Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para regular o ciclo menstrual

O ciclo menstrual irregular pode ser provocado por vários fatores, como presença de miomas uterinos, endometriose, problemas de ovulação, uso de certos anticoncepcionais, distúrbios sanguíneos, problemas na gravidez ou lactação, adenomiose, problemas de tireoide ou síndrome do ovário policístico.

Por esta razão, os remédios usados para regular o ciclo menstrual devem ser adaptados a cada caso e devem tratar a doença ou causa que está na origem deste problema. Em alguns casos, pode mesmo ser necessário recorrer a uma cirurgia.

Remédios para regular o ciclo menstrual

Alguns dos remédios que podem ajudar a regular o ciclo menstrual irregular são:

1. Anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são os medicamentos mais usados para regular o ciclo menstrual da mulher. Além de serem usados para evitar uma gravidez, eles são também eficazes no tratamento de miomas uterinos, já que ajudam a aliviar a intensidade da menstruação e a reduzir o tamanho do mioma e ajudam também a reduzir os sintomas causados pela endometriose, porque ajudam a regular o ciclo menstrual, prevenindo o crescimento de tecido endometrial dentro e fora do útero.

Além disso, também podem ser usados para regular o ciclo menstrual em pessoas com adenomiose, que tenham sangramentos intensos ou que sofram de síndrome dos ovários policísticos. Saiba mais sobre esta síndrome.

Existem ainda pessoas que já tomam anticoncepcionais e continuam a ter um ciclo menstrual irregular. Nestes casos, a pessoa deve falar com o médico para mudar de anticoncepcional.

2. Remédios para regular a tireoide

Em alguns casos, o ciclo menstrual irregular pode resultar de hipotireoidismo, que é uma doença endócrina caracterizada pela baixa atividade da tireoide, que faz com que esta produza menos hormônios do que aquilo que é necessário para o bom funcionamento do organismo. Nestes casos, o tratamento consiste na administração de remédios que repõem os valores como a levotiroxina. Veja como usar este medicamento e quais os efeitos colaterais mais comuns.

3. Ácido tranexâmico

Este medicamento é um agente antifibrinolítico, que garante uma maior estabilidade do coágulo sanguíneo, sendo por isso bastante utilizado no tratamento de episódios hemorrágicos. Saiba mais sobre o ácido tranexâmico, como usar e quais os efeitos colaterais.

4. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios também são indicados em algumas doenças que tornam o ciclo menstrual irregular, como é o caso dos miomas, melhorando assim as cólicas menstruais intensas e reduzindo o excesso de sangramento causado pelos miomas.

Além disso, também podem ser usados para tratar a adenomiose, de forma a reduzir a inflamação do útero e aliviar as cólicas menstruais. Saiba o que é a adenomiose e quais os sintomas mais comuns.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...