Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é quimerismo, tipos e como identificar

Julho 2020

O quimerismo é um tipo de alteração genética rara em que é observada a presença de dois materiais genéticos diferentes, o que pode ser natural, ocorrendo durante a gestação, por exemplo, ou ser devido à transplante de células tronco hematopoiética, em que as células do doador transplantadas são absorvidas pelo receptor, havendo a co-existência de células com perfis genéticos diferentes.

É considerado quimerismo quando é verificada a presença de duas ou mais populações de células geneticamente distintas e com origem diferentes, diferentemente do que acontece no mosaicismo, em que apesar das populações de células serem geneticamente distintas, possuem a mesma origem. Conheça mais sobre o mosaicismo.

Esquema representativo de quimerismo natural
Esquema representativo de quimerismo natural

Tipos de quimerismo

O quimerismo é pouco frequente entre as pessoas, podendo ser observado com mais facilidade em animais. No entanto é ainda possível que haja quimerismo entre as pessoas, sendo os principais tipos:

1. Quimerismo natural

O quimerismo natural acotece quando 2 ou mais embriões se fundem, formando um só. Assim, o bebê formado por 2 ou mais materiais genéticos diferentes.

2. Quimerismo artificial

Acontece quando a pessoa recebe transfusão de sangue ou transplante de medula óssea ou células tronco hematopoiéticas de outra pessoa, havendo absorção pelo organismo das células do doador. Essa situação era comum no passado, no entanto atualmente após transplantes a pessoa é seguida e realiza alguns tratamentos que evitam a absorção permanente das células do doador, além de garantir melhor aceitação do transplante pelo corpo.

3. Microquimerismo

Esse tipo de quimerismo acontece durante a gestação, em que a mulher absorve algumas células do feto ou o feto absorve células da mãe, resultando em dois diferentes materiais genéticos.

4. Quimerismo gêmeo

Esse tipo de quimerismo acontece quando durante a gestação de gêmeos, um dos fetos morre e o outro feto absorve algumas das suas células. Assim, o bebê que nasce possui o seu próprio material genético e o material genático do seu irmão.

Como identificar

O quimerismo pode ser identificado por meio de algumas características que a pessoa pode manifestar como áreas do corpo com mais ou menos pigmentação, olhos com cores diferentes, ocorrência de doenças autoimunes relacionadas com a pele ou com o sistema nervoso e intersexualidade, em que há variação das características sexuais e dos padrões cromossômicos, o que torna difícil a identificação da pessoa como pertencente ao gênero masculino ou feminino.

Além disso, o quimerismo é identificado por meio de exames que avaliam o material genético, o DNA, podendo ser verificada a presença de dois ou mais pares de DNA nas hemácias, por exemplo. Além disso, no caso de quimerismo após transplante de células tronco hematopoiéticas, é possível identificar essa alteração por meio de um exame genético que avalia os marcadores conhecidos como STRs, que são capazes de diferenciar as células do receptor e do doador.

Bibliografia >

  • MERZONI, Joice. Análise de STRs e quantificação de quimerismo misto no pós-transplante de células tronco hematopoiéticas: uma ferramenta diagnóstica que permite uma conduta clínica antecipada. Projeto de estágio, 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • NATIONAL SOCIECY OF GENETIC COUNSELORS. Chimerism Explained: How One Person Can Unknowingly Have Two Sets of DNA. Disponível em: <https://www.nsgc.org/p/bl/et/blogaid=1084>. Acesso em 02 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem