Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 remédios caseiros para remover "olho de peixe"

Julho 2020

O "olho de peixe" é um tipo de verruga que aparece na planta do pé e que acontece pelo contato com alguns subtipos do vírus HPV, especialmente os tipos 1, 4 e 63.

Embora o "olho de peixe" não seja um problema grave, pode ser bastante desconfortável e causar alteração estética do pé. Por esse motivo, existem vários tratamentos para eliminar a verruga, desde opções naturais até tratamentos médicos, como aplicação de pomadas ou crioterapia. Confira os principais tratamentos para "olho de peixe".

A seguir, indicamos uma lista de alguns remédios caseiros que podem ser experimentados em casa para eliminar o "olho de peixe", mas que não devem substituir o tratamento médico:

1. Vinagre de maçã

3 remédios caseiros para remover \"olho de peixe\"

O ácido acético presente no vinagre de maçã é capaz de promover uma esfoliação química da pele, retirando a camada mais superficial e ajudando a eliminar as verrugas mais rapidamente.

Para usar o vinagre de maçã deve-se aplicar algodão num pequeno pedaço de algodão e depois aplicar sobre a verruga do "olho de peixe". Por fim, deve-se aplicar um band-aid e calçar uma meia, para segurar o algodão no local a tratar. O ideal é que o tratamento com o vinagre de maçã seja feito durante a noite.

Em alguns casos, o ácido do vinagre de maçã também pode causar irritação da pele. Por esse motivo, é aconselhado aplicar o algodão apenas sobre a verruga, evitando aplicar sobre a pele em volta.

2. Aspirina

3 remédios caseiros para remover \"olho de peixe\"

A aspirina é um medicamento vendido na farmácia que contém ácido acetilsalicílico na sua composição, uma substância que é formada a partir do ácido salicílico. Esse ácido salicílico, geralmente é usado em produtos para a pele, incluindo pomadas para tratar verrugas, pois é capaz de criar um efeito de peeling ligeiro, removendo a camada mais superficial da pele.

Assim, a aspirina pode ser utilizada no tratamento de alguns problemas de pele, onde se incluem as verrugas do "olho de peixe", já que a aspirina pode ajudar a retirar lentamente as camadas de pele, reduzindo o tamanho da verruga.

Para aplicar a aspirina deve-se triturar um comprimido de aspirina e misturar com um pouco de água morna, até formar uma pasta, que deve ser aplicada sobre a verruga. Depois, deve-se deixar a pasta atuando por 10 a 15 minutos e remover com água morna. Esta aplicação deve ser feita todos os dias até que a verruga desapareça completamente.

3. Óleo essencial de tea tree

3 remédios caseiros para remover \"olho de peixe\"

O óleo essencial de tea tree, também conhecido como óleo de melaleuca, tem uma forte ação antiviral que tem sido investigada para combater vários tipos do vírus HPV, que é o responsável pelo aparecimento de verrugas na pele, incluindo o "olho de peixe".

Para usar este óleo deve-se diluir 1 ou 2 gotas do óleo num pouquinho de um óleo vegetal, como o de coco ou de amêndoas, e depois aplicar sobre a verruga pelo máximo de tempo possível. Este procedimento deve ser repetido até 2 vezes por dia.

Cuidados importantes durante o tratamento

Qualquer produto que é aplicado sobre a pele durante vários minutos ou horas pode causar irritação ou ressecamento da pele. Dessa forma, se algum dos remédios caseiros indicados anteriormente causar esse tipo de efeito é importante lavar bem a pele com água e sabão, evitando voltar a usar o produto.

Bibliografia >

  • HEALTH WISE. Home Remedies for Warding Off Warts. 2013. Disponível em: <https://www.iwu.edu/wellness/healthwise/2013-10-hw.pdf>. Acesso em 18 Abr 2019
  • MULHEM, Elie; PINELIS, Susanna. Treatment of Nongenital Cutaneous Warts. Am Fam Physician. Vol.84(3). 288-293, 2011
  • MILLAR, Cherie; MOORE, John. Successful topical treatment of hand warts in a paediatric patient with tea tree oil (Melaleuca alternifolia). Complementary Therapies in Clinical Practice. Vol.14(4). 225-227, 2008
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY. Warts: tips for managing. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/a-z/warts-self-care>. Acesso em 23 Jul 2020
  • JOHNSTON, Carol S.; GAAS, Cindy A.. Vinegar: Medicinal Uses and Antiglycemic Effect. MedGenMed. Vol.8, n.2. 2006
  • WITCHEY, Dexter Jordan et al.. Plantar Warts: Epidemiology, Pathophysiology, and Clinical Management. The Journal of the American Osteopathic Association. Vol.118, n.2. 92-105, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem