Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quimerismo

O quimerismo é uma alteração genética rara, caracterizada por uma malformação do embrião.

Trata-se de bebês formados a partir da fusão de células de pelo menos dois embriões diferentes durante os estágios iniciais do seu desenvolvimento, que ao contrário do normal, em vez de se desenvolverem dois irmãos gêmeos, um óvulo fecundado absorve o outro.

As consequências podem ser, por exemplo, o indivíduo pertencer a mais de um grupo sanguíneo, que é o quimerismo sanguíneo, o mais comum, mas também pode ser do tipo quimerismo imunitário, quimerismo por irradiação ou o hermafroditismo onde o mesmo indivíduo possui células masculinas e células femininas.

Sendo assim, o quimerismo se dá quando células de dois embriões distintos se fundem para dar origem a um único indivíduo, que terá então algumas áreas formadas por um tipo de células e outras por células de outro tipo. Desta forma os diferentes tecidos do bebê formado terão na prática proporções variadas de cada tipo de célula.

Não se sabe exatamente a frequência em que se dá o quimerismo ou mesmo o que pode causá-lo, embora seja uma condição mais facilmente encontrada em casos de fertilização in vitro.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...