Melhores remédios para pano branco (pomadas, loções e comprimidos)

Atualizado em fevereiro 2023

Os remédios para pano branco são as pomadas antifúngicas, loções ou sprays, como o cetoconazol, o miconazol ou o clotrimazol, que devem ser usados sobre a pele afetada, pois agem impedindo o crescimento do fungo na pele. Além disso, em alguns casos, pode ser recomendado pelo médico o uso de comprimidos antifúngicos, como o fluconazol ou o itraconazol.

O pano branco é uma infecção da pele, conhecida cientificamente por Tinea versicolor ou pitiríase versicolor, causada pelo fungo Malassezia furfur, levando ao surgimento de sintomas, como coceira e manchas brancas ou acastanhadas na pele, principalmente na região dos braços e do tronco. Saiba identificar todos os sintomas do pano branco.

Os remédios para pano branco devem ser indicados pelo dermatologista ou clínico geral, após avaliação dos sintomas, e assim indicar o melhor remédio de forma individualizada. Além do tratamento com remédios, alguns cuidados também são importantes para acelerar a recuperação e impedir a reinfecção, como secar bem a pele após o banho, evitar o calor excessivo ou a exposição ao sol.

Imagem ilustrativa número 1

Pomadas para pano branco

As pomadas para pano branco geralmente são a primeira opção de tratamento indicadas pelo dermatologista, pois ajudam a eliminar o fungo Malassezia furfur da pele, aliviando os sintomas.

As principais pomadas para pano branco são:

  • Cetoconazol creme a 2% (Nizoral, Lozan ou Conazol), 1 vez por dia por cerca de 4 semanas;
  • Clotrimazol creme 1% (Canesten ou Clotrimix), 2 a 3 vezes por dia por cerca de 1 a 3 semanas;
  • Nitrato de isoconazol creme a 1% (Icaden), 1 vez ao dia, de 2 a 4 semanas de tratamento;
  • Nitrato de miconazol creme a 2%, 2 vezes por dia, por 2 a 5 semanas de tratamento;
  • Ciclopirox olamina creme a 1% (Micolamina), 2 vezes por dia, durante 2 semanas de tratamento;
  • Cloridrato de terbinafina creme a 1% (Funtyl), 1 a 2 vezes por dia, por 2 semanas de tratamento;
  • Nitrato de oxiconazol creme a 1% (Oxipelle), 1 vez ao dia, de preferência à noite, por pelo menos 3 semanas de tratamento;
  • Nitrato de fenticonazol creme 0,02 mg/g (Fentizol), 1 a 2 vezes por dia, pelo tempo de tratamento determinado pelo médico.

As pomadas para pano branco devem ser aplicadas sobre a pele limpa e seca, na região afetada e ao redor da lesão, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, e usadas até desaparecerem as lesões, o que poderá demorar cerca de 1 a 4 semanas.

Além disso, o tratamento com as pomadas para pano branco deve ser mantido por cerca de 1 a 2 semanas após o desaparecimento dos sintomas, de acordo com a orientação médica.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Loções ou soluções tópicas

As loções ou soluções tópicas antifúngicas são outra opção de tratamento tópico que podem ser recomendados pelo dermatologista para o tratamento do pano branco.

As principais loções antifúngicas que podem ser indicadas pelo médico são:

  • Ciclopirox olamina, loção 10 mg/mL (Micolamina), 2 vezes por dia, durante 2 semanas de tratamento;
  • Nitrato de miconazol, loção 20mg/mL, 2 vezes por dia (de manhã e à noite), por 2 a 5 semanas de tratamento; 
  • Nitrato de oxiconazol, solução tópica 10 mg/mL (Oxipelle), 1 vez ao dia, de preferência à noite, utilizando uma haste flexível ou uma bola de algodão, por pelo menos 3 semanas de tratamento;
  • Clotrimazol, solução tópica em gotas ou spray 10 mg/mL (Canesten), 2 a 3 nebulizações do spray, 2 vezes por dia, ou 2 a 3 gotas, de 2 a 3 vezes por dia, durante 1 a 3 semanas;
  • Nitrato de fenticonazol, spray 20 mg/mL (Fentizol), 1 a 2 vezes por dia, pelo tempo de tratamento determinado pelo médico.

As loções ou soluções tópicas antifúngicas devem ser usadas com indicação do dermatologista, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Comprimidos antifúngicos

Os comprimidos antifúngicos podem ser recomendados pelo dermatologista quando a área afetada pelo pano branco é muito grande, ou quando a pessoa possui algum problema que afeta o sistema imune, por exemplo.

Nestes casos, o dermatologista pode recomendar apenas o uso de comprimidos, como:

  • Fluconazol 150 mg cápsulas (Zoltec ou Triazol), sendo geralmente recomendado a dose de 150 a 300 mg, por via oral, 1 vez por semana, por 2 a 4 semanas de tratamento;
  • Itraconazol 100 mg cápsulas (Sporanox ou Itraspor), sendo geralmente recomendada a dose de 200 mg, 1 vez por dia por via oral, durante 7 dias de tratamento.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de mais do que um medicamento em simultâneo, como a ingestão de comprimidos e a aplicação de um creme, por exemplo.

Como acelerar o tratamento

Para o pano branco desaparecer mais rápido, devem-se adotar alguns cuidados com a pele, como lavar e secar bem a região afetada antes de aplicar os medicamentos, evitar deixar acumular suor ou gordura e evitar passar cremes e produtos gordurosos. Além disso, também é muito importante evitar a exposição solar e usar protetor solar diariamente, antes de sair de casa.

Assim, a pele vai melhorando gradualmente, o tom vai ficando cada vez mais uniforme e, em cerca de 1 semana, já se podem começar a ver resultados. No entanto, em alguns casos, a diferença de coloração da pele pode permanecer mesmo após a cura da infecção. 

Remédios caseiros para pano branco

Uma ótima opção de remédio caseiro para pano branco é lavar a região da pele afetada com o chá de folha de aipim, e pode ser usado para complementar o tratamento com remédios indicados pelo médico.

Além disso, alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas.