Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para coqueluche

Para tratar a coqueluche, também conhecida como tosse comprida ou tosse convulsa, pode-se usar chás de plantas medicinais como o jatobá, a rorela e o tomilho.

A coqueluche é uma infecção que se transmite através do contato com gotículas de saliva expelidas através da fala, da tosse ou dos espirros do paciente doente, e que pode originar complicações como pneumonia e hemorragias nos olhos, na pele ou no cérebro, por exemplo.

Veja a seguir 5 remédios caseiros que podem ser usados para ajudar no tratamento desta doença.

1. Rorela

A rorela é uma planta com propriedades que melhoram a tosse e combatem bactérias, sendo utilizada toda a planta seca como remédio caseiro. Esta planta deve ser usada da seguinte forma:

Tintura: Os adultos devem toma 10 gotas diluídas em água por dia, enquanto a recomendação para crianças é de 5 gotas por dia do xarope de rorela sem álcool.

Chá: Para preparar o chá, deve colocar diliuir de 2 a 5 colheres de sopa de rorela em uma xícara com 150 ml de água fervente, deixando a mistura repousar por 10 minutos. Deve-se beber de 3 a 4 xícaras desse chá por dia. Veja todas as propriedade da Rorela.

TomilhoTomilho

2. Tomilho

O tomilho ajuda a combater a inflamação e a tosse, aumenta a expectoração e combate bactérias e fungos. Deve-se utilizar o tomilho de acordo com as recomendações:

Chá: Diluir de 1 a 2 colheres de chá do tomilho em uma xícara com 150 ml de água quente, deixando repousar por 10 a 15 minutos. Deve-se beber de 4 a 5 xícaras por dia ou usar a mistura para fazer gargarejos.

Água para banho: Diluir 500g de tomilho em 4 litros de água, coar e usar a água para banhos de imersão.

Para crianças, o ideal é utilizar sucos e xaropes de tomilho sem álcool e sem açúcar, utilizando de acordo com orientação médica.

3. Anis-verde

O anis-verde atua no organismo diminuindo a tosse, combatendo a inflamação e favorecendo a eliminação das secreções da garganta, sendo utilizadas as suas sementes e o seu óleo essencial.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir de 10 a 12 gotas de óleo essencial de anis-verde ou o seu chá, que pode ser usado tanto para beber quanto para inalar.

Para fazer o chá, deve-se esmagar ½ colher de chá das sementes e cobri-las com 150 ml de água quente, deixando a mistura repousar por 10 minutos. Esse chá deve ser usado para beber ou inalar o seu vapor de 1 a 2 vezes por dia.

4. Alho

O alho tem propriedades que ajudam a combater resfriados e problemas respiratórios, sendo importante também para combater o colesterol alto, diminuir a pressão sanguínea e prevenir doenças cardíacas.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir 4 g de alho por dia, tomar 8 mg do seu óleo ou beber 3 xícaras do seu chá, que é preparado colocando 1 dente de alho em 200 ml de água fervente, deixando a mistura descansar por 10 minutos. Desligar o fogo, coar e beber.

No entanto, em caso de cirurgias recentes uso de remédios que afinam o sangue, como Aspirina, deve-se consultar o médico antes de utilizar o alho, pois a mistura pode causar hemorragias. Veja todos os benefícios do alho.

AlhoAlho

5. Vara-de-ouro

A vara-de-ouro tem propriedade que combatem a tosse, a inflamação e as infecções, podendo ser utilizada da seguinte forma:

  • Extrato seco: 1600 mg por dia;
  • Extrato fluido: 0,5 a 2 ml, 3 vezes por dia;
  • Tintura: 0,5 a 1 ml por dia.

A vara-de-ouro também pode ser encontrada em cápsulas, que devem ser tomadas de acordo com o médico, lembrando de consumir bastante água juntamente com esta planta.

Tratar a coqueluche é importante para evitar complicações pneumonia, e a vacina é melhor forma de prevenção desta doença. Veja quais são as Complicações da coqueluche.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...