por agirem diretamente no cérebro na região que controla o reflexo da tosse, aliviando esse sintoma.

Outro antitussígeno que pode ser recomendado pelo médico é a codeína, que é um remédio opioide, e que também age no cérebro diminuindo a tosse.

Esses medicamentos devem sempre ser indicados pelo médico e podem ser usados para bronquite aguda ou crônica com tosse seca, sem catarro, e não são indicados quando existe suspeita de infecção bacteriana respiratória.

Em crianças pequenas, o uso de antitussígenos é restrito ou contraindicado em muitos casos, e seu uso só deve ser feito se receitado pelo médico.

6. Antibióticos

Os antibióticos, como amoxicilina e eritromicina, são indicados para bronquite crônica, quando existe suspeita de infecção bacteriana secundária ou risco aumentado da pessoa desenvolver pneumonia bacteriana. 

Essas situações podem acontecer em bebês prematuros, idosos, pessoas com história de doença do coração, pulmão, rim ou fígado, com um sistema imune enfraquecido ou pessoas com fibrose cística.

Para a bronquite aguda, o tratamento com antibióticos não é recomendado, pois esse tipo de bronquite geralmente é causada por vírus. No entanto, em alguns casos pode ser recomendado, especialmente para pessoas com desnutrição, anemia grave, doença cardíaca ou para pessoas idosas.

Além disso, nos casos de bronquite aguda, os antibióticos podem ser receitados pelo médico se a pessoa tiver sintomas como febre acima de 38,5ºC, falta de ar e catarro com pus.

7. Broncodilatadores

Broncodilatadores, como salbutamol, formoterol ou brometo de ipratrópio, ajudam a abrir os brônquios e facilitar a respiração, sendo indicados pelo médico para os casos de bronquite crônica, como tratamento contínuo ou durante as crises de bronquite.

Em alguns casos, podem ser usados para a bronquite aguda, especialmente quando a pessoa apresenta chiado no peito ao respirar ou obstrução das vias respiratórias, por exemplo.

Estes medicamentos são utilizados, na maior parte dos casos, através de bombinhas e agem relaxando o músculo das paredes das pequenas vias respiratórias, abrindo essas vias e permitindo um alívio do aperto no peito e da tosse, facilitando a respiração.

Além disso, os broncodilatadores também podem ser usados por nebulização, especialmente em idosos ou pessoas com uma diminuição da capacidade respiratória. Veja os principais tipos e como usar os broncodilatadores.

8. Corticoides

Em alguns casos o médico pode receitar corticoides para tomar por via oral, como a prednisona, ou bombinhas para uso inalatório, como a fluticasona ou a budesonida, por exemplo, para reduzir a inflamação e a irritação nos pulmões.

Muitas vezes, os inaladores com corticoide têm também um broncodilatador associado, como salmeterol ou formoterol, por exemplo, que são broncodilatadores de longa duração de ação e geralmente são utilizados em tratamento continuado.

Opções de remédios caseiros

Os remédios caseiros para bronquite, como chá de gengibre ou chá de eucalipto, possuem substâncias com ação anti-inflamatória ou expectorante.

Assim, esses remédios caseiros ajudam a aliviar a inflamação nos brônquios ou aumentar a eliminação do catarro, sendo boas opções de remédios caseiros para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Leia também: 10 remédios caseiros para bronquite tuasaude.com/remedio-caseiro-para-bronquite

Vídeos relacionados

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 960.128 visualizações