Para acelerar a recuperação da cesárea, é recomendado que a mulher use a cinta pós-parto para evitar o acúmulo de líquido na região da cicatriz, o que recebe o nome de seroma, e beba cerca de 2 a 3 litros de água ou outros líquidos por dia. Além disso também é importante comer alimentos ricos em proteína para que a cicatrização seja mais rápida, além de evitar fazer muitos esforços.
O tempo total de recuperação da cesárea varia de mulher para mulher, enquanto algumas conseguem ficar de pé horas após a cirurgia, outras precisam de mais tempo para se recuperar, principalmente se houver algum tipo de complicação durante o parto. A recuperação pós-cesárea não é fácil, pois é uma cirurgia de grande porte e o corpo precisará de em média 6 meses para se recompor totalmente.
É normal que durante o período de recuperação, a mulher precise do auxílio de uma enfermeira ou de uma pessoa próxima para que consiga deitar e se levantar da cama, além de entregar-lhe o bebê quando chorar ou quiser mamar.

Tempo de resguardo depois da cesárea
Após o parto, é necessário esperar cerca de 30 a 40 dias para voltar a ter relações sexuais, para garantir que os tecidos lesionados cicatrizem de forma correta antes do contato íntimo. Além disso, é recomendado que a relação sexual não aconteça antes da consulta médica de revisão, pois assim é possível que o médico avalie como está o processo de cicatrização e indique formas de diminuir o risco de infecções vaginais e outras complicações.
Tempo no hospital
Após a cesárea, a mulher normalmente fica internada por cerca de 3 dias e, após esse período, caso ela e o bebê estejam bem, podem ir para a casa. Porém, em alguns casos, pode ser necessário que a mulher ou o bebê permaneçam no hospital, para se recuperar de alguma situação.
10 cuidados para a recuperação em casa
Após a alta hospitalar, a mulher deverá recuperar-se em casa e, por isso, é recomendado:
1. Ter ajuda extra
Nos primeiros dias em casa, a mulher deve evitar esforços, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Por isso, é importante que tenha ajuda em casa não só no que diz respeito às tarefas domésticas, mas também para ajudar a cuidar do bebê enquanto descansa.
2. Usar cinta
Aconselha-se o uso de uma cinta pós-parto para dar mais conforto, diminuir a sensação de que os órgãos estão soltos dentro do abdômen e para diminuir o risco de seroma na cicatriz. Também é necessário usar um absorvente noturno, pois é normal que exista sangramento semelhante a uma menstruação forte e que pode durar até 45 dias.
3. Colocar gelo para diminuir a dor e o inchaço
Pode ser útil colocar compressas de gelo sobre a cicatriz da cesárea, desde que esta não fique molhada. Para isso, é indicado que o gelo seja envolvido em saco plástico e folhas de guardanapo antes de ser colocado na cicatriz e que seja deixado no local cerca de 15 minutos, de 4 em 4 horas para alívio da dor e do desconforto.
4. Fazer exercícios
Cerca de 20 dias depois da cesárea já é possível fazer atividade física leve, como caminhada ou corrida lenta, tipo jogging, desde que seja liberado pelo médico. Os exercícios de prancha abdominal e a ginástica hipopressiva também podem ajudar a fortalecer os músculos abdominais mais rápido, diminuindo a flacidez da barriga que é comum no pós-parto. Veja como fazer a ginástica hipopressiva.
5. Evitar pegar peso e dirigir
Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir antes de 3 meses após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.
6. Usar pomada cicatrizante
Depois de retirar o curativo e os pontos, o médico pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesárea, deixando ela menor e mais discreta. Ao aplicar o creme diariamente deve-se fazer uma massagem em cima da cicatriz, com movimentos circulares.
No vídeo a seguir é possível ver como colocar a pomada corretamente para evitar a cicatriz:
7. Comer bem
É importante dar preferência aos alimentos cicatrizantes como ovos, frango e peixe cozido, arroz com feijão, vegetais e frutas que soltam o intestino como mamão, para manter a saúde e a produção de leite materno de alta qualidade. Confira nosso guia completo da amamentação para iniciantes.
8. Dormir de lado ou de barriga para cima
A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas. Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.
9. Método contraceptivo
É recomendado voltar a tomar a pílula 15 dias depois do parto mas se preferir outro método deve-se conversar com o médico para saber o mais indicado, para evitar uma nova gravidez antes de 1 ano, porque nesse caso haveria mais riscos de ruptura uterina, o que pode ser muito grave.
10. Tomar chás diuréticos para diminuir o inchaço
Depois da cesárea é normal ficar inchada e para diminuir esse transtorno a mulher pode tomar chás de camomila e de hortelã ao longo do dia, uma vez que esses tipos de chá não possuem contraindicação e nem interferem na produção de leite.
É normal haver uma alteração da sensibilidade em volta da cicatriz da cesárea, que pode ficar dormente ou queimando. Essa sensação estranha pode demorar de 6 meses à 1 ano para diminuir de intensidade, mas é comum algumas mulheres não se recuperarem completamente, mesmo depois de 6 anos da cesárea.

Como cuidar da cicatriz da cesárea
Quanto à cicatriz, os pontos só devem ser retirados 8 dias após a cesárea e ela poderá ser lavada normalmente durante o banho. Se a mulher estiver sentindo muitas dores, poderá tomar o analgésico receitado pelo médico.
Durante o banho é recomendado não molhar o curativo, mas quando o médico coloca um curativo impermeável, pode-se tomar banho normalmente, sem risco de molhar. Deve-se observar se o curativo está sempre limpo, e se houver muita secreção, deve-se voltar ao médico para limpar a região e colocar um novo curativo.
Veja também como evitar que a cicatriz da cesárea fique funda, colada ou dura.