Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Psoríase - os melhores remédios caseiros

Janeiro 2020

O agrião, a camomila e a goji berry podem ser excelentes remédios caseiros, úteis para combater a descamação da pele e a inflamação relacionadas à psoríase, mas não excluem o tratamento clínico que deve ser indicado pelo dermatologista.

A psoríase é uma doença de pele que não tem cura, não é contagiosa e que leva ao aparecimento de sintomas manchas vermelhas, descamação e ressecamento da pele, coceira, sensação de dor e ardor, podendo aparecer em várias partes do corpo.

Alguns remédios caseiros para tratar a psoríase são:

1. Agrião

Psoríase - os melhores remédios caseiros

Indicado para aliviar os sintomas de psoríase em qualquer local do corpo, o suco de agrião é uma excelente opção devido ao seu forte efeito depurativo, ajudando a eliminar as toxinas do organismo. Basta bater no liquidificador 70g de agrião com 1 copo de água e tomar a seguir, pelo menos 3 vezes ao dia.

Além disso, o consumo de agrião cru, em forma de salada, por exemplo, também é uma ótima forma de tratar a psoríase. Outras receitas com agrião incluem:

  • Agrião refogado;
  • Salada de agrião com queijo branco e tomate;
  • Sopa de abóbora com agrião;
  • Rabada com agrião.

O uso de alimentos depurativos do sangue, como o agrião, podem se mostrar muito eficientes como ajudantes no tratamento da psoríase, mas também é importante evitar alimentos gordurosos, carnes, embutidos, industrializados e condimentados, já que favorecem o processo inflamatório no organismo.

2. Suco de goji berry

Psoríase - os melhores remédios caseiros

Bater no liquidificador 2 laranjas e 2 punhados de goji berry e tomar a seguir. A goji berry é rica em antioxidantes, vitaminas C, B1 e B2, possuindo grande efeito anti-inflamatório. O ácido linoleico presente nessa fruta ajuda a fortalecer o sistema imune.

Além do suco pode-se consumir bagas de goji berry durante o dia e na preparação de alimentos como sanduíches, sopas e saladas. A farmácia de manipulação pode preparar um creme com goji berry para passar na pele 2 vezes ao dia.

3. Chá de salsaparrilha

Preparar o chá com 1 colher de folhas secas e 1 xícara de água fervendo. Deixar em repouso, coar e beber pelo menos 2 a 3 vezes por dia.

A salsaparrilha é uma planta que possui flavonoides que equilibram o sistema imune, além de ser útil para desintoxicar o fígado e todo o organismo.

4. Compressa de camomila

Psoríase - os melhores remédios caseiros

Basta preparar um chá com 6 g de flores e folhas secas de camomila e 100 mL de água fervendo, deixar repousar, coar, molhar uma gaze limpa no chá e em seguida aplicar sobre a região afetada deixando atuar por cerca de 10 minutos. Deve-se repetir o procedimento 2 vezes por dia.

A camomila possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir a irritação da pele, melhorando a aparência da psoríase.

Tratamento caseiro para psoríase

Um excelente tratamento caseiro para complementar os indicados anteriormente são:

  1. Aumentar o consumo de alimentos ricos em betacarotenos como laranja, cenoura e beterraba;
  2. Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como o atum e o salmão devido à sua ação anti-inflamatória;
  3. Suplementação com azeite de onagra, devido ao seu conteúdo de ácido gama-linoleico, que é capaz de diminuir a inflamação;
  4. Evitar o consumo de aliemntos ricos em cafeína, como o café, chá preto e chocolate, dando preferência à fruta ou ao suco de fruta.

Além disso, outra opção natural para tratar a psoríase é a Argila Bentonita, que na forma de pasta pode ser aplicada diretamente na região da pele a tratar. Essa argila possui uma grande capacidade para absorver e eliminar toxinas, metais pesados e impurezas ao mesmo tempo que transfere para a pele diversos minerais e nutrientes benéficos, aliviando a coceira, o envelhecimento e a inflamação da pele causada pela psoríase. Veja como usar a argila de bentonita.

Veja mais dicas para tratar a psoríase no vídeo a seguir:

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

262 mil visualizações

Remédio homeopático para psoríase

Quando a psoríase voltar a aparecer, a pessoa pode experimentar um remédio homeopático para controlar os sintomas, como a combinação de Graphites, Arsenicum, Petroleum e berberis Aquefolium, que age sobre a pele e sobre o fígado, reduzindo a inflamação e os sintomas da doença.

Remédio para psoríase no couro cabeludo

Um ótimo remédio caseiro para psoríase no couro cabeludo é passar um pouquinho de vinagre de maçã na área afetada, diariamente, com um pedaço de algodão. Recomenda-se, ainda, usar shampoos neutros ou com óleo de jojoba ou Aloe Vera, pois acalmam a pele, diminuindo os sintomas de psoríase.

Remédio para psoríase nas mãos e nas unhas

Já um excelente remédio caseiro para o tratamento da psoríase nas mãos e unhas, consiste em passar diariamente, na área afetada, uma pomada manipulada com Aloe Vera a 50% todos os dias, antes de dormir. Ela possui ação anti-inflamatória e ajuda a combater os danos causados pela doença. Veja como deve ser feito o tratamento para psoríase nas unhas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem