5 opções de remédios naturais para o cansaço

Revisão clínica: Mafalda Abreu
Farmacêutica

O cansaço mental, intelectual e físico pode ser causado por diversos fatores, como ansiedade, depressão, insônia, problemas metabólicos ou uso de alguns medicamentos, por exemplo. Além disso, também pode estar relacionado com a presença de algumas doenças e, por isso, se começar a condicionar o dia-a-dia da pessoa, o ideal é ir ao médico para diagnosticar a causa que está na sua origem e definir o tratamento mais adequado.

No entanto, na maioria dos casos, o cansaço está associado a falta de descanso, noites mal dormidas, estresse e a uma dieta desequilibrada, pobre em vitamina C, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, por exemplo, e nestes casos, a suplementação com estas vitaminas e minerais e remédios para dormir melhor, pode ser a solução para acabar com o problema.

Veja outras causas que podem estar na origem do cansaço excessivo.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

1. Rhodiola Rosea

A Rhodiola Rosea é o extrato de uma planta usado em medicamentos para a fadiga e o cansaço, ajudando a atenuar esses sintomas e a restabelecer as condições mentais e físicas da pessoa, aumentando a capacidade de trabalho físico e mental. Um exemplo de medicamento com este extrato na composição é o Fisioton.

Este medicamento não deve ser usado em pessoas alérgicas aos componentes, grávidas, lactantes, crianças com menos de 12 anos e pessoas com problemas cardíacos ou que estejam a fazer tratamento de distúrbios psiquiátricos.

2. Ginseng

O extrato de Panax ginseng é indicado para o tratamento dos sintomas associados à fadiga física e/ou mental e está presente em muitos suplementos, que também contêm vitaminas e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo e para combater o cansaço. Um exemplo de medicamentos com ginseng na composição são o Gerilon ou o Virilon Ginseng, por exemplo.

Estes remédios não devem ser usados em pessoas com alergia aos componentes, grávidas, lactantes e crianças menores de 18 anos. Conheça outros benefícios do ginseng.

3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B têm um papel muito importante no organismo. Além de muitas das funções que desempenham, também contribuem para a produção de energia e participam em inúmeras reações metabólicas em vários órgãos do corpo e, por isso, é muito importante verificar a sua presença na escolha de um suplemento para o cansaço.

Os suplementos referidos anteriormente, o Gerilon e o Virilon, já contém estas vitaminas do complexo B, mas existe uma grande variedade de marcas de suplementos, que também têm estas vitaminas na composição, como é o caso do Lavitan, Pharmaton, Centrum, entre outros.

Na maior parte dos casos, estes suplementos são bem tolerados, mas como geralmente estão associados a outros componentes, é importante confirmar as contra-indicações na bula ou pedir ajuda ao farmacêutico ou ao médico, principalmente no caso de grávidas, lactantes e crianças.

4. Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, que possui como principal função a regulação do ciclo circadiano, fazendo com que funcione normalmente. Existem medicamentos que têm esta substância na composição, como é o caso do Circadin ou do Melamil, por exemplo, que ajudam a induzir e melhorar o sono e, como consequência, ajudam a reduzir o cansaço.

Saiba como usar a melatonina.

5. Sulbutiamina

A sulbutiamina é uma substância presente no medicamento Arcalion e é indicado para o tratamento da fraqueza e cansaço físico, psíquico e intelectual e na reabilitação de pacientes com placas de aterosclerose.

Este medicamento é sujeito a receita e não deve ser usado por crianças, grávidas ou lactantes, ou sem recomendação médica.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em julho de 2020. Revisão clínica por Mafalda Abreu - Farmacêutica, em abril de 2019.

Bibliografia

  • ANVISA. Virilon Ginseng. 2016. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=11659692016&pIdAnexo=3045586>. Acesso em 30 abr 2019
  • ANVISA. Gerilon. 2017. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=21149352017&pIdAnexo=9924900>. Acesso em 30 abr 2019
Mostrar bibliografia completa
  • ACHE. Fisioton. 2017. Disponível em: <https://www.ache.com.br/arquivos/Fisioton-Comprimidos-18-04-2017.pdf>. Acesso em 30 abr 2019
Revisão clínica:
Mafalda Abreu
Farmacêutica
Ex-colaboradora formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 2013 e membro nº19685 da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como saber o Melhor Suplemento para você

    03:58 | 31900 visualizações