Recuperação da cesárea: resguardo e 10 dicas para recuperar em casa

A recuperação da cesárea, geralmente, ocorre dentro de 6 a 8 semanas, mas pode variar de mulher para mulher, sendo importante ter alguns cuidados de resguardo e com a cicatriz.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Para uma recuperação rápida da cesárea é importante beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia, assim como priorizar uma alimentação rica em proteínas, vegetais e frutas frescas que vão auxiliar na cicatrização.

Leia também: Cesárea: passo a passo, quando é indicada e possíveis complicações tuasaude.com/como-e-uma-cesarea

A cesárea é uma cirurgia de grande porte e durante os primeiros dias após o parto, a mulher pode sentir dor e desconforto e precisar do auxílio de uma enfermeira ou de uma pessoa próxima para deitar ou se levantar da cama e para as tarefas diárias da casa, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Tempo de resguardo depois da cesárea

O tempo de resguardo depois da cesárea é de cerca de 6 semanas ou mais para voltar a ter relações sexuais.

Esse tempo é importante para ajudar na cicatrização do corte cirúrgico, além de que a mulher pode sentir dor ou desconforto nesse período.

É recomendado que a relação sexual não aconteça antes da consulta médica de revisão.

Assim é possível que o obstetra avalie como está o processo de cicatrização e indique formas de diminuir possíveis desconfortos, o risco de infecções vaginais e outras complicações.

Tempo no hospital

Após a cesárea, a mulher normalmente fica no hospital por cerca de 3 a 5 dias e, após esse período, caso ela e o bebê estejam bem, o médico os libera para casa.

Porém, em alguns casos, pode ser necessário que a mulher ou o bebê permaneçam mais tempo no hospital, para se recuperarem de alguma complicação.

Tempo de recuperação da cesárea

O tempo de recuperação da cesárea pode variar de mulher para mulher de acordo com os cuidados que são adotados.

De forma geral, o tempo de recuperação pode variar entre 6 a 8 semanas, sendo importante seguir as orientações do médico para que a recuperação aconteça de forma saudável, como descansar, alimentar-se bem e evitar carregar peso, por exemplo.

Cuidados para a recuperar em casa

Após a alta hospitalar, a mulher pode se recuperar em casa, mas nesse período ainda são recomendados vários cuidados como:

1. Ter ajuda extra

Nas primeiras 6 semanas em casa, a mulher deve evitar esforços, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê.

Por isso, é importante que, sempre que possível, tenha ajuda em casa não só no que diz respeito às tarefas domésticas, mas também para ajudar a cuidar do bebê enquanto descansa.

2. Realizar exercícios pélvicos

A realização de exercícios pélvicos, como pompoarismo ou exercícios de Kegel, é uma ótima forma de fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

Esses exercícios ajudam a reduzir o risco de incontinência urinária, fecal e hemorroidas após o parto. Confira outros benefícios dos exercícios pélvicos e como fazer corretamente.

Leia também: Como fazer os exercícios de Kegel corretamente tuasaude.com/exercicios-de-kegel

3. Dormir de lado ou de barriga para cima

A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas e evitar dor.

Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.

4. Colocar gelo para diminuir dor e inchaço

Pode ser útil colocar compressas de gelo sobre a cicatriz da cesárea, desde que esta não fique molhada.

Para isso, é indicado que o gelo seja envolvido em um pano antes de ser colocado na cicatriz ou usar uma bolsa de gelo, deixando no local cerca de 15 minutos, de 4 em 4 horas para aliviar a dor e o inchaço.

5. Fazer exercícios leves

A partir do segundo dia após o parto, já se recomenda fazer caminhadas leves por 5 minutos diários para ajudar na recuperação.

Cerca de 6 semanas após a cesárea já é possível fazer atividade física leve e sem impacto, como caminhadas mais longas, desde que seja liberado pelo médico.

Alguns tipos de exercícios, como a prancha abdominal e a ginástica hipopressiva ajudam a fortalecer os músculos abdominais, diminuindo a flacidez da barriga que é comum no pós-parto.

Porém este tipo de exercício deve ser feito somente após 6 semanas do parto, e com a liberação do obstetra. Entenda melhor como fazer ginástica hipopressiva.

Leia também: 9 exercícios para depois da cesárea e como fazer tuasaude.com/exercicios-para-depois-da-cesarea

6. Evitar pegar peso e dirigir

Antes de 20 dias, não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar peso que seja maior que o peso do bebê.

Da mesma forma, não é recomendado dirigir entre 4 a 6 semanas após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

7. Usar pomada cicatrizante

Depois de retirar o curativo e os pontos, o obstetra pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesárea, deixando ela menor e mais discreta.

Ao aplicar o creme diariamente deve-se fazer uma massagem em cima da cicatriz, com movimentos circulares.

Leia também: Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar tuasaude.com/pomada-cicatrizante

8. Fazer uma alimentação equilibrada

Durante a recuperação da cesárea, é importante dar preferência aos alimentos ricos em proteína, como ovos, frango e peixe cozido, arroz com feijão, que são importantes para a cicatrização.

Além disso, é importante comer diariamente vegetais e frutas frescas, pois contém vitaminas, antioxidantes e fibras, que ajudam na cicatrização e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e gases.

É fundamental também beber entre 2 a 3 litros de água por dia, que vai ajudar na produção do leite materno, na cicatrização da cirurgia e para prevenir a prisão de ventre.

Leia também: Alimentação na amamentação: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/alimentacao-da-mae-durante-a-amamentacao

9. Usar método contraceptivo

É recomendado voltar a tomar a pílula, contendo apenas progesterona, como o desogestrel, cerca de 21 a 28 dias depois do parto.

Mas se a mulher preferir outro método, é importante conversar com o obstetra para saber o mais indicado, para evitar uma nova gravidez antes de 18 meses.

Uma gravidez nesses primeiros meses aumenta o risco de ruptura uterina, o que pode ser muito grave. Entenda o que é ruptura uterina.

10. Tomar chás diuréticos para diminuir o inchaço

Depois da cesárea, é normal reter mais líquido e, para diminuir esse desconforto, a mulher pode tomar chás de camomila e de hortelã ao longo do dia.

Esses chás não possuem contraindicações e não interferem na produção de leite.

Leia também: Chás que não pode tomar na amamentação tuasaude.com/chas-que-nao-pode-tomar-na-amamentacao

Como cuidar da cicatriz da cesárea

A cicatriz da cesárea pode levar de 6 a 10 semanas para cicatrizar completamente.

No entanto, os pontos da cesariana podem ser retirados entre o 7° e o 15° dia, de acordo com a orientação do obstetra.

O tratamento da ferida é geralmente feito pelo enfermeiro no hospital, com soro fisiológico e compressas esterilizadas, até à remoção dos pontos.

É importante que as orientações relacionadas ao cuidado da cicatriz e ao resguardo sejam seguidas, pois assim é possível prevenir hemorragias, formação de coágulos, feridas no local, inflamação da região e infecção no útero.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico em caso de:

  • Perda de sangue com cheiro forte ou aspecto purulento;
  • Febre;
  • Dor intensa, inflamação ou pus na cicatriz;
  • Dor ao urinar.

Depois da cesárea, é normal que o útero volte ao seu tamanho normal ao poucos e é comum que a mulheres apresente algumas perdas de sangue similares à menstruação. Porém, caso a perda de sangue seja muito abundante, é recomendado consultar o médico imediatamente.

Vídeos relacionados

3 DICAS PARA TIRAR CICATRIZ

03:38 | 893.411 visualizações