13 remédios caseiros (comprovados) para azia

Evidência científica

Os remédios caseiros para azia, como chá de gengibre, suco de melão ou infusão de alteia, são ótimas opções para aliviar sintomas como queimação no estômago, gosto ruim na boca, enjoo ou arrotos constantes.

Estes remédios caseiros possuem compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antiácidas, que ajudam a diminuir a inflamação, a acidez e a proteger a mucosa do estômago em casos de azia.

Leia também: Azia: o que é, sintomas, causas e como aliviar tuasaude.com/azia

Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a controlar as crises de azia, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Algumas opções de remédios caseiros para azia são:

1. Água com bicarbonato de sódio

A água com bicarbonato de sódio tem efeito alcalinizante, neutralizando rapidamente os ácidos do estômago, sendo um bom remédio caseiro para aliviar a azia.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • 1 copo (250 mL) de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura lentamente em pequenos goles.

O uso do bicarbonato de sódio não deve ultrapassar 3 colheres de chá por dia, podendo ser utilizado no máximo por 2 semanas para o alívio rápido da azia.

Isso porque o uso excessivo pode causar acidez rebote, que é quando o estômago aumenta a produção de ácido por perceber que a acidez diminuiu e, assim, o desconforto da azia pode piorar.

Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-rebote

Contraindicações: o uso de bicarbonato de sódio por via oral não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos ou mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, também é contraindicado para pessoas com níveis baixos de cálcio no sangue, diminuição da produção de ácido clorídrico no estômago, alcalose metabólica ou respiratória.

2. Chá de gengibre

Um bom remédio caseiro para azia é o chá de gengibre, porque contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com ação anti-inflamatória e antiemética.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar o gengibre e a água numa panela e levar ao fogo para ferver por 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e, quando estiver morno, coar e beber em seguida. É aconselhado beber o máximo de 3 xícaras desse chá por dia.

Contraindicações: este chá não é indicado para crianças com menos de 6 anos, pessoas com pedra na vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes.

Apesar de o gengibre ser considerado seguro durante a gravidez, o seu uso só deve ser feito com a orientação de um médico.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa é um ótimo remédio caseiro para azia, porque protege a mucosa gástrica, diminui a produção de ácido no estômago e melhora a má digestão.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de chá) de espinheira-santa.

Modo de preparo:

Ferver a água e, após apagar o fogo, adicionar a espinheira-santa. Tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, o máximo de 4 xícaras por dia, duas horas após o almoço e à noite, por até 12 meses.

Contraindicações: o chá de espinheira-santa não deve ser usado por mulheres grávidas ou em período de amamentação e por crianças com menos de 12 anos.

Leia também: Espinheira-santa: para que serve e como fazer o chá tuasaude.com/espinheira-santa

4. Chá de funcho

O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva.

Assim, o chá de funcho alivia a inflamação do estômago e ajuda no esvaziamento do estômago, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para azia.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de sementes secas de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia, 20 minutos antes das refeições.

Contraindicações: o chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas, por pessoas com histórico de convulsões, hiperestrogenismo ou por mulheres com sangramento menstrual excessivo.

5. Chá de camomila

O chá de camomila possui ação digestiva e anti-inflamatória que ajudam a aliviar problemas no estômago.

Assim, o chá de camomila é um bom remédio caseiro para azia, náuseas e má digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas;
  • 1 xícara de chá (240 mL) de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos e coar antes de beber. Pode-se beber até o máximo de 4 xícaras deste chá por dia.

Contraindicações: o chá de camomila não é indicado para bebês com menos de 6 meses e pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos.

O chá com a camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e a amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança do uso desse tipo da planta durante a gravidez e a amamentação.

Leia também: Camomila: benefícios, como usar e contraindicações tuasaude.com/camomila

6. Suco de babosa

A babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, tem ação anti-inflamatória e calmante que ajuda a reduzir os sintomas de azia e queimação no estômago. Para obter esse benefício, deve-se usar a polpa aquosa da folha, que é a parte interna.

Ingredientes:

  • 100 g da polpa da folha de babosa;
  • 1 litro de água filtrada ou fervida;
  • Mel para adoçar, se necessário.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. Beber o máximo de 3 copos (de 100ml) desse suco por dia.

Contraindicações: o suco de babosa não é indicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando.

Além disso, a ingestão da babosa é contraindicada para crianças com menos de 12 anos, pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais ou estenose, atonia, apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga inexplicável ou desidratação grave.

7. Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz possui glicirrizina e carbenoxolona, substâncias que ajudam a reduzir a acidez do estômago, além de proteger a mucosa do estômago.

Por isso, este chá pode ser muito útil como remédio caseiro para azia, úlcera gástrica e aliviar a sensação de queimação no estômago.

Ingredientes:

  • 5 gramas de raiz de alcaçuz;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar a raiz de alcaçuz e a água numa panela e levar ao fogo para ferver durante 10 a 15 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Contraindicações: o chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e por crianças com menos de 18 anos.

Seu uso é contraindicado para pessoas com pressão alta, problemas cardíacos, doenças renais e hepáticas, e níveis baixos de potássio no sangue.

8. Suco de batata

O suco de batata é um bom remédio caseiro para azia, porque neutraliza a acidez do estômago, da mesma forma que os medicamentos antiácidos.

Ingredientes:

  • 1 batata inglesa crua;
  • Entre 100 a 200 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Descascar a batata e colocar no processador ou liquidificador e bater. Adicionar um pouco da água, para o suco ficar mais líquido e mais fácil de beber.

Em seguida, coar e beber o suco de batata sem adoçar. Esse suco pode ser consumido 1 vez ao dia e de preferência 30 minutos antes do café da manhã.

9. Chá de alface

O chá de alface é outra boa opção de remédio caseiro para azia, pois é rico em enzimas que ajudam a reduzir a inflamação da mucosa gástrica, além de possuir ação calmante, reduzindo o desconforto da azia.

Ingredientes:

  • 3 folhas de alface higienizadas e picadas;
  • 1 xícara (chá) de água.

Modo de preparo:

Colocar a água em uma panela e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar as folhas de alface, tampar e deixar repousar por 3 minutos. Em seguida, coar e beber o chá ainda morno.

10. Infusão de alteia

A infusão de alteia tem efeito anti-inflamatório, suavizante, calmante e protetor do estômago, sendo outra excelente opção de remédio caseiro para azia.

Ingredientes:

  • 200 mL de água fervente;
  • 2 a 5 g de raiz seca ou folhas de alteia.

Modo de preparo:

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

Contraindicações: o chá de alteia contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e para crianças.

Leia também: Para que serve a alteia e como usar tuasaude.com/alteia

11. Suco de banana com mel

O suco de banana com mel é um bom remédio caseiro para azia, pois a banana é rica em flavonoides, especialmente a leucocianidina, que aumenta a espessura da mucosa digestiva e neutraliza a acidez do estômago.

Já o mel possui enzimas digestivas como diástase, amilase, invertase e protease que facilitam a digestão dos alimentos, reduzindo o desconforto da azia.

Ingredientes:

  • 1 banana média madura;
  • 250 mL de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e beber em seguida. Beber o suco 1 vez por dia, ou quando surgirem os sintomas de azia.

Contraindicações: por conter mel, esse suco não deve ser consumido por crianças com menos de um ano, pessoas com alergia ao mel, pólen ou outros produtos de abelha, ou intolerância à frutose.

12. Suco de melão

Este suco é um bom remédio caseiro para azia, porque o melão é uma fruta baixa acidez e rica em magnésio, ajudando a diminuir a acidez do estômago e reduzir a sensação de queimação no estômago.

Ingredientes:

  • 2 fatias de melão;
  • 1/2 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Bater o melão e a água no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Beber o suco 2 vezes por dia, ou quando surgirem os sintomas de azia.

13. Vinagre de maçã

Apesar de ser rico em ácidos, acredita-se que o vinagre de maçã pode ajudar a regular a produção de ácido pelo estômago, aliviando os sintomas de refluxo gastroesofágico, como azia e sensação de peso no estômago.

Isso porque os ácidos presentes no vinagre de maçã podem corrigir a acidez excessiva do estômago, ajudando a controlar e a acidez.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Adicionar o vinagre de maçã no copo com água e misturar. Beber antes ou depois das refeições.

É importante lavar a boca com água imediatamente após beber a solução de vinagre de maçã para evitar o desgaste do esmalte dos dentes, e escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

Contraindicações: o vinagre de maçã não deve ser consumido por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida.

O vinagre de maçã também não deve ser consumido juntamente com outras ervas, como cavalinha, alcaçuz, lírio do vale e ervas laxantes.

Assista o vídeo a seguir com outros remédios caseiros e dicas para azia:

AZIA: Como Aliviar AGORA e Prevenir Para Sempre! (Com Receitas Caseiras)

06:13 | 4.488 visualizações

Vídeos relacionados

Como aliviar a AZIA na gravidez

02:20 | 440.148 visualizações

AZIA: Como Aliviar AGORA e Prevenir Para Sempre! (Com Receitas Caseiras)

06:13 | 4.488 visualizações

Remédio caseiro para acabar com AZIA e QUEIMAÇÃO rápido

12:46 | 1.746.388 visualizações