O cronotipo refere-se às diferenças de rendimento que cada indivíduo tem em relação aos períodos de sono e vigília ao longo das 24 horas do dia.
As pessoas organizam suas vidas e atividades segundo um ciclo de 24 horas, ou seja, com horários determinados de acordar, de entrada no trabalho ou na escola, de realização de atividades de lazer e hora de deitar, podendo ter mais ou menos rendimento em determinadas horas do dia, que influenciam e são influenciadas pelo ciclo biológico de cada um.
Existem períodos do dia em que o rendimento da pessoa é maior ou menor, o que tem a ver com o seu cronótipo. Assim, as pessoas são classificadas conforme os seus ritmos biológicos em matutinos, intermediários e vespertinos, conforme os períodos de sono/vigília, também conhecido por ciclo circadiano, que apresentam nas 24 horas do dia.
Tipos de relógio biológico

De acordo com o seu relógio biológico as pessoas podem ser classificadas como sendo:
1. Matutino ou diurno
Os matutinos são indivíduos que preferem acordar cedo e que têm um bom desempenho nas atividades que iniciam de manhã, e geralmente apresentam dificuldade para se manter acordados até tarde. Estas pessoas sentem sono mais cedo e tem dificuldade de se manterem devidamente concentrados durante a noite. Para estas pessoas trabalhar por turnos pode ser um pesadelo porque elas são muito estimuladas pela claridade do dia.
Estas pessoas representam cerca de 10% da população mundial.
2. Vespertino ou noturno
Os vespertinos são aquelas pessoas que são mais produtivas à noite ou de madrugada e que preferem ficar acordadas até mais tarde, e ir dormir sempre de madrugada, tendo maior desempenho nas suas atividades nesse horário.
Seu ciclo de sono/vigília é mais irregular e tem mais dificuldade de concentração durante a manhã, e apresentam maiores problemas de atenção e sofrer mais de problemas emocionais, tendo necessidade de consumir mais cafeína ao longo do dia, para se manterem despertos.
Os vespertinos representam cerca de 10% da população mundial.
3. Intermediário
Os intermediários ou indiferentes são aqueles que se adaptam aos horários com mais facilidade em relação aos matutinos e aos vespertinos, não havendo uma preferência por um horário específico para estudar ou trabalhar.
A maioria da população é intermediária, o que significa que maior parte das pessoas consegue ajustar aos horários impostos pela sociedade, mais facilmente do que os vespertinos e matutinos.
Como funciona o relógio biológico
O relógio biológico é mantido pelo ritmo da própria pessoa e pela imposição da sociedade, com horários para trabalhar das 8 às 18h por exemplo, e para dormir à partir das 23h.
O que acontece quando se entra no horário de verão pode ser indiferente para as pessoas com cronotipo intermediário, mas pode causar algum desconforto em quem é matutino ou vespertino. Normalmente após 4 dias é possível estar completamente adaptado ao horário de verão, mas para quem é matutino ou vespertino podem surgir mais sono, menos disposição para o trabalho e para praticar exercício pela manhã, falta de fome no horário das refeições e até mal-estar.